sábado, 5 de fevereiro de 2011

Procura-se um aviador (Temeia)


Procura-se um aviador. Nem jovem nem velho, apenas antigo. Que tenha sensibilidade para lidar comigo e compreenda minhas manias, pois já estive à beira do desaparecimento e fui ressuscitado - ou restaurado - como dizem por aí... Cada novo pedaço de tela, cada nervura, representa cicatrizes dos lanhos de uma vida de voos e pousos, mais rangidos, estalidos e tendências deste meu corpo - ou fuselagem...

Meu piloto poderá falar quando quiser, mas, sobretudo, terá que saber escutar, ouvir e entender os sons que sou capaz de emitir: como o assobio do vento relativo nos meus montantes e estais; o ronco do meu fiel motor que, às vezes, espouca e tosse, com um bafo de fumo azulado.

Procura-se um humano que compreenda os meus códigos, que talvez sejam mensagens diluídas pelo tempo e remanescentes de aviadores antigos que me conduziram, ou a outros iguais a mim.

Procura-se um aviador que não se importe com meu cheiro de dope, graxa e gasolina, também não se melindre quando eu o espirrar óleo. Deverá ainda saber usar a bússola e ler uma carta seccional, reconhecendo referências no terreno, compensando o vento e mantendo a rota, sem precisar de mostradores eléctricos. Este piloto decerto apreciará as pistas de erva e cascalho.

O aviador que procuro deverá saber extasiar-se com minhas antiquadas chandelles, turneaux  e loopings, apenas alegres e espontâneos bailados, sem pretensão a aplausos ou troféus.

Procura-se um aviador que tenha prazer de voar a qualquer hora, mas preferindo descolar ao nascer do sol, ou conduzir-me nas luzes mágicas do sol poente. Meu piloto será um saudosista por certo, sobrevivente do tempo em que um avião era um avião, e não um foguete com asas, recheado de automatismos.

Este piloto será tido como esquisito, pois será reservado e escondido, numa surrada jaqueta manchada de óleo. Será encontrado, junto com poucos iguais a ele, numa boa conversa de hangar.

O aviador que vier por este anúncio será aquele que procure poesia na aviação.

Procura-se este aviador raro, que tenha carinho por mim, a despeito da minha idade, e que, principalmente, não permita que lhe arranquem o romantismo.

Interessados dirigirem-se ao Hangar da Saudade, no Campo dos Sonhos, procurar pelo velho, porém majestoso, North American Texan T-6, mais conhecido por "Temeia".


Fotos e texto: não localizei a autoria - o que é uma pena, haja vista a beleza do texto
Enviado por Cristina Freitas

9 comentários:

  1. Show...lindo texto...o velho e bom T 6...

    Paulo afonso farias

    ResponderExcluir
  2. Como dizia o Braga, companheiro de qualquer hora... fantástico. Cmte Rios

    ResponderExcluir
  3. O autor,de fato infelizmente, é desconhecido. O texto ornava uma das paredes do restaurante do ACSP nos anos 80/90.

    Franco Frreira

    ResponderExcluir
  4. Te conheci nego velho quando pensei que sabia voar, sabia nada. Voar vc me ensinou que começa quando vc cumprimenta o avião e ele te olha de cima do seu esplendor, com certo desprezo, te analisa e estuda para ver se vai deixar vc vesti-lo. Aí começa uma interação espírito matéria, a qual não sei quem é quem. Após devidamente trajado com seu terno novo vc sai passeando até a pista, são momentos cruciais para a correta aceitação, todas suas ações são estudadas, ele confere se vc segue a pequena Bíblia que o deixa pronto para realizar a contento sua missão. Se vc for aprovado, ele finalmente te abraça e te incorpora, e te deixa alçar aos ares. Feito o teu ofertório a ele será a vez dele te pagar com o esplendor e graça das suas possibilidades, se deixando levar ao infinito dos sonhos do aviador....a comunhão perfeita, onde os dois atingem o ápice do matrimônio. Podem voltar, cada um satisfeito para seus hangares. Foi assim que o velho e sábio t-meia me tornou aviador. Obrigado meu irmão.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de preencher esses requisitos, mas não me considero a altura... Mexeu comigo!

    ResponderExcluir
  6. O mesmo texto refere-se ao Catalina noutro site...

    ResponderExcluir
  7. Só poderia ser um piloto, para "sentir" um avião assim, nessa linda poesia. Alem de ser bom poeta, tem possui rara qualidade, cada vez mais rara. A Humildade. ORO.

    ResponderExcluir
  8. Que coisa interessante, que registro com prazer:
    O post já fez seis anos, tava tranquilo, que nem o T6...
    De repente, alguém pousou nele, no post, e espalhou a descoberta.
    E pronto! É o post mais acessado e COMENTADO, da semana e, por enquanto, do mês.
    Muito obrigado ao aviador anônimo!

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-