sábado, 6 de dezembro de 2025

5-12-2025: Oeste sem filtro – Bolsonaro escolhe Flávio para disputar a presidência + Congresso reage a Gilmar + Namorada de Dirceu é a nova advogada do “Careca do INSS” + Lula volta a se comparar a Jesus Cristo


Relacionados:

Direita reage após Bolsonaro indicar Flávio à disputa pela presidência 
Ao contrário de certos coleguinhas, Mário Sabino não usa meias palavras, nem tenta justificar o injustificável. Simplesmente, chama as coisas pelo nome. 👏 
4-12-2025: Oeste sem filtro – Aliados de Lula esperam fim da Magnitsky contra Moraes + Gilmar Mendes rejeita pedido de Messias para reexaminar decisão sobre impeachment de ministros + Joesley Batista foi negociar com Maduro 
3-12-2025: Oeste sem filtro – Gilmar proclama a ditadura da toga + Senado promete bloquear essa ofensiva 
2-12-2025: Oeste sem filtro – Caminhoneiros anunciam paralisação nacional + Toffoli blinda caso do banqueiro Daniel Vorcaro no STF + Lula liga para Trump e pede redução de tarifas + Alcolumbre cancela sabatina de Jorge Messias

[Versos de través] Mensagem enviada

Jaime Otelo

Amigo, cá te escrevo, pois a ânsia
escapula do meu peito, tanto agora
que departes daí. Longe de mim
sondar as tuas horas, ou guardar,
como um cão, a demora que sobeja;
longe de mim deter-te com questões
sedentas de por quantos e porquês.
Mas ao saber de como cada impasse
se desinfla perante o teu arbítrio
(gosto tanto de ti, mas só por isso), 
como não quer mais? Aonde estás
não poderei lançar a explicação
dos meus porquês; tampouco há claridade
nos meus recantos. Sei que rejubilo 
cada triunfo teu como se meu,
e que os faço chapéu, quando Lisboa
troca abril pela chuva (talvez chore
cada passo que dês. Tens tu chapéu?).
Não creio que ressinta a tua ausência,
ou que seja ressaca do teu riso…
ressinto apenas uma gravidade
que não atrai um nome, e puxado
por essas correntezas, lanço as mãos
a estas letras. Cede-me um desconto:
só me deixo alarmar por gente boa.
Ora, da costa, poucas novas há,
senão que, se não escrevo, nem trabalho,
a ti anexo os frutos do meu ócio.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Direita reage após Bolsonaro indicar Flávio à disputa pela presidência

Camila Abrão, Wesley Oliveira e Vinícius Sales

Parlamentares de direita e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) começaram a reagir, na tarde desta sexta sexta-feira (5), ao anúncio da pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à presidência da República em 2026. Flávio disse ter sido escolhido pelo pai para a disputa. 

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que chegou a demonstrar interesse em disputar a presidência, apoiou o irmão. "Enfrentar o atual regime de exceção exige uma força de espírito que poucos têm. Meu irmão poderia, com toda justiça, escolher o caminho mais simples: viver sua vida em paz, longe dos ataques, das injustiças e dos perigos de enfrentar aqueles que esmagam cidadãos comuns e inocentes em nosso país. Mas ele não o fez. E não o fez porque aprendeu, com o exemplo vivo do nosso pai, que a dignidade cobra um preço e que fugir da responsabilidade é negar aquilo que somos chamados a fazer. Ele aceitou esse desafio gigantesco mesmo sabendo o tamanho das dores que isso traria", escreveu em seu perfil no X.

Eduardo também clamou por união na direita. "Deixemos nossas diferenças para trás. Não é hora de disputas menores. É hora de proteger aquilo que nenhum povo pode perder. Nenhum interesse pessoal pode se sobrepor ao destino de uma nação", concluiu.

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, endossou a decisão do ex-presidente. "Flávio me disse que o nosso capitão confirmou sua pré-candidatura. Então, se Bolsonaro falou, está falado!", disse o dirigente.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que também foi sondada como possível candidata a presidente da direita em 2026, deu apoio ao enteado. "Que Deus te abençoe, Flávio Bolsonaro, nesta nova missão pelo Brasil. Que o Senhor te dê sabedoria, força e graça em cada passo. E que a mão d'Ele conduza o teu caminho para o bem da nação", disse.

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), compartilhou a nota oficial do PL e disse que estará junto com “Flávio presidente em 2026”. O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), também demonstrou apoio a Flávio.

The US’ Latest Energy Power Play Could Worsen Russian-Turkish Tensions

Andrew Korybko 

Russia wouldn’t just lose tens of billions of dollars’ worth of yearly revenue if the US’ plans succeed, but tensions with Turkiye might become unmanageable if the complex energy interdependence that tied them together till now is broken, which could destabilize the South Caucasus and Central Asia

Zelensky announced last month that Ukraine will import American LNG from Greece via the “Vertical Gas Corridor” pipeline. This project complements Poland’s joint LNG plans with the US and to a lesser extent Croatia’s to lay the basis for American LNG completely replacing Russian gas in Central & Eastern Europe (CEE) one day. Although it’s much more expensive, policymakers on the continent are going along with this on energy security pretexts, but US pressure upon them likely played a major role in their decision.

The US’ latest energy power play could also put an end to Russia’s Turkish gas hub plans. These were announced in late 2022 after talks between Putin and Erdogan, but Bloomberg reported last June that they’d been shelved due to technical difficulties in supplying CEE from Turkiye as well as disagreements between it and Russia. Neither party confirmed their report, but now that the US captured more of the CEE market through the “Vertical Gas Corridor” pipeline, the odds of this hub being built have declined.

The Duran’s Alex Christoforou wrote an insightful post on X about this, which importantly noted that the “Eastern Mediterranean (Israel and Cyprus) is watching the start of this vertical corridor closely as it can be utilized to sell future EastMed gas into Europe.” The “EastMed” refers to the proposed underwater pipeline of the same name for exporting Israel’s enormous offshore gas reserves to the EU. Its completion would likely eliminate the need for Russian gas in CEE for good when combined with US LNG.

