segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Hoje é o dia mais curto do ano, amanhã o solstício de inverno

Por esta altura do ano as noites são maiores do que os dias e hoje é mesmo o dia mais pequeno do ano, este ano. Aconchegue-se esta noite, porque amanhã começa o inverno.

Foto: Christophe Simon/AFP/Getty Images

Vera Novais
Nos dias que antecedem o Natal muitas pessoas andam preocupadas com o sítio onde podem deixar as crianças durante as férias, com o que será a ceia ou com os presentes que ainda têm para comprar. Mas lá porque os dias são mais curtos, não se apoquente, as noites são mais longas para compensar. E as noites também trazem surpresas.

O dia 21 de dezembro é efetivamente o dia mais curto do ano, o Sol nasce às 7h51 e põe-se às 17h18 (hora de Lisboa). Mas o solstício de inverno só chega às 4h48 (no continente). Nesse momento marca-se o início do inverno, mas o frio chegou já esta segunda-feira, com as temperaturas mínimas a baixar, e vai prolongar-se durante a quadra natalícia.

Mas afinal o que é o solstício? Vamos por partes. O eixo que atravessa a Terra do polo norte ou polo sul, não é vertical (em relação à Sol e à órbita que o nosso planeta descreve) – na verdade, está inclinado 23,5 graus. É esta inclinação (e não a distância ao Sol) que condiciona as estações do ano. Por isso, quando o hemisfério norte está “inclinado para longe do Sol” chegam as estações mais frias e no pico desse afastamento temos o solstício de inverno.
Título e Texto: Vera Novais, Observador, 21-12-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-