sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Setor de imprensa teve dura queda nas vendas em 2016, e sabemos os motivos

Roger Roberto


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o segmento Livros, Jornais, Revistas e Papelarias foi o que sofreu mais queda na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).

Em parte, sabemos, a própria internet e as mídias alternativas já causam esse impacto. Tem sido cada vez mais raro pessoas comprarem revistas, jornais e conteúdo impresso de forma geral, e isso porque a facilidade de se ter um gadget para leitura, ou de se usar o smartphone, realmente substitui para muitos a necessidade que se tinha antes de ler material físico.

No entanto, há também outra razão para que 2016 tenha sido o ano de maior queda no setor: as fake news. A grande mídia passou o ano passado inteiro mentindo de forma escancarada para as pessoas, e não só no Brasil. As matérias na época em que os britânicos discutiam o Brexit, ou mesmo a própria cobertura do plebiscito em si, foram tão extremamente mentirosas que causaram irritação em muitos. Tenho um amigo que mora na Inglaterra há alguns anos e ele me informava, na época, a quantidade de mentiras que chegavam até aqui através da imprensa. Foi algo simplesmente ridículo!

Vimos o mesmo acontecer com a cobertura do processo de impeachment. Jornais como Folha de São Paulo, UOL e Globo ocultaram fatos sem o menor pudor. Vimos o mesmo, também e principalmente, na cobertura das eleições americanas. O que houve na imprensa em todo aquele período não chegou nem perto de jornalismo, era apenas propaganda pró-Hillary e anti-Trump.

Esse revés é fácil de entender, pois as pessoas se sentiram enganadas. Enquanto publicavam mentiras descabidas contra Trump, as pessoas iam na internet e viam a verdade, viam vídeos sem edição do Jornal Nacional, viam outras opiniões, e então elas começaram a perceber que a mídia não agia com a honestidade desejada. É natural que a perda de confiança no setor tenha contribuído fortemente para as quedas nas vendas.

Você até pode ler a Folha de São Paulo gratuitamente na internet, mas certamente não irá pagar para ter uma conta no site e muito menos comprar o jornal impresso. Para quê alguém faria isso?
Título, Imagem e Texto: Roger Roberto, Ceticismo Político, 24-2-2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-