terça-feira, 29 de março de 2011

Doutoramento de Lula da Silva: "Mantenham seus filhos e netos longe de Coimbra. Aquilo lá é tudo menos uma universidade."

Segundo a universidade, Lula recebe o"doutoramento" porque fala português e tem uma dimensão bíblica.




Lula é capa no site da decadente Universidade de Coimbra, que nem mesmo consta da lista das 500 melhores universidades do mundo. Sim, porque um homenageado ser a manchete do portal de uma instituição de ensino apenas denota que o seu foco não é o ensino ou a pesquisa. A não ser que o personagem tenha dado uma importante contribuição para a ciência, recebendo, por exemplo, um Nobel, a partir de estudos realizados dentro dos seus laboratórios ou bibliotecas. Ou e talvez este seja o caso, que tenha oferecido uma grande contribuição em dinheiro. Por aqui, nem na mais chinfrim universidade brasileira um doutoramento honoris causa mereceria tanto destaque. O docente de Coimbra escalado para justificar a titulação concedida ao ex-presidente brasileiro procurou ser o mais holístico possível, ao ponto de enumerar, entre os argumentos, que Lula ganhou o titulo porque discursava somente em português e mesmo assim era entendido. Além de ser um personagem com dimensão bíblica. 
Mantenham seus filhos e netos longe de Coimbra. Aquilo lá é tudo menos uma universidade. Clique aqui para ir ao site da UC. (E assistir ao vídeo)
A Universidade de Lisboa, considerada a melhor do país e colocada em 401º lugar no Ranking das 500 Melhores Universidades do mundo, utiliza os seguintes critérios para conceceder o doutoramente honoris causa:
Ter a personalidade proposta um curriculum científico, artístico ou cultural de elevada projecção internacional;
Ter a personalidade proposta contribuído, por forma relevante, para a missão da Universidade de Lisboa;
Ter a personalidade proposta prestado altos serviços à Universidade, ao País ou à Humanidade.
Mesmo na UNICAMP que doutorou o Mercadante, as regras são ainda mais rígidas para a concessão do honoris causa, que é concedido apenas:
às pessoas que tenham contribuído, de maneira notável, para o progresso das ciências, das letras ou das artes;
aos que tenham beneficiado, de forma excepcional, a humanidade ou tenham prestado relevantes serviços à Universidade.

Ainda não acabou. A Universidade da Madeira também concedeu o doutoramento honoris causa para LulaVeja aqui. No entanto, a decisão de conceder o título teve forte oposição interna. 
Colaboração: Paulo Resende
Edição: JP

Um comentário:

  1. Queria dizer uma coisa, talvez nada tenha a ver com o que se debate aqui…
    Já li em outros locais, especificamente nos “Comentários” dos sites de jornais e dos blogues, algumas asneiras e ofensas a um e a outro país, ou a um ou a outro povo. As bobagens medíocres de sempre, a agressividade insultuosa, o afastamento do foco…
    Nada tenho contra os brasileiros, nem contra os portugueses… tenho, isso sim, uma severa repulsa aos governantes e dirigentes dos dois países. Que coincidência!
    Detesto o GUP (e o partido que governa o Brasil), porque entendo-o como “apequenador” e um espetacular incentivador da mediocridade ufanista. Esse GUP (e o partido, apaniguados, assessores, militantes…) me ofende ao querer varrer da história tudo o que aconteceu nesse continental país antes da chegada desses palermas. O que fiz eu, no Brasil, até 1º de Janeiro de 2003?
    Detesto o partido que (ainda) governa este pequenino país, especificamente o lambe-botas que está demissionário, porque entendo-o mentiroso e manipulador, um dos mais espetaculares cara de pau que conheço. Está no Governo há 6 anos, o país está numa EME que dá dó, mas a culpa de tudo isto é da Oposição! Vai haver novas eleições – eu acho ótimo eleições, consultas ao Povo -, e o cara vem aí. Como alternativa a ele próprio. Não é piada.
    Bom, acho que era isso. Voltando ao foco: acho um desplante esses doutoramentos oferecidos ao GUP. (Aliás, além do dedo do cara de pau, penso que o sociólogo Boaventura de Sousa Santos também deve ter deixado alguns dedos). Acho atrevidos esses “doutoramentos”, venham eles da Universidade de Coimbra, da Universidade de Caracas ou da Universidade de Havana. Só isso.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-