Leila Pereira vai comprar SAF do Vasco e contratar Abel Ferreira, crava Neto

Presidente do Palmeiras e dona da Crefisa, Leila Pereira pode surgir como a mais nova investidora da SAF do Vasco da Gama

Altair Alves

Nas últimas horas uma notícia caiu como uma bomba entre os torcedores do Vasco da Gama. O apresentador Neto, da Band, afirmou que a SAF do Cruzmaltino pode ser comprada por Leila Pereira, presidente do Palmeiras e dona da Crefisa. 

Além disso, o ex-jogador revelou que o projeto é levar o técnico Abel Ferreira, e toda sua comissão, para trabalhar no Gigante da Colina. Segundo Neto, isso pode acontecer caso a mandatária alviverde não consiga o terceiro mandato na equipe paulista.

Neto conta que Leila Pereira estaria articulando uma mudança no estatuto do Palmeiras, que hoje não permite a tripla reeleição de seus presidentes, para seguir como mandatária. Caso isso não ocorra, o plano seria aportar em São Januário.

– A informação que eu tenho é que se a Leila não conseguir mudar o estatuto para ter o terceiro mandato, o que seria um pé na bunda da democracia, ela compra o Vasco, a SAF da Crefisa, compra o Vasco e o Abel Ferreira, com a sua comissão técnica, vai toda para o Vasco. Escuta o que eu estou falando, porque é isso que vai acontecer.

Cabe ressaltar que o plano A de Leila Pereira é angariar o apoio dos conselheiros e se reeleger no Palmeiras. Contudo, a chance de não seguir como a pessoa que dá as cartas no Verdão abre a possibilidade de investimento no Vasco, com quem mantém relação amistosa com o presidente Pedrinho.

Três erros = Uma derrota

Foto: Bernardo Benjamin/Bola na Rede

Com nove caras novas de início e sete jogadores amarelados no final, o FC Porto sofreu um desaire caseiro frente ao Vitória SC (1-3), o único da temporada, e ficou pelo caminho na Taça da Liga. O foco vira-se agora para o campeonato e para a viagem a Tondela (domingo, 20h30).

"Não era o resultado que queríamos", constatou Francesco Farioli no rescaldo de um jogo em que "os jogadores tentaram de tudo para ganhar, mas não foi suficiente". Decidido a "virar a página rapidamente", o técnico italiano afirmou que "os adeptos já deram o boost necessário para o fazer durante o jogo, mas sobretudo depois": "O apoio após o apito final foi a resposta para tudo, mas temos de provar que vamos ter a reação certa no próximo jogo".

"Perdemos dois jogos até agora e em ambos tivemos penáltis contra nós", lembrou o treinador perplexo devido a "algumas dinâmicas que deixam qualquer um sem palavras". "Na minha opinião, a primeira parte foi muito boa e devíamos ter ido para o intervalo em vantagem, mas temos de aceitar o resultado, ainda que pudéssemos ter feito mais", resumiu Francesco Farioli.

"Sofremos três golos em três erros", lamentou Cláudio Ramos após 90 minutos em que os colegas fizeram "22 remates contra cinco" e ficou provado que "quem não marca arrisca-se a sofrer". "São muitos jogos, é normal que haja tropeções", explicou o capitão de um grupo ansioso pela "oportunidade de dar uma resposta a esta derrota" e grato pelo apoio das bancadas: "Os adeptos demonstraram uma vez mais a força do FC Porto e, apesar do resultado, eles sabem o que nos espera para o resto da época".
 

La Marseillaise

Ao contrário de certos coleguinhas, Mário Sabino não usa meias palavras, nem tenta justificar o injustificável. Simplesmente, chama as coisas pelo nome. 👏

Título: João Luiz Mauad, X, 4-12-2025, 20h06

A decisão liminar de Gilmar Mendes, ministro decano do STF, é de gravidade comparável às dos atos institucionais da ditadura militar

Mario Sabino

Por meio de um golpe branco, a democracia brasileira se tornou, ontem, uma autocracia. Nela, o único dos três Poderes composto por integrantes sem mandato popular, o Judiciário chefiado pelo STF, passou a estar acima dos outros dois, e de forma incontrastável.

Não é exagero retórico. A decisão liminar de Gilmar Mendes, no âmbito de uma ação movida por aliados políticos de ministros do Supremo, é de gravidade comparável às dos atos institucionais da ditadura militar.

Com uma canetada monocrática, o decano revogou o artigo 52 da Constituição, segundo o qual compete privativamente ao Senado Federal processar e julgar os ministros do STF. Ele também extinguiu a lei, datada de 1950, que garante a qualquer cidadão brasileiro apresentar denúncia por crimes de responsabilidade dos ministros do tribunal. O povo se viu alijado de um direito.

De acordo com a decisão liminar de Gilmar Mendes, o que era competência do Senado agora passa a ser atribuição exclusiva da Procuradoria-Geral da República, hoje comandada pelo seu amigo e ex-sócio Paulo Gonet.

Caberá somente à PGR denunciar ministros do STF e, para que haja abertura de processo de impeachment, Gilmar Mendes determinou que será necessário o apoio de dois terços do Senado, não mais o de uma maioria simples. Os demais ministros devem chancelar a liminar a partir do dia 12 de dezembro, em plenário virtual, longe do escrutínio popular, portanto.

4-12-2025: Oeste sem filtro – Aliados de Lula esperam fim da Magnitsky contra Moraes + Gilmar Mendes rejeita pedido de Messias para reexaminar decisão sobre impeachment de ministros + Joesley Batista foi negociar com Maduro


Relacionados:

3-12-2025: Oeste sem filtro – Gilmar proclama a ditadura da toga + Senado promete bloquear essa ofensiva 
2-12-2025: Oeste sem filtro – Caminhoneiros anunciam paralisação nacional + Toffoli blinda caso do banqueiro Daniel Vorcaro no STF + Lula liga para Trump e pede redução de tarifas + Alcolumbre cancela sabatina de Jorge Messias 
Greve dos caminhoneiros é confirmada e paralisação ganha força com apoio jurídico 
Partido de Bolsonaro suspende apoio a Ciro Gomes após críticas de Michelle👏👏 
Os protetores da democracia. 🤣

[Aparecido rasga o verbo] Por conta de um cochilo...

