terça-feira, 29 de março de 2011

Doutoramento de Lula: "os portugueses insistem em dar motivos para piadas."

Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva:


Peço vênia para enviar-lhe a presente mensagem motivado pelo espanto e por certa indignação.

Tal indignação é da mesma natureza que senti quando, aqui no Brasil, certa vez, este senhor Lula da Silva, usando das prerrogativas de chefe-de-estado brasileiro, fez reunir no salão nobre da Academia Brasileira de Letras todos os 'imortais' do seu quadro de membros para assistir uma peroração do então Presidente da República sobre - pasme! - 'Reforma Ortográfica do Idioma Português', recentemente acordada entre os povos que falam a nossa língua. Fosse eu um deles e, certamente, teria devolvido o meu 'fardão' à instituição...

Agora, a versão da 'homenagem' é atribuir ao ex-presidente o título de Doutor Honoris Causa (Que honra? Que causa?), para desespero dos que já foram homenageados por tal honraria.

Da última vez que estive em Coimbra - onde se costuma respirar o mais puro ar da erudição e da justiça - alguns amigos portugueses, de forma bem-humorada, reclamaram que os brasileiros fazem piadas demais com os portugueses.

Mas, pelo visto, os portugueses insistem em dar motivos para tais piadas...

Saudações!
Francisco Vianna, da "Resistência Democrática", 29-03-2011

Francisco Vianna
Relacionados:

3 comentários:

  1. Esse "doutoramento" só pode ter sido sugestão/recomendação/pressão do ainda primeiro-ministro de Portugal...
    Os portugueses é que terão que ouvir as piadas, não o PM - que, aliás, é ele próprio uma grande piada! Com raiva.

    ResponderExcluir
  2. A trinca que trucida o português pode tirar o sono dos professores de Coimbra
    http://bit.ly/gk81k0

    ResponderExcluir
  3. Queria dizer uma coisa, talvez nada tenha a ver com o que se debate aqui…
    Já li em outros locais, especificamente nos “Comentários” dos sites de jornais e dos blogues, algumas asneiras e ofensas a um e a outro país, ou a um ou a outro povo. As bobagens medíocres de sempre, a agressividade insultuosa, o afastamento do foco…
    Nada tenho contra os brasileiros, nem contra os portugueses… tenho, isso sim, uma severa repulsa aos governantes e dirigentes dos dois países. Que coincidência!
    Detesto o GUP (e o partido que governa o Brasil), porque entendo-o como “apequenador” e um espetacular incentivador da mediocridade ufanista. Esse GUP (e o partido, apaniguados, assessores, militantes…) me ofende ao querer varrer da história tudo o que aconteceu nesse continental país antes da chegada desses palermas. O que fiz eu, no Brasil, até 1º de Janeiro de 2003?
    Detesto o partido que (ainda) governa este pequenino país, especificamente o lambe-botas que está demissionário, porque entendo-o mentiroso e manipulador, um dos mais espetaculares cara de pau que conheço. Está no Governo há 6 anos, o país está numa EME que dá dó, mas a culpa de tudo isto é da Oposição! Vai haver novas eleições – eu acho ótimo eleições, consultas ao Povo -, e o cara vem aí. Como alternativa a ele próprio. Não é piada.
    Bom, acho que era isso. Voltando ao foco: acho um desplante esses doutoramentos oferecidos ao GUP. (Aliás, além do dedo do cara de pau, penso que o sociólogo Boaventura de Sousa Santos também deve ter deixado alguns dedos). Acho atrevidos esses “doutoramentos”, venham eles da Universidade de Coimbra, da Universidade de Caracas ou da Universidade de Havana. Só isso.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-