terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Facebook registra escritório brasileiro em São Paulo


Um registro na Junta Comercial de São Paulo indica que o Facebook está prestes a abrir uma operação local de venda de publicidade online no Brasil.

De acordo com documento na JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo), uma sociedade limitada com o nome “Facebook Serviços Online do Brasil” foi registrada há exatamente uma semana e tem como sócios a Global Holding I, com valor um real de participação na sociedade e Facebook Global Honding II, com valor de R$ 999,999 mil reais. A Global Holding dois, diz o documento, tem sede em Palo Alto, nos Estados Unidos.

O registro na Junta paulista é praticamente a confirmação de que o Facebook vai abrir uma operação no Brasil. Na verdade, esta intenção já havia ficado clara com a contratação de Alexandre Hohagen para o cargo de diretor de vendas do Facebook na América Latina. Hohagen era presidente do rival Google no continente até aceitar a posição no Facebook, há uma semana.

O imóvel registrado como sede da nova empresa, no bairro do Paraíso, em São Paulo, pertence a uma consultoria que presta serviços ao Facebook. Procurada, a assessoria de imprensa do Facebook no Brasil não confirmou a existência de um escritório paulista.

A abertura de uma operação no Brasil, liderada por Hohagen, visa acelerar o crescimento do Facebook no país, um dos poucos mercados em que a rede criada por Mark Zuckerberg perde por larga diferença do Orkut, desenvolvido pelo Google.

Segundo dados da ComScore, o Orkut conta com 43 milhões de usuários no país, contra apenas 9,5 milhões do Facebook. A velocidade de crescimento do Facebook no mercado nacional, no entanto, impressiona. Enquanto a audiência da rede social praticamente dobrou no Brasil em dois anos, o número de usuários que acessa o Orkut no país recuou em mais de 40% no mesmo período.

No mundo, o Facebook exibe 596 milhões de usuários contra 85 milhões do Orkut.

Mais do que acirrar a competição de seu rival, o Facebook buscará no Brasil gerar receita com sua audiência local, que se aproxima dos 10 milhões de usuários. Em todo o mundo, o Facebook adota a política de abrir escritórios locais quando o volume de usuários ativos da rede atinge um patamar mínimo de participação de mercado.
Cauã Taborda e Felipe Zmoginski, de INFO Online, 21-02-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-