Aparecido Raimundo de Souza

O URUBUGANÇAVIC entrou no ônibus lotado até os cabelos do motorista. Nessa hora, não havia nenhum assento vago. Viagem de trajeto longo, careceu de ficar um bom tempo amargando em pé seu sofrimento, até que um cidadão que ocupava uma daquelas cadeiras destinada aos idosos sinalizou que saltaria na próxima parada.

Atrapalhando aos empurrões uns tantos “bocas abertas” em seu caminho, finalmente, por pura sorte, conseguiu se acomodar. Em face do cansaço do corpo provocado pelo trabalho árduo, onde de sete da manhã às cinco da tarde descarregava caminhões e carretas que chegavam ao supermercado, não levou muito tempo, caiu nos braços de Morfeu*.

A medida que o coletivo marchava em direção ao seu bairro, um trajeto de (quase uma hora e vinte de viagem), com pessoas subindo e se acotovelando, outras tantas descendo, sem mencionar a sinalização ao longo das vias e o problema insolúvel do trânsito caótico, Urubugançavic acabou literalmente envolvido num sono pesado. Enquanto isso, o quarenta janelinhas* seguia a sua rota de destino, objetivando galgar o ponto final.

Em meio ao trajeto, de repente, dois passageiros se estranharam e começaram a discutir acaloradamente. Ao entorno deste bafafá, Urubugançavic despertou de sua exaustão letárgica. Não fosse por tal imprevisto, certamente teria passado da hora aprazada de cair fora e quem sabe, somente fosse acordar no final da linha. Graças a Deus, a briga lhe servira de base para voltar à realidade do seu mundinho habitual.

Lado outro, se não apeasse na localidade costumeira, se veria obrigado a morrer em uma nova passagem, o que implicaria em um crédito a menos em seu cartão com dias de idas e vindas contados. Três esquinas antes de deixar a condução, se levantou. Perto de sua comunidade, poucos gatos pingados. Pediu licença para uma jovem lindíssima sentada ao seu lado. Ela se fazia cheia de sacolas de compras. 

[Foco no fosso] Taça nas mãos certas

Haroldo Barboza

O Flamengo foi o time mais equilibrado e competente para superar seus adversários. Por isto mereceu vencer a Taça Libertadores de 2025.

O ato agressivo do atleta Pulgar, dando um bico na canela de um colega de profissão (provocando sangramento) com a bola PARADA, não desmerece o título conquistado pelo clube.

Mas nos leva a pensar sobre a inércia do VAR em não ter alertado o árbitro da partida para examinar e julgar o lance violento de falta de desportividade.

Como ninguém do grupo do VAR virá a público explicar seu padrão para tratar destes atos (e outros similares), ficaremos (até torcedores lúcidos do Flamengo ficarão) buscando pelo menos UMA motivação para tal omissão. Entre as mais prováveis, selecionamos estas abaixo.

( ) - Seguem a mesma linha judicial que paira nas audiências de custódia, quando meliantes com mais de 20 anotações na ficha criminal, mais de 10 condenações, mais de 8 agressões violentas (com mutilações) mais de duas fugas da prisão, 5 desrespeitos a medidas cautelares e outras “virtudes”, voltam às ruas para novos delitos. São as tais “vítimas” dos viciados que compram drogas!

( ) - Sentem “simpatia” pela camisa do Flamengo.

( ) - São apreciadores das “touradas” que largam bois nas ruas da Espanha provocando lesões violentas nos passantes.

( ) - Atendem “pedido$” de emissora de tv para não prejudicar o time que lhe dá alta$ audiência$.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Chefe Militar da NATO sugere ataques cibernéticos preventivos contra a Rússia

Paulo Hasse Paixão

A NATO está a assinalar uma possível mudança para um posicionamento mais “proativo” contra os esforços de “guerra híbrida” da Rússia. O almirante Giuseppe Cavo Dragone, presidente do Comité Militar da NATO, indicou que podem ser consideradas medidas preventivas para combater os ciberataques, a sabotagem e as alegadas incursões de drones, afirmando:

“Ser mais agressivo ou proativo em vez de reativo é algo que estamos a considerar.”

Oficialmente, a NATO garante que se abstém de operações cibernéticas ofensivas ou de confrontos diretos com a Rússia. No entanto, uma série de incidentes recentes, reais ou inventados, incluindo alegada sabotagem de cabos nos países bálticos e alegadas violações do espaço aéreo dos países membros, intensificaram os apelos por respostas mais enérgicas. Perdendo por completo a vergonha na cara, Dragone observou a este propósito:

“Temos muito mais limites do que a Rússia por questões éticas, legais e de jurisdição”.

Os “limites éticos” da NATO são de facto imensos, de tal forma que só vamos perceber onde começam e terminam quando a aliança acabar por provocar uma guerra termonuclear a propósito da integridade territorial de um Estado que nem sequer é membro.

A sugestão de que a NATO deve iniciar as hostilidades com a Rússia não é nova: em novembro de 2024, Rob Bauer, na altura Chefe do Comité Militar da NATO, já tinha referido:

“Temos de atacar [a Rússia] primeiro.”

Company: como uma marca carioca virou símbolo da adolescência brasileira nos anos 80

Entre mochilas icônicas e filas na butique da Garcia D’Ávila, a Company marcou o estilo — e a vida — de milhares de jovens cariocas e criou peças que fazem parte da memória afetiva da cidade

Bruna Castro

A glória de uma marca que parecia falar a língua do Rio

Muitos acharam que elas ficariam apenas na memória. Outros driblaram a passagem do tempo e continuaram a usar algumas das suas peças icônicas, que marcaram a juventude carioca dos anos 1980.

