terça-feira, 28 de novembro de 2017

Contos moucos dos loucos (XXXII) – Mordomia no cemitério

Haroldo P. Barboza

Laura passou o lenço levemente sobre os olhos, tomando o cuidado de não prejudicar a sofisticada maquiagem que lhe consumiu quarenta e cinco minutos pela manhã. De relance, observou a sobrinha Delma ajeitando algumas flores no caixão de Tenório. Os murmúrios dentro da capela giravam em torno da falta de sensibilidade do Destino.  Há mais de meia hora que todos comentavam:


- Que coisa triste, hein!  Dr. Tenório, rico, apenas 46 anos, deixa dona Laura bonita e sozinha no mercado (não tinham filhos). Será que ela vai se casar de novo?
- Possui boas chances. Com 35 anos e herdeira de uma boa fortuna, em breve vai arranjar um bom e simpático sujeito e vai esquecer esta fatalidade!
  
Laura acenava e apertava diversas mãos (como seu marido tinha puxa-saco) com delicadeza, para não estragar o esmalte. Estava ansiosa por ver o caixão escorregar para a cova e dar logo início à sua nova vida ao lado do Doutor Argus, o médico de ”confiança" da família!  Ela irá na próxima semana à Itália. E dentro de vinte ou trinta dias (quanta pressa), se encontrará com Argus na Holanda.
  
Lentamente ela deu quatro passos para a esquerda e quando teve a certeza absoluta de que ninguém estava observando, sussurrou perto do amante:
– Tem certeza que a dose que colocou no vinho dele fez efeito?  Às vezes tenho a leve impressão de que ele está respirando fracamente.
– Calma, querida!  Dentro de quinze minutos o caixão descerá e nossas angústias terminarão para sempre. Se estiver vivo, vai acordar lá embaixo!  Não pude exagerar na dose para que o médico que assinou o óbito não percebesse nada!  Vá conversar um pouco com algumas daquelas velhotas para disfarçar. Relaxe.

Às 12h30 Laura sentou-se no sofá e pediu um conhaque a Delma, com duas pequenas pedras de gelo. Tirou os sapatos e tomou dois goles lentamente.
– Delma querida!  Onde está o celular? Vou ligar logo para a agência de turismo e tentar marcar uma viagem para a Europa, para ver se consigo esquecer esta tristeza.
– Ah tia!  Não zanga comigo. Aquele celular que o amado tio Tenório adorava, ele um dia me pediu que se morresse, gostaria que eu o colocasse dentro do ...

O telefone tocou!  Laura atendeu. Do outro lado, uma voz fina lhe perguntou:
– Estou falando com Madame Laura Cardoso?         
– Exatamente – respondeu ela!            
– Meu nome é Afonso. Sou delegado da 5ª D.P. Recebi um telefonema estranho há poucos minutos. Creio que é um trote de mau gosto, de um sujeito dizendo chamar-se Tenório Cardoso, que estava dentro de um caixão, pedindo que eu o tentasse libertar rápido, pois o ar talvez não fosse suficiente para mais de duas horas. Por gentileza, a senhora me permite falar por dois minutos com seu marido? 
(Vencedor do Prata da Casa 1997 - Petrobras) 
Título e Texto: Haroldo P. Barboza - RJ/1995
Autor do livro: Brinque e cresça feliz

Anteriores:

4 comentários:

  1. Muito bom. Preende a atenção. Segue a risca o ditado que diz: "Melhor não contar com o ovo no...da galinha"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o incentivo de Deucenir vou me arriscar a editar outras barbaridades do gênero.

      Excluir
  2. Geralmente, quem morre é quem fica viúvo(a)... mas há vezes em que o tiro sai pela culatra !
    Um conto breve para rir e descontrair .

    Sidnei Oliveira

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-