terça-feira, 1 de outubro de 2013

O Dia Disso & Daquilo (só com apreço e carinho)

Jonathas Filho

Amanhã, depois de amanhã, sábado que vem, na próxima semana, dia tal… será comemorado o “Dia dos Pais, ou das Mães, ou dos Namorados, e por aí vai uma enxurrada de reclames incitando-nos a comprar. Mais um apelo comercial daqui, outro dali e assim nos deparam com a propaganda para estimular as vendas de qualquer coisa ou um motivo a mais para se comprar qualquer coisa para se dar como presente. Na imensa maioria das vezes, compra-se alguma coisa para ser dado nesta ou naquela data só pela obrigação que lhe foi incutida; pouquíssimas vezes por apreço ou carinho.

Pensando melhor, deveriam mudar esses títulos de dias do “isso” ou do “aquilo”. 
Por serem tantas Mães como chefes de famílias – que fazem o papel atribuído ao pai provedor, protetor, professor e etc – deveriam ser chamadas de Mai; e por se ter tantos Pais fazendo o papel de mães, deveriam ser chamados de Pães.

Trocando em miúdos, por que não se comemora também o “Dia da Mai e o Dia do Pãe”? Seria uma homenagem mais justa, pressupondo que vivemos numa sociedade cujas características não são literalmente explícitas, a não ser quando um comentário desairoso aparece em meio à alguma conversa quando se diz que “fulana é quem trabalha naquela casa” ou “ela se separou e deixou os filhos prá ele criar”.
Fica portanto aqui, meus protestos com relação a antigas denominações dadas às festividades e comemorações que são apenas um engodo para atrair compradores do “isso” ou do “aquilo”.

Sugiro, via de regra, que as datas do Natal e Ano Novo sejam reconsideradas, modificando as propagandas comerciais para “Grande Festa dos Presentes”. Não o presente embrulhado em fino papel e mas sim referindo-se às pessoas presentes nos lares, onde Os Abraços serão muito bem recebidos, estreitados e apertados com júbilo.

Na Páscoa, a celebração será da VIDA e cada um que tenha um amigo, parente, filho, mãe, pai, namorado, agregado, colega... a ele deverá ser dado um copo de água, a ÁGUA DA VIDA!
Nada de estimular a venda de produtos, seja lá o que for, para o Dia dos Namorados; passando a mídia a veicular intensamente A Admiração, O Carinho e O Afeto”, então consequentemente teremos muito mais AMOR!

Idem, para o Dia das Crianças que se aproxima. Dia em que a Atenção, o Respeito, a Alegria e o AMOR devem ser intensamente conjugados com os nossos futuros homens e mulheres desse mundo. Brincar com eles será o presente IDEAL!

Quanto a dar presentes suntuosamente acondicionados em caixinhas para jóias ou outros bens físicos... isso poderá e deverá ter continuidade mas, sem a obrigatoriedade que parece ter sido anexada à data ou ocasião mas, todos deverão estar envolvidos no abraço do mais puro apreço, admiração e carinho.
E sem apelos comerciais.
Numa sociedade, cuja imposição do TER é infinitamente maior do que o SER, tudo acima parece Utopia mas, se você mudar, tudo ao seu redor também mudará e com certeza será um ambiente mais sincero, leal, justo e melhor de se viver.
Título e Texto: Jonathas Filho... tem sempre um abraço para dar! 01-10-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-