Company e Yes, Brazil fizeram parte da história da moda do Rio. Eram, em sua época, lançadoras de tendências e reuniam o que era “hype”. Conquistaram uma legião de fãs.

Entre elas, a Company se tornou sinônimo de juventude carioca. Criada em 1973 e rapidamente transformada em referência nacional, a marca firmou-se como um fenômeno que ultrapassava a moda: era comportamento, estilo de vida, pertencimento.

A indústria que a Company construiu: do fio ao produto final

O segredo do sucesso estava no modo de produzir — algo raro no Brasil da época. “A Company comprava fio de algodão, fiava a própria malha, cortava, estampava, lavava, enfim produzia tudo. Essa foi uma das grandes razões do sucesso da marca. Ela tinha capacidade de produzir o que ela queria, no tempo que queria, era uma rapidez de produção impressionante”, lembra Lula Freitas.

Essa autossuficiência permitia uma liberdade criativa fora do comum. A marca lançava peças de forma ágil, atualizada, acompanhando a vibração das ruas de Ipanema e da juventude carioca que ditava ritmos culturais.

A mochila emborrachada: um símbolo nacional

A peça mais icônica talvez tenha sido a mochila emborrachada, que virou mania entre estudantes do Rio e do país. “A famosa mochila emborrachada virou febre entre os estudantes. Objeto de estudo, o acessório transformou o hábito dos consumidores brasileiros na época.” 

Rio terá novas regras para adoção de animais silvestres sem condições de soltura

Candidatos à adoção desses animais devem atender aos critérios de idoneidade, capacidade técnica e financeira, para cuidar dos bichos

Patricia Lima

A Câmara do Rio aprovou, nesta quarta-feira (3), o PL 935/2025, de autoria do vereador Fernando Armelau (PL), que cria regras para adoção de animais silvestres sem condições de soltura. Eduardo Paes (PSD) terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o projeto.

Pelo texto, os candidatos a adoção desses animais devem atender aos critérios de idoneidade, capacidade técnica e financeira, para cuidar dos bichos. O processo será coordenado pelos órgãos ambientais, especialmente o Ibama.

São considerados animais silvestres sem condições de soltura os que apresentam ferimentos, doenças, problemas comportamentais ou animais de espécie exótica que os impedem de sobreviver na natureza.

A norma determina que o adotante deverá comprovar ter infraestrutura adequada para a espécie a ser adotada; capacidade financeira para custear alimentação, cuidados veterinários e manutenção do animal; além de ter bons antecedentes relacionados a crimes ambientais ou de maus-tratos a animais. O responsável deverá impedir que o animal adotado procrie, salvo com autorização expressa dos órgãos competentes. 

Confirmado: Vasco jogará a Série A do Brasileiro em 2026

Resultados da 37ª rodada ajudam, e o Vasco da Gama se garante matematicamente no Campeonato Brasileiro do ano que vem

França Fernandes 

Com os resultados da 37ª rodada, o Vasco está livre do perigo de rebaixamento e se garantiu na Série A de 2026. A derrota do Internacional para o São Paulo e a derrota do Vitória para o Bragantino garantiram a equipe carioca na primeira divisão do ano que vem. Com isso, o Vasco vai para a última rodada sem riscos contra o Atlético-MG. 

O Vasco tem 45 pontos e ocupa a 12ª posição do campeonato. A última rodada será apenas para confirmar uma vaga na Sul-Americana do ano que vem.

Já que Santos e Fortaleza venceram na rodada, o Vasco precisava de um tropeço do Internacional e de um vencedor entre Bragantino e Vitória. O Internacional perdeu por 3 a 0 para o São Paulo, e o Bragantino venceu por 4 a 0 a equipe baiana.

Atlético-MG e Vasco se enfrentam no domingo, às 16h (de Brasília), na Arena MRV. O jogo é importante para o Vasco se garantir na Copa Sul-Americana do ano que vem.

Fonte: Globo Esporte

Título e Texto: França Fernandes, Vasco Notícias, 3-12-2025

[Viagens & Destinos] A verdade sobre caminhar à noite no centro do Rio🔥


Anteriores:

Cacau na Praça do Lido 🐶 – Passeio no Espaço Canino + Av. Atlântica 
Turistando em Lisboa
Noite sozinho no centro do Rio de Janeiro【4K】🔥🇧🇷
Um dia após a tragédia — assim está o Rio de Janeiro
Bairro de Fátima – Rio de Janeiro 
2h da manhã na avenida mais famosa do Rio

3-12-2025: Oeste sem filtro – Gilmar proclama a ditadura da toga + Senado promete bloquear essa ofensiva



Relacionados:

2-12-2025: Oeste sem filtro – Caminhoneiros anunciam paralisação nacional + Toffoli blinda caso do banqueiro Daniel Vorcaro no STF + Lula liga para Trump e pede redução de tarifas + Alcolumbre cancela sabatina de Jorge Messias 
Greve dos caminhoneiros é confirmada e paralisação ganha força com apoio jurídico 
Partido de Bolsonaro suspende apoio a Ciro Gomes após críticas de Michelle👏👏 
Os protetores da democracia. 🤣 
1-12-2025: Oeste sem filtro – Trump dá ultimato a Maduro + Cármen Lúcia cria nova régua constitucional para definir o que é tentativa de golpe de estado + Separação de Gilmar Mendes levanta suspeita

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Quando o entrevistado não tem rigor e o jornalista não tem critério

Porta aberta para a desinformação

Né Ladeiras

A entrevista do Expresso, conduzida por Luís M. F. Faria, a Avi Shlaim, é um retrato doloroso de como uma conversa sobre Israel pode transformar-se numa repetição de certezas sem qualquer confronto. É evidente a falta de preparação do jornalista, que escuta afirmações altamente controversas e omissões gritantes como se estivesse diante de verdades consensuais. Em vez de questionar ou desafiar o que é dito, limita-se a acolher um discurso político disfarçado de história. E é justamente nessa ausência de perguntas que tudo se torna possível.

