domingo, 28 de outubro de 2012

40º capítulo (daquela Série): Primeiros dias no Rio


Então, como já sabem, cheguei numa quarta-feira e no sábado fui ao baile.
No domingo, peguei o 310 até à Praça XV. De lá caminhei até ao início do Aterro do Flamengo. Esta foto foi tirada da passarela que fica em frente ao aeroporto Santos Dumont.


Como tinha fusquinhas na cidade!! (Embora não se vejam na foto)
Bom, segunda-feira começou a busca de trabalho.
Por indicação do meu tio tive uma entrevista no BCN-Banco de Crédito Nacional, que já desapareceu. E, a julgar pelo que sabemos, a entrevista não deu em nada.
Mas depois, também através do meu tio, fui entrevistado pelo Chefe (não me lembro qual o exato cargo) do Departamento de Pessoal das Lojas Americanas. Detalhe: em francês. Tampouco me lembro da razão. Pois bem, este senhor sugeriu que, antes de prosseguir com o processo de admissão, eu fosse conhecer duas lojas do grupo. Então, num dia estive na loja de Madureira, no outro, na loja da Tijuca, Rua Barão de Mesquita.


Voltei à sede das Lojas Americanas e, obviamente, disse que havia gostado e começou então o processo de admissão e depois um breve cursinho.
Mas, quando estava na fila de candidatos (às Lojas Americanas), atrás ou à minha frente, estava um rapaz de nome Celso Monteiro. Conversa vai, conversa vem, ele me perguntou “por que você não tenta a Varig? As inscrições estão abertas…”.
Fiz o que ele sugeriu, claro. Inicialmente preenchi uma Ficha de Admissão, e ligava dia sim, outro sim, para saber se havia sido aceita. Foi aceita. Na primeira entrevista pessoal, com quatro ou cinco pessoas representando a Varig – lembro-me de Sérgio Prates (então recém-nomