domingo, 27 de outubro de 2013

"Sinto-me enganado e com a sensação que estão esperando que as nossas vozes, poucas vozes, se calem para sempre."

Vilmar Mota
Exmos. Parlamentares, Senadora Ana Amélia Lemos, Senador Alvaro Dias, Senador Paulo Paim e Deputado Federal Rubens Bueno:
O caso Transbrasil/Varig/Aerus continua sem solução; parecia-nos que depois do dia 13 de agosto p.p. a ordem da Presidenta Dilma Roussef seria cumprida imediatamente através de um acordo.
Mas, passaram-se 74 dias, dezembro se aproxima, e o que temos por parte do Governo Federal? Reuniões que nada decidem, promessas... ou... SILÊNCIO OBSEQUIOSO!
São 90 MESES AGUARDANDO.


É inaceitável num país que se diz democrático e justo, que os seus trabalhadores idosos, para alcançarem seus direitos, tenham que ir para as ruas, fazer vigílias, confinamentos, até mesmo… GREVE DE FOME!!!

Sinto-me enganado e com a sensação que estão esperando que as nossas vozes, poucas vozes, se calem para sempre.
Muitos de nós estão fatigados ou doentes.
Felizmente para todos nós, ainda existem muitos outros aeroviários e aeronautas com condições físicas e morais para continuar gritando e lutando até quando for preciso.

Abraham Lincoln ensinou: "Pecar pelo SILÊNCIO, quando se deveria protestar, transforma homens em covardes".
Ainda Abraham Lincoln: " Por mais que você encontre dificuldades pelo caminho, não desista. Pois saiba que o campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer".
Cibele Carine Souza de Almeida: "O SILÊNCIO só vai aumentar a impunidade, vai deixar o monstro dormir sobre seus direitos...". 

É importante esclarecer que este texto expressa uma opinião pessoal, e VISA TÃO SOMENTE COBRAR URGENTES DECISÕES DO GOVERNO FEDERAL.
Por isso, este meu pedido de ajuda a Vossas Excelências.

Não tenho a intenção de ferir susceptibilidades, atacar correntes políticas ou pessoas, mesmo porque o momento delicado que vivemos clama por UNIÃO, esquecer diferenças ideológicas, vaidades e ressentimentos…
Nós, os trabalhadores levamos até o Poder Executivo propostas, algumas delas com cortes na própria carne.
Tudo em vão!
Estamos morrendo, a cada três dias perdemos um aeroviário ou aeronauta.

E os nossos dependentes? Diretamente envolvidos nesta tragédia, estes óbitos não aparecem nas estatísticas!
Autêntico genocídio e as autoridades responsáveis (responsáveis?) não se comovem. VERGONHA!
A seguir, alguns episódios e fatos ocorridos envolvendo o Instituto AERUS, para reflexão e análise:

- Relatório AERUS Ano de 2003, MENSAGEM DO PRESIDENTE Odilon Junqueira, página 5:
"É com grande satisfação que trago a você, participante do AERUS, o Relatório Anual de 2003, ano em que a política de investimentos adotada trouxe resultados bastante positivos, com uma rentabilidade de 23,61%, bem acima da meta atuarial do mesmo período, que foi de 15,21%. Esse número colocou o AERUS entre os fundos de pensão com maior rentabilidade no ano passado". Mais adiante o Presidente Odilon Junqueira informava a respeito da repactuação do contrato da dívida com a Varig e que foi aprovado em abril de 2003: "... Com isso, garantiu-se que a dívida não seria alongada indefinidamente. As garantias apresentadas foram superiores às anteriores, trazendo maior proteção ao Instituto. A principal delas foi, sem dúvida, a caução de parte do direito de crédito contra a União (ação de defasagem tarifária). Outra mudança foi o indexador da dívida agora IGP-M+6% a.a. idêntico à meta atuarial do Instituto. Esse contrato foi devidamente registrado pela Secretaria de Previdência Complementar, conforme determina a legislação".

- Relatório AERUS Ano de 2003, página 8 ítem FISCALIZAÇÃO DA SPC:
"Entre março e junho, três integrantes da Secretaria de Previdência Complementar (SPC) realizaram ampla fiscalização na sede do AERUS no Rio de Janeiro".

- Informativo AERUS Número 90 Julho/Agosto-2003, página 11, ESPAÇO AERUS, ítem REPACTUAÇÃO:
"O Diretor presidente do AERUS, Odilon Junqueira, encaminhou no início de julho uma carta ao Secretário de Previdência Complementar, Adacir Reis, para apresentar o contrato de repactuação da dívida da Varig com o Instituto. O conteúdo da correspondência está no site do AERUS (www.aerus.com.br). São destacados os valores da renegociação, o prazo para quitação, as formas de correção da dívida e as garantias que asseguraram ao Instituto a celebração do acordo"

- Informativo AERUS Número 100 Maio/Junho-2005, página 5, Futuro atrelado e indefinido: "... A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), órgão regulador, acompanha de perto cada passo dado pelo Instituto. Além de encontros constantes entre o presidente do AERUS com o Superintendente Adacir Reis, a Previc mantém no Instituto um observador privilegiado, Erno Brentano, administrador especial dos planos da Transbrasil, que participa do dia-a-dia do Instituto como um todo".