O mito dourado do mundo árabe pré 1948

Shlaim descreve o mundo árabe antes de 1948 como um lugar de convivência harmoniosa, sem antissemitismo e sem conflitos estruturais. Esta imagem sentimental ignora séculos de estatuto de dhimmi, que colocava judeus e cristãos como súbditos de segunda classe, sujeitos a impostos específicos e restrições civis. Ignora episódios documentados de violência, como o pogrom da Farhud, em Bagdade, que em 1941 marcou o colapso da segurança judaica no Iraque. Ignora o massacre de Aden, em 1947, e vários motins antijudaicos que ocorreram em toda a região. Ignora leis anti-judaicas aprovadas em países árabes antes mesmo da criação de Israel. Nada disto é referido por Shlaim e nada disto é perguntado por Luís M. Faria, que aceita sem escrutínio uma visão romântica construída à custa de omissões sérias.

A falsa história da fuga dos judeus do Iraque

Shlaim sugere que a saída dos judeus do Iraque foi provocada por acções sionistas destinadas a criar pânico, ignorando que esta acusação já foi desmontada por historiadores judeus-iraquianos (Elie Kedourie, Shmuel Moreh), e ocidentais (Martin Gilbert, Bernard Lewis, Norman Stillman), por documentação oficial. A verdade mostra perseguição crescente antes das bombas, legislação discriminatória, revogação de cidadania, confisco de bens e ameaças constantes desde a década de trinta. A comunidade judaica iraquiana não fugiu por propaganda, mas por violência real e sistemática. O jornalista não recorda este contexto, não questiona a versão de Shlaim e deixa um ponto decisivo da história transformado num mito conveniente.

O exílio silencioso de oitocentos e cinquenta mil judeus

A lacuna fabricada não termina aqui. Entre as décadas de quarenta e setenta, mais de oitocentos e cinquenta mil judeus foram expulsos, ou forçados a fugir, de países árabes como Iraque, Egipto, Líbia, Síria, Iémen, Tunísia, Argélia e Marrocos. Estas comunidades existiam na região muito antes do Islão e perderam tudo durante ondas sucessivas de violência, perseguição e legislação repressiva. Israel recebeu a maioria como cidadãos. Hoje, sensivelmente metade dos judeus israelitas tem origem árabe ou mista. Este facto destrói, por completo, a teoria repetida por Shlaim de que Israel é um projecto colonial europeu implantado no Médio Oriente. O jornalista não menciona nem questiona este dado elementar.

2-12-2025: Oeste sem filtro – Caminhoneiros anunciam paralisação nacional + Toffoli blinda caso do banqueiro Daniel Vorcaro no STF + Lula liga para Trump e pede redução de tarifas + Alcolumbre cancela sabatina de Jorge Messias


Relacionados: 

Greve dos caminhoneiros é confirmada e paralisação ganha força com apoio jurídico 
Partido de Bolsonaro suspende apoio a Ciro Gomes após críticas de Michelle👏👏 
Os protetores da democracia. 🤣 
1-12-2025: Oeste sem filtro – Trump dá ultimato a Maduro + Cármen Lúcia cria nova régua constitucional para definir o que é tentativa de golpe de estado + Separação de Gilmar Mendes levanta suspeita 
“Direita” se organiza para 2026: Foro do Brasil é lançado no Rio em evento no Hotel Guanabara 
"para os colaboracionistas do regime de exceção brasileiro, não basta censurar, sufocar e constranger seus adversários" 

Partido de Bolsonaro suspende apoio a Ciro Gomes após críticas de Michelle👏👏

👏👏

Vasco maltrata torcida até o fim do Brasileiro em despedida de São Januário

Derrota para o Mirassol deixa o Vasco da Gama ainda com risco de rebaixamento na última rodada do Campeonato Brasileiro

Altair Alves 

Thiago Mendes, foto: Matheus Lima/Vasco

O Vasco entrou em campo pela última vez em São Januário neste Brasileirão contra o Mirassol. Depois da goleada por 5 a 1 sobre o Internacional, a expectativa era vencer mais uma e chegar à última rodada sonhando com o G-8. Mas a tônica do time no Campeonato Brasileiro de 2025 tem sido frustrar o torcedor em casa e não lhe dar paz no campeonato.

A derrota por 2 a 0 para a ótima equipe do Mirassol resume bem a campanha vascaína como mandante: melancólica.

O torcedor vascaíno enfrentou uma chuva enorme para chegar ao estádio. Quem quis se apegar ao lado supersticioso lembrou logo da noite contra o Internacional, quando o Vasco colocou o time gaúcho na roda sob chuva intensa. Mas um problema recorrente voltou a aparecer no primeiro tempo desta terça-feira. Se contra o Inter o time aproveitou as chances criadas, diante do Mirassol não teve eficiência alguma.

Depois de vencer o Santos por 6 a 0, o Vasco frustrou o torcedor em São Januário ao perder para o Corinthians. Após a classificação contra o Botafogo na Copa do Brasil, o Vasco frustrou o torcedor em casa ao empatar com um a mais com o Ceará. Depois de emendar quatro vitórias seguidas, o Vasco frustrou o seu torcedor ao perder para o time do São Paulo cheio de desfalques. E ainda perdeu para um Juventude que lutava contra o rebaixamento.

Depois de ganhar de 5 a 1, sonhar com o G-8 e precisar apenas de um empate para se livrar dos riscos do Z-4, o Vasco frustrou o seu torcedor ao perder para o Mirassol.

Erros no meio e no ataque no 1º tempo

O Vasco repetiu a escalação da última rodada, mas Andrés Gómez parecia um jogador completamente diferente daquele que atuou na sexta-feira anterior. Depois de fazer um golaço e dar assistência contra o Inter, o colombiano errou praticamente tudo o que tentou diante do Mirassol.

