segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Vamos todos fumar para ajudar o Gaspar

Isabel Stilwell 

O Estado gastou rios de dinheiro na prevenção tabágica, e demos o dinheiro por bem gasto, atendendo aos danos mais do que provados do tabaco na saúde. Tal como achámos muito bem que lhe pusessem impostos por cima, para afugentar os compradores, ou pelo menos reduzir o número de cigarros fumados.
Mas agora a notícia de que os cigarros vendem menos, em vez de alegrar a malta, parece provocar um profundo mal-estar: não era decididamente o momento de deixar o vício, e quem o fez revelou um desprezo ignóbil pelo seu papel no pagamento da dívida nacional.
Mas se os que deixaram o tabaco passaram a ser vistos como anti-patriotas, os que optaram por utilizar tabaco de enrolar, mais barato porque menos taxado, não ficaram melhor na fotografia. Está certo que ainda pagam qualquer coisa, mas pagam pouco, e pior do que isso consomem tabaco que, pelos vistos, vem de fora, e não interessa aos produtores nacionais.
Daí que este fim de semana a CIP, Confederação das Indústrias de Portugal, tenha anunciado que apresentou a Passos Coelho uma proposta que prevê aumentar o imposto sobre o tabaco com «uma incidência superior a 30% nos produtos que não sejam cigarros e inferior a 30% nos cigarros, de modo a evitar desvios de consumo prejudiciais à produção nacional».
Agora a preocupação é com a produção nacional e não com o cancro do pulmão, e como tal garantem que a ideia foi bem acolhida pelo primeiro-ministro e pelo ministro das Finanças, que «prometeram analisar o montante envolvido e os benefícios que daí podem advir». Pressupõe-se que a próxima medida, anunciada por Vítor Gaspar, seja então um subsídio à plantação de haxixe.
Não faz sentido, seguindo esta lógica, que o produto que os estudos indicam ser cada vez mais consumido pelos jovens, esteja por aí a ser comercializado sem pagar IVA, que tanta falta faz. Quanto aos maços em lugar de dizerem «O tabaco mata», vão anunciar «Eu ajudo o Vítor Gaspar».
Título e Texto: Isabel Stilwell, Destak, 08-10-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-