quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Happy Thanksgiving Day! Feliz Dia de Ação de Graças!


O Dia de Ação de Graças, conhecido em inglês como Thanksgiving Day, é um feriado celebrado sobretudo nos Estados Unidos, no Canadá e nas ilhas do Caribe, observado como um dia de gratidão a Deus, com orações e festas, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano.

Primeiramente, o dia de Ação de Graças era comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro, na região da Nova Inglaterra, sob a forma de festivais cristãos em agradecimento às boas colheitas realizadas no ano. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é comemorado no outono (do hemisfério norte), após a colheita ter sido recolhida e atualmente é comemorado na última quinta-feira de novembro.

O primeiro deles foi celebrado em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos que fundaram a vila em 1620, no ano seguinte, depois de más colheitas e inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta safra em anos anteriores, a festa foi marcada no início do outono de 1621.

Pintura da primeira celebração de Ação de Graças, em 1621, de Jean Leon Gerome Ferris
Homens de Plymouth mataram patos e perus. Outros alimentos que faziam parte do cardápio foram peixes e milho. Cerca de noventa índios também participaram do festival. Todos comeram ao ar livre em grandes mesas.

No entanto, durante muitos anos, o Dia de Ação de Graças não foi instituído como feriado nacional, sendo observado como tal em apenas certos estados, como Nova Iorque, Massachusetts e Virgínia. Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a quarta quinta-feira de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças.

Mas em 1939, o presidente Franklin Delano Roosevelt instituiu que este dia seria celebrado na terceira semana de novembro, a fim de ajudar o comércio, aumentando o tempo disponível para propagandas e compras antes do Natal (na época, era considerado inapropriado para produtos publicitários à venda antes do dia de Ação de Graças). Como a declaração de Roosevelt não era mandatória, 23 estados adotaram a medida instituída por Roosevelt e 22 não o fizeram, com o restante tomando ambas quintas-feiras (a terceira e a quarta semana de novembro) como Dia de Ação de Graças. O Congresso dos Estados Unidos, para resolver esse impasse, então instituiu que o Dia de Ação de Graças seria comemorado definitivamente na quinta-feira da quarta semana de novembro e que seria um feriado nacional.

Tanto nos Estados Unidos e no Canadá, Dia de Ação de Graças é geralmente um dia quando as pessoas usam seu tempo livre para estar com a família, fazendo grandes reuniões e jantares familiares. É também um dia em que muitas pessoas dedicam seu tempo para pensamentos religiosos, orações e missas.

O Dia de Ação de Graças é comemorado com grandes desfiles e também nos Estados Unidos, com a realização dos jogos de futebol. O prato principal do Dia de Ação de Graças geralmente é o peru, o que dá ao Dia de Ação de Graças o apelido de "Dia do Peru" (Turkey Day). Além disso, os cookies também são muito tradicionais nessa data.


4 comentários:

  1. Reclamou a moça ali da poltrona 17 A que o Thanksgiving Day é uma curtição norte-americana, nada a ver com o Brasil, nem com Portugal.

    Está certo, é uma comemoração norte-americana. E nós desejamos um Happy Thanksgiving Day aos nossos leitores norte-americanos e aos brasileiros, portugueses e franceses que vivem nos EUA.

    ResponderExcluir
  2. Há certas pessoas que vivem de mal com o mundo.
    A lei 781 de 17 de agosto de 1949 estabeleceu o dia de ação de graças no Brasil.
    Em 1966 a lei 5110 estabeleceu que a quarta quinta feira de novembro seria o dia de ação de graças no Brasil, pois a lei anterior estabelecia a última quinta feira de novembro.
    O Marechal Castelo Branco modificou para coincidir com resto do mundo que pratica.
    A lei 781 foi instituída pelo general Gaspar Dutra.
    Assim sendo festeja quem quiser.
    Aqui não é feriado, mas temos outros feriados de BOSTA.
    O dia de ação de graças tem a ver com a colheita feita no ano que finda.
    Nada mais e nada menos que o DIA DA FAMÍLIA.
    DEVERÍAMOS DAR MAIS VALOR AO DIA DA FAMÍLIA QUE O ASSASSINO DE NEGROS ZUMBI DOS PALMARES.
    FUI...

    ResponderExcluir
  3. DESEJO A TODOS UM EXCELENTE DIA DA FAMÍLIA

    ResponderExcluir
  4. NOTA DE RODAPÉ.
    O dia de ação de graças foi uma homenagem a JOAQUIM NABUCO, falecido em 1910, a lei 781 era uma sugestão do então embaixador em 1909.
    Aliás JOAQUIM NABUCO foi um FERRENHO ABOLICIONISTA, esquecido pelos vitimizados racistas brasileiros.
    fui

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-