[Quadro da Quarta] A conquista de Rodes

Tomada de Rodes, 15 de agosto de 1310, óleo sobre tela, Eloi Firmin Féron, 1838-1839.

A conquista hospitaleira de Rodes ocorreu em 1306-1310. Os Cavaleiros Hospitalários, liderados pelo Grão-Mestre Foulques de Villaret, desembarcaram na ilha no verão de 1306 e rapidamente conquistaram a maior parte dela, exceto a cidade de Rodes, que permaneceu nas mãos dos bizantinos.

O imperador Andrônico II Paleólogo enviou reforços, o que permitiu à cidade repelir os ataques iniciais dos Hospitalários e perseverar até ser capturada em 15 de agosto de 1310.

Os Hospitalários transferiram sua base para a ilha, que se tornou o centro de suas atividades até ser conquistada pelo Império Otomano em 1522. Wikipédia 

Anteriores:
“A manhã da execução dos Streltsi”, de Vassíli Surikov 
Les Sabines 
Mulheres na varanda 
O Velho do Restelo 
O nosso Bairro

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Viktor Orbán: "Arriscar a Terceira Guerra Mundial para apoiar a Ucrânia é completamente insano."

Paulo Hasse Paixão

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, afirmou que a Ucrânia “não tem qualquer hipótese” de derrotar a Rússia, denunciando o apoio financeiro da Europa a Kiev, dadas as circunstâncias, como “simplesmente insano” e alertando que a intensificação das hostilidades por parte do bloco ocidental corre o risco de desencadear a “Terceira Guerra Mundial”.


Em entrevista a Mathias Döpfner, CEO do grupo de media alemão Axel Springer, Orbán afirmou que a União Europeia está a comprometer a sua própria estabilidade económica ao investir milhares de milhões no conflito.

“Já gastámos 185 mil milhões de euros e… a nossa intenção é gastar ainda mais. Assim, financiamos um país que não tem qualquer hipótese de ganhar a guerra”.

Calculando que qualquer acordo de paz significativo será negociado, em última instância, entre os Estados Unidos e a Rússia, abrangendo não só a guerra em si, mas também questões mais amplas, como o comércio global e a energia, Orbán disse que a Europa deveria abrir o seu próprio canal de comunicação com Moscovo, insistindo:

“Que os americanos negociem com os russos, e depois os europeus também negociem com os russos, e depois veremos se conseguimos unificar a posição dos americanos e dos europeus”.

Orbán sugeriu que alguns líderes europeus apoiam a continuidade do conflito na esperança de reforçar a sua posição negocial em futuras conversações de paz, uma estratégia que classificou como “totalmente errada”.

O líder húngaro rejeitou ainda as alegações de que a Rússia poderia atacar outros países europeus ou da NATO, considerando tais preocupações “ridículas”.

Alemanha: Imigrante empurra ‘amigo’ para uma queda de sete metros e a seguir o viola

Paulo Hasse Paixão 


Um imigrante foi condenado pelo Tribunal Regional de Tübingen por empurrar um ‘amigo’ pela janela de um edifício e violá-lo, quando este se encontrava estatelado no chão. O incidente foi registado por uma câmera de vigilância. O homem de 30 anos foi condenado a 11 anos de prisão por agressão qualificada e violação.

O incidente ocorreu em novembro de 2024 na cidade de Reutlingen, e envolveu dois homens de cerca de 30 anos que bebiam álcool e fumavam haxixe no interior do abrigo para requerentes de asilo.

Segundo o testemunho da vítima, os dois homens começaram a discutir quando o arguido empurrou o seu desgraçado companheiro por uma janela colocada a uma altura de sete metros. Como se não bastasse, o imigrante foi ao encontro da vítima que se encontrava no exterior do edifício, jazendo no chão e gravemente ferida, baixou-lhe as calças e violou-o.

Transeuntes que passavam pelo local começaram a gritar por socorro, e um deles tentou agredir o violador. No entanto, isso não impediu o homem de continuar a violar a vítima ferida, de acordo com um juiz, que citou os detalhes chocantes no seu veredicto.

Os procuradores do caso pediram 12 anos de prisão, enquanto os advogados de defesa argumentaram pela absolvição, alegando risivelmente que a violação não foi provada (apesar de ter sido gravada por uma câmera de vigilância e testemunhada por várias pessoas).

Entenda o que muda com o fim da exigência da autoescola para tirar CNH

Segundo o Ministério dos Transportes, o objetivo da medida é mudar a exclusão do volante e insegurança no trânsito


R7

Com a aprovação da resolução que altera regras do processo de obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o governo espera poder reduzir em até 80% o custo total do documento. A proposta, que entrará em vigor assim que for publicada no Diário Oficial da União, altera ao menos seis regras da versão atual.

Segundo o Ministério dos Transportes, o objetivo da medida é mudar a exclusão do volante e insegurança no trânsito, modernizando e facilitando o acesso à carteira de habilitação.

Em 2024, por exemplo, a pasta informou que foram registradas mais de 900 mil infrações por dirigir sem CNH. Somente até setembro deste ano, mês passado, já foram quase 800 mil infrações. Em todo o Brasil, 20 milhões de pessoas dirigem sem habilitação, de acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito.

Título e Texto: R7, 1-12-2025, 14h33

Relacionados:
Contran acaba com exigência de autoescola para tirar CNH; custo pode cair até 80% 
Entenda o que muda com o fim da exigência da autoescola para tirar CNH 
Motoristas podem ganhar 60 dias extras para dirigir com CNH vencida

Dragões de Ouro: os vencedores

Gala do FC Porto decorreu esta segunda-feira no Dragão Arena

A 38.ª edição dos Dragões de Ouro decorreu esta segunda-feira à noite e premiou as entidades e figuras que mais se destacaram ao serviço do FC Porto na temporada 2024/25. Pelo palco do Dragão Arena passaram os vencedores ou representantes dos mesmos, nomes tão queridos do passado como João Pinto ou António Frasco e do presente como Rodrigo Mora, Bernardo Lima, Daniel Chaves e Rafa.

