Tudo foi feito como nos verdadeiros raptos, como se o refém não passasse de um boneco – aquele boneco vestido de amarelo e de cabelo vermelho que chama a atenção de milhares de crianças nos restaurantes McDonald’s de todo o mundo.
Ronald McDonald, mais precisamente o Ronald que se encontrava num restaurante finlandês, tinha sido “raptado” no início de Fevereiro por um grupo autodesignado Frente de Libertação Alimentar. Depois foram seguidos os passos de um sequestro: capuzes, jornal do dia a provar que o “refém” está "vivo", até uma bandeira da organização, uma reivindicação e um prazo.
Os sequestradores não queriam dinheiro, nem a libertação de quaisquer presos. Queriam, como explicaram num vídeo no Youtube e no site www.freeronald.org, respostas da McDonald’s a algumas perguntas. Por que não há clareza em relação aos processos de fabrico das refeições? Quantas toneladas de resíduos não recicláveis são produzidos pela McDonald’s. Por que é que esta cadeia de restaurantes não procura prevenir problemas como a obesidade ou a diabetes?
No final é dado um prazo, 11 de Fevereiro, e como da cadeia de restaurantes de fast food não houve respostas, agora os “sequestradores” cumpriram a ameaça e, numa sala estreita com uma guilhotina de madeira, decapitaram o boneco da McDonald’s.
O vídeo foi colocado no mesmo site onde a Frente de Libertação Alimentar tinha anunciado o “rapto”. O grupo tinha garantido que até gosta de hambúrgueres e batatas fritas e que, se tivesse respostas, até passaria a comer mais. Em comunicado, a McDonald’s disse que está sempre disponível para o diálogo construtivo com os consumidores, os accionistas ou a imprensa, mas considerou a façanha deste grupo tem “um sabor muito pobre” e não é “uma abordagem responsável para um diálogo com significado”.
Dois membros do grupo terão chegado a ser detidos antes da filmagem do segundo vídeo, segundo o site dedicado às questões de consumo The Consumerist. O grupo terá prosseguido a sua acção com outra réplica do boneco Ronald McDonald.
Jornal Público, 17-02-2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.
Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.
Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-