quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Happy Thanksgiving Day! Feliz Dia de Ação de Graças!


O Dia de Ação de Graças, conhecido em inglês como Thanksgiving Day, é um feriado celebrado sobretudo nos Estados Unidos, no Canadá e nas ilhas do Caribe, observado como um dia de gratidão a Deus, com orações e festas, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano.

Primeiramente, o dia de Ação de Graças era comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro, na região da Nova Inglaterra, sob a forma de festivais cristãos em agradecimento às boas colheitas realizadas no ano. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é comemorado no outono (do hemisfério norte), após a colheita ter sido recolhida e atualmente é comemorado na última quinta-feira de novembro.

O primeiro deles foi celebrado em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos que fundaram a vila em 1620, no ano seguinte, depois de más colheitas e inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta safra em anos anteriores, a festa foi marcada no início do outono de 1621.

Pintura da primeira celebração de Ação de Graças, em 1621, de Jean Leon Gerome Ferris
Homens de Plymouth mataram patos e perus. Outros alimentos que faziam parte do cardápio foram peixes e milho. Cerca de noventa índios também participaram do festival. Todos comeram ao ar livre em grandes mesas.

No entanto, durante muitos anos, o Dia de Ação de Graças não foi instituído como feriado nacional, sendo observado como tal em apenas certos estados, como Nova Iorque, Massachusetts e Virgínia. Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a quarta quinta-feira de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças.

Mas em 1939, o presidente Franklin Delano Roosevelt instituiu que este dia seria celebrado na terceira semana de novembro, a fim de ajudar o comércio, aumentando o tempo disponível para propagandas e compras antes do Natal (na época, era considerado inapropriado para produtos publicitários à venda antes do dia de Ação de Graças). Como a declaração de Roosevelt não era mandatória, 23 estados adotaram a medida instituída por Roosevelt e 22 não o fizeram, com o restante tomando ambas quintas-feiras (a terceira e a quarta semana de novembro) como Dia de Ação de Graças. O Congresso dos Estados Unidos, para resolver esse impasse, então instituiu que o Dia de Ação de Graças seria comemorado definitivamente na quinta-feira da quarta semana de novembro e que seria um feriado nacional.

Tanto nos Estados Unidos e no Canadá, Dia de Ação de Graças é geralmente um dia quando as pessoas usam seu tempo livre para estar com a família, fazendo grandes reuniões e jantares familiares. É também um dia em que muitas pessoas dedicam seu tempo para pensamentos religiosos, orações e missas.

O Dia de Ação de Graças é comemorado com grandes desfiles e também nos Estados Unidos, com a realização dos jogos de futebol. O prato principal do Dia de Ação de Graças geralmente é o peru, o que dá ao Dia de Ação de Graças o apelido de "Dia do Peru" (Turkey Day). Além disso, os cookies também são muito tradicionais nessa data.


4 comentários:

  1. Reclamou a moça ali da poltrona 17 A que o Thanksgiving Day é uma curtição norte-americana, nada a ver com o Brasil, nem com Portugal.

    Está certo, é uma comemoração norte-americana. E nós desejamos um Happy Thanksgiving Day aos nossos leitores norte-americanos e aos brasileiros, portugueses e franceses que vivem nos EUA.

    ResponderExcluir
  2. Há certas pessoas que vivem de mal com o mundo.
    A lei 781 de 17 de agosto de 1949 estabeleceu o dia de ação de graças no Brasil.
    Em 1966 a lei 5110 estabeleceu que a quarta quinta feira de novembro seria o dia de ação de graças no Brasil, pois a lei anterior estabelecia a última quinta feira de novembro.
    O Marechal Castelo Branco modificou para coincidir com resto do mundo que pratica.
    A lei 781 foi instituída pelo general Gaspar Dutra.
    Assim sendo festeja quem quiser.
    Aqui não é feriado, mas temos outros feriados de BOSTA.
    O dia de ação de graças tem a ver com a colheita feita no ano que finda.
    Nada mais e nada menos que o DIA DA FAMÍLIA.
    DEVERÍAMOS DAR MAIS VALOR AO DIA DA FAMÍLIA QUE O ASSASSINO DE NEGROS ZUMBI DOS PALMARES.
    FUI...

    ResponderExcluir
  3. DESEJO A TODOS UM EXCELENTE DIA DA FAMÍLIA

    ResponderExcluir
  4. NOTA DE RODAPÉ.
    O dia de ação de graças foi uma homenagem a JOAQUIM NABUCO, falecido em 1910, a lei 781 era uma sugestão do então embaixador em 1909.
    Aliás JOAQUIM NABUCO foi um FERRENHO ABOLICIONISTA, esquecido pelos vitimizados racistas brasileiros.
    fui

    ResponderExcluir

Não aceitamos comentários "anônimos".

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-