Dentro das habituais categorias que compuseram uma gala pintada em tons de ouro sobre azul, duas evidenciaram um sentimento de gratidão e de saudade entre os presentes: de pé, a plateia aplaudiu Jorge Costa e Jorge Nuno Pinto da Costa, o Dragão de Ouro Recordação e o Dragão de Honra, respetivamente.

Os vencedores dos Dragões de Ouro 2024/25:

Seccionista: Mário Lopes
Projeto: Portal do Sócio
Funcionária: Mafalda Magalhães
Dedicação: Vítor Santos
Casa: Casa FC Porto - Ponte da Barca
Parceiro: Revigrés
Amadoras: Ana Filipa Castro
Pavilhão: Rafa
Revelação: Bernardo Lima
Treinador: Daniel Chaves
Atleta: Xavi Malián
Equipa: FC Porto W
Vintage: António Frasco
Futebolista: Rodrigo Mora
Sócio: Luís Bacelar
Carreira: João Pinto
Recordação: Jorge Costa
Honra: Jorge Nuno Pinto da Costa

Título e Texto: FC Porto, 1-12-2025, 23h22

Os protetores da democracia. 🤣


Trecho:

"O ministro Dias Toffoli decidiu colocar em sigilo máximo a ação movida pela defesa de Daniel Vorcaro contra a operação autorizada pela Justiça Federal de Brasília que o levou à cadeia. Toffoli já participou de evento jurídico que contou com patrocínio do Banco Master, ocorrido em Londres no ano passado – e até hoje não esclareceu quem bancou suas despesas na ocasião."

Título: Leandro Ruschel, X, 2-12-2025, 10h29 

1-12-2025: Oeste sem filtro – Trump dá ultimato a Maduro + Cármen Lúcia cria nova régua constitucional para definir o que é tentativa de golpe de estado + Separação de Gilmar Mendes levanta suspeita

[Aparecido rasga o verbo] Gambiarra profana

Aparecido Raimundo de Souza

AQUI NO PLANETA TERRA, onde o improviso é arte e o conserto ou remodelação é quase uma espécie de religião, a gambiarra reina soberana. Mas há uma espécie rara, uma subversão do jeitinho, que não se contenta em apenas remendar ou reparar o mundo. De certa forma, ela o desafia. É a gambiarra profana. Não estamos falando do fio desencapado preso com fita isolante ou da antena de arame que capta a novela com chiado. Isso é trivial. A gambiarra profana é aquele remendo que afronta o sagrado da ordem, que zomba da lógica institucional e que faz do caos uma estética.

É o sujeito, por exemplo, que transforma um confessionário em estúdio de podcast. Que usa a pia da igreja do bairro onde mora, como bebedouro de cerveja artesanal. Que instala um roteador Wi-Fi no altar para garantir sinal perfeito durante a missa. É o hacker do cotidiano, o herege do que conhecemos como funcional. Ela nasce da urgência, mas cá entre nós, floresce na irreverência. É filha única da necessidade, mas ao mesmo tempo, neta da criatividade. E, como toda boa profanação degradada, carrega um quê de crítica: ao excesso de normas, à rigidez dos sistemas, à pompa dos que acham que tudo deve seguir o manual do Manuel.

A gambiarra profana não quer só funcionar. Longe disso. Ela quer provocar. Quer fazer rir, pensar, incomodar. É o famoso “meme” tão usado em dias de hoje, um trocinho encarnado em objeto. É o protesto em forma de engenhoca. É o Brasil dos ladrões que não pedem licença, só transitam “pela aí” como cola quente e um pouco de fé. No final das contas, talvez o mundo em que vivemos precise de menos perfeição e mais sacrilégios funcionais. E se o céu não tiver tomada, merda, o que poderemos fazer? Cair em desespero? Arrancar os cabelos? Mandar a mula do Fula criar galinhas em Cacetés no longínquo Garanfunfunshus?

Calma galera! A gente por aqui (entendam gente como “nós”) ou dito de outra maneira: nós daremos um jeito. Pois bem! No Brasil, a gambiarra profana não é só solução é manifestação cultural.  Se os meus leitores tiverem a curiosidade de pesquisar, descobrirão que existe uma linhagem rebelde, ou melhor, um palavreado quase místico, que ultrapassa o simples conserto (conserto ou concerto??) e entra com tudo no território da ousadia. A gambiarra profana, a bem da verdade, não vem só com cola quente. Ela é mais poderosa. Pinta no pedaço com glitter (e claro, com ordens da Anvisa - Agência Nacional de Viciados em Sofás Aconchegantes) som de pagode e uma cervejinha gelada equilibrada num suporte feito de cabide e fé de Santo Antão.

[Livros & Leituras] Le racisme antiblanc – L’enquête interdite

François Bousquet, La Nouvelle Librairie Editions, Paris, avril 2025, 292 pages. 

Ce livre est une enquête, première du genre. Il se déploie en deux mouvements.

Le premier, « Le chic gauchiste », concis mais incisif, démonte l’imposture du racisme systémique, qui fonctionne comme un verrou mental empêchant de penser le racisme antiblanc – ce « non-objet » sociologique.

Le second, « Le choc raciste », en constitue la pierre angulaire. Il donne la parole aux victimes, celles que l’on réduit au silence, car reconnaître leur souffrance reviendrait à dynamiter le récit dominant.

Or, tous les témoignages rassemblés ici convergent vers une même réalité : loin d’être un fantasme, le racisme antiblanc est un discours de haine explicite et un phénomène aussi massif qu’occulté. C’est cette vérité interdite que vous allez découvrir. 

Directeur de la rédaction d’Éléments, François Bousquet est notamment l’auteur de Courage ! Manuel de guérilla culturelle (la Nouvelle Librairie). 

