sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A Troika devia chamar Sampaio, Soares e Cavaco

Camilo Lourenço
Jorge Sampaio diz que o PR deve tirar ilações dos resultados da execução orçamental do 1.º trimestre de 2013. O ex-Presidente não defendeu abertamente a demissão do governo, mas as suas palavras foram falsamente cautelosas: toda a entrevista (à RTP), foi um exercício claro de pressão sobre Cavaco Silva para este demitir o governo.

Sampaio juntou-se ao grupo dos incendiários de serviço, onde já têm lugar cativo Mário Soares e também ex-ministros das Finanças (como Manuela Ferreira Leite e Bagão Félix). Como explicar a sua atitude? Não quis ficar atrás de Mário Soares nas críticas? Sonha voltar a Belém?

Seja lá o que for, Sampaio tem experiência (ou não?) para perceber que a demissão do governo antes de Portugal garantir a sustentabilidade da dívida e antes de regressar aos mercados seria suicida: teríamos de negociar novo programa de ajustamento, com custos muito superiores ao actual, até porque um governo em gestão corrente perderia o controlo sobre a despesa pública…

Feitas as contas já temos contra o programa de ajustamento dois ex-presidentes (Soares e Sampaio), um que não sabe de que lado está (Ramalho Eanes) e um com dúvidas crescentes (Cavaco Silva). Em condições normais as dúvidas de gente tão ilustre justificariam que abandonássemos imediatamente a austeridade. Mas como por muitas voltas que dê ainda não consegui perceber quem nos vai emprestar dinheiro se mandarmos bugiar a Troika, deixo uma sugestão: na próxima visita a Portugal, a Troika devia chamar os ex-presidentes e o actual e fazer-lhes uma única pergunta: "Os senhores têm a quem recorrer se vos cortarmos o crédito?". Assim. Tenho a certeza que eles perceberiam!
Título e Texto: Camilo Lourenço, Jornal de Negócios, 26-10-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-