sábado, 26 de março de 2011

"Contra um mundo melhor - ensaios do afeto"

Acabei de ler "Contra um mundo melhor - Ensaios do afeto", de Luiz Felipe Pondé e "O cão de Sócrates", de António Ribeiro (pseudônimo).

 O primeiro é uma coletânea de ensaios e fragmentos. "Os textos reunidos neste livro confirmam o que todos os leitores de Luiz Felipe Pondé já sabem: esse psicanalista e filósofo - colunista da Folha de S. Paulo - escreve, como ele mesmo afirma,
'contra um mundo que mente sobre si mesmo'.
Ainda que não escreva por meio de aforismos, Pondé já faz parte do grupo de intelectuais polêmicos cujo pensamento afiadíssimo destila saudável sarcasmo, capaz de chacoalhar os leitores e libertá-los da apatia e da neutralidade."


O segundo é também uma coletânea de crônicas que o autor (o cão do PM) escreveu à guisa de diário enquanto esteve no Palácio de São Bento, residência oficial (e local de trabalho) do Primeiro-Ministro de Portugal. Atualmente é o Engenheiro José Sócrates. Muito divertido e atualíssimo, o livro!

Transcreverei aqui alguns capítulos (já selecionados) dos dois livros.

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-