👍👍👍👍👍

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Ukraine’s Anti-Corruption Scandal Is Turning Into A Rolling Coup

Andrew Korybko 

Zelensky might be next after Yermak was just taken down unless he complies with Trump’s demands for peace, in which case it’s not unforeseeable that he too could be formally implicated in this scandal as the catalyst for a US-backed regime change carried out in collusion with his domestic allies

Zelensky’s warmongering grey cardinal Andrey Yermak, who formally serves as his Chief of Staff, submitted his resignation after his apartment was raided as part of the investigation into Ukraine’s $100 million energy graft scandal. Russian Ambassador-at-Large Rodion Miroshnik believes that he was fired, however, to protect Zelensky as the walls close in on him amidst this investigation. Whatever the truth may be, Miroshnik might be onto something, which will be elaborated on throughout this analysis.

It was earlier assessed that “Ukraine’s Corruption Scandal Might Pave The Way For Peace If It Takes Yermak Down” since “his downfall could undo the already shaky alliance between the armed forces, the oligarchs, the secret police, and parliament that keeps Zelensky in power.” Zelensky held off on getting rid of him for that reason, which emboldened Yermak to declare on his behalf that Ukraine won’t cede any territory to Russia, thus spoiling one of the main proposals in the US’ draft peace framework.

Shortly thereafter, Yermak’s apartment was raided with the participation of the two US-funded entities leading this graft investigation, the National Anti-Corruption Bureau of Ukraine (NABU) and the Special Anti-Corruption Prosecutor’s Office (SAPO). Had Zelensky accepted the principles contained in the aforesaid framework, particularly the 26th one about how “all parties involved in this conflict will receive amnesty for their actions during the war”, Yermak might have been able to ride off into the sunset.

“Direita” se organiza para 2026: Foro do Brasil é lançado no Rio em evento no Hotel Guanabara

Movimento idealizado pelo padre Kelmon lança diretório fluminense e busca unificar grupos conservadores para disputar protagonismo em 2026

Bruna Castro

No dia 29, lideranças conservadoras do Rio de Janeiro reuniram-se no Hotel Guanabara, no Centro, para o lançamento do Foro do Brasil no Estado do Rio. Idealizado nacionalmente pelo padre Kelmon, o movimento nasce com a proposta de articular, integrar e dar unidade aos diversos grupos de direita espalhados pelo país, funcionando como contraponto ao Foro de São Paulo — organização que, desde os anos 1990, reúne partidos e movimentos da esquerda latino-americana. 

O objetivo, segundo seus organizadores, é oferecer estrutura, coesão e coordenação política aos setores conservadores, preparando lideranças municipais e estaduais para o cenário eleitoral de 2026. “O potencial é enorme, haja visto que o eleitor fluminense é conservador e Bolsonaro venceu no Estado em 2022. Queremos atuar como a direita norte-americana, com profissionalismo e eficiência”, afirmou o presidente do Foro do Brasil no Rio de Janeiro, o advogado Klaus Fins.

O que é o Foro do Brasil

O Foro do Brasil se apresenta como um movimento civil de caráter nacional voltado à defesa de valores como liberdade, propriedade, livre iniciativa, Estado mínimo, dignidade humana e proteção das liberdades individuais. Em textos divulgados pelo próprio movimento, a organização afirma atuar “em prol da liberdade, da propriedade, da livre expressão e do direito dos cidadãos, promovendo iniciativas que fortaleçam cultura, educação, saúde e dignidade humana”.

Nuno Moreira celebra 50 jogos pelo Vasco e comenta adaptação ao Brasil

Meia português do Vasco da Gama, Nuno Moreira, chegou ao Clube no início do ano e rapidamente conquistou a torcida

Altair Alves

Quando foi contratado pelo Vasco da Gama, o meia português Nuno Moreira despertou muita desconfiança da torcida. Pouco mais de 10 meses após sua chegada, o jogador acaba de completar 50 jogos pelo Cruzmaltino, caindo de vez nas graças da torcida.

Desconhecido dos vascaínos, Nuno atuava no Casa Pia, de Portugal, e não tinha muito destaque no cenário internacional. No Gigante da Colina, no entanto, ele desencantou e provou que os quase R$ 20 milhões gastos pelo Clube foram um bom investimento.

Em entrevista a Vasco TV, o meia celebrou a marca alcançada e fez questão de agradecer os companheiros, funcionários e a torcida do Vasco que o ajudaram na adaptação ao Brasil.

– Sim, eu acho que a minha adaptação tem muito a ver com com os meus colegas, com as pessoas do staff aqui do do Vasco, a torcida também. Toda a gente me recebeu super bem, eu acho que isso é o que mostra a minha adaptação. Depois os gols e as assistências vem por acréscimo, mas eu queria agradecer também a todas as pessoas que trabalham no Vasco e a todos os vascaínos porque me ajudaram bastante.

Data de anúncio da Nike no Vasco é revelada

A Nike será nova patrocinadora do Vasco da Gama e o contrato com a empresa americana é de 7 anos, até o fim de 2032

França Fernandes

O Vasco da Gama já definiu a data em que anunciará oficialmente sua parceria com a Nike, uma das marcas esportivas mais reconhecidas do mundo. 

Segundo informação do jornalista João Pedro Isidro, a apresentação deve ocorrer no dia 9 ou 10 de dezembro, em um evento planejado pelo Clube para marcar o início do novo ciclo comercial.

O contrato com a empresa americana terá duração de sete anos, estendendo-se até o fim de 2032, e é considerado um dos mais importantes acordos de fornecimento de material esportivo do futebol brasileiro nos últimos anos. A expectativa interna é de que a chegada da Nike fortaleça a estratégia de reposicionamento do Vasco no mercado.

Apesar do anúncio ocorrer ainda em 2025, a estreia oficial do material completo da Nike no time profissional só acontecerá no início de 2026. Até lá, a equipe seguirá utilizando uniformes da fornecedora atual, conforme previsto no término contratual vigente.

A primeira aparição pública da Nike nos gramados com o Vasco, porém, será antecipada para a Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha). O time sub-20 utilizará uma versão alternativa do uniforme, exclusivamente preparada para a competição.