- Relatório AERUS Ano de 2004, MENSAGEM DO PRESIDENTE:
 ... O ano de 2004 se mostrou o melhor ano do AERUS em termos de rentabilidade real dos últimos 5 anos".

- TRECHO DA CARTA ABERTA AOS PASSAGEIROS distribuidas nos aeroportos em julho de 2007 sob responsabilidade do SNA: "...Um país se torna fascista quando as decisões da Justiça deixam de ser respeitadas por todos. Não podemos permitir que isso aconteça porque se hoje os prejudicados são os aeronautas aposentados, amanhã os prejudicados seremos todos nós".

- Blog do Dr. Castagna Maia 30/Out/2008:
" O Ministro Chefe da Advocacia Geral da União, Doutor José Antônio Dias Tófoli afirmou à Presidência do Senado, que orientou a União a cumprir imediatamente a decisão judicial que determinou o pagamento das aposentadorias, pensões e auxílios-doença dos participantes do Aerus.
Segundo informou o Ministro, a decisão se encontra plenamente em vigor e até amanhã enviará minuta jurídica para as áreas responsáveis pelo cumprimento da decisão judicial. A reunião ocorreu na Presidência do Senado, a partir de conversas, na última semana com parlamentares, dentre eles o Senador Álvaro Dias (PSDB-PR), Flávio Arns (PT-PR), Paulo Paim (PT-RS), Mário Couto (PSDB-PA) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA). Outros senadores também estão dando pleno apoio aos participantes do Aerus.
A afirmação do Ministro Chefe da AGU honra suas atribuições e sua missão constitucional.
A comissão de assistidos do Aerus, portanto, e suas entidades sindicais tiveram pleno êxito em sua estada em Brasília. As informações acima me foram dadas pela Presidenta do Sindicato Nacional dos Aeronautas Graziella Baggio".

- Jornal NH 04/Nov/2008:
" PROMESSA É DÍVIDA - Na semana passada o Advogado-Geral da União, Antônio Dias Tófoli prometeu uma minuta para orientar o Estado a cumprir a decisão judicial que determinou o pagamento de aposentadorias e auxílios dos 9,5 mil pensionistas do Fundo Aerus. Segundo a AGU, o documento sai hoje".

Como podemos constatar neste pequeno resumo dos FATOS OCORRIDOS, já estivemos bem perto do final favorável a nós, entretanto, no momento de agir, a União recua... O inacreditável, como podemos ver, é que até mesmo Parlamentares de prestígio não foram acatados nas reivindicações.

Chamo a atenção para a reunião acontecida NA PRESIDÊNCIA DO SENADO FEDERAL COM A AGU EM OUTUBRO DE 2008!!!
O roteiro do filme parece ser o mesmo.
As informações que nos passavam eram de confiança e segurança...??
E tudo sob a chancela do Governo Federal!!!
Como duvidar?

Senhores Parlamentares, ao finalizar, peço que entendam o teor deste manifesto; nos ajudem para que a AGU, o Poder Executivo terminem de uma vez por todas com esta tortura.
Precisamos viver!!!
Agradeço a Vossas Excelências em meu nome, em nome da minha família, e em nome das pessoas que dependem de mim, o tenaz, persistente, constante e longo apoio à nossa causa.
Um dia iremos embora, fatigados e envelhecidos, mas queremos ir com dignidade.
Recebam a minha eterna gratidão e reconhecimento.
Título e Texto: Vilmar Mota, Assistido Aerus, Gravataí-RS, 27-10-2013

3 comentários:

  1. Acabei de ler a carta do Vilmar,( enviada a mim pelo próprio) muito bem escrita com detalhes mais do que suficientes para me deixar mais frustrada do que já estou, por voltar no tempo e constatar que tudo é verdade, do princípio ao fim... e que ninguém nos ouve, ninguém se importa... até quando poderemos suportar o silencio por parte do Governo Federal?????
    Que Deus tenha piedade de nós!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. TODOS VOCÊ QUE TEM O PODER, SEJA QUAL FOR, PODER DA PALAVRAS, DA
    ESCRITA, DA COMUNICAÇÃO, NOS AJUDEM POR FAVOR PRESSIONANDO O GOVERNO A
    RESOLVER ESSE IMPASSE QUE JÁ PERDURA POR MAIS DE 7 ANOS.
    NÃO PERMITAM QUE ESSA CONVARDIA CONTINUE. SÓ QUEREMOS O QUE É NOSSO E
    DE DIREITO. DINHEIRO QUE ELES DESCONTARAM ANOS A FIO.
    JANETE CORRÊA

    Janete Corrêa

    ResponderExcluir
  3. MAIS DE 20 ANOS DESCONTANDO 10% DO MEU SALÁRIO, EU ESTOU PEDINDO O QUE ME PERTENCE NÃO ESTOU TIRANDO NADA DE NINGUÉM, ME PREPAREI PARA A VELHICE MAS NESSE PAÍS INCOMPETENTE NÃO ADIANTOU NADA.
    Sidinei dos Santos/Varig/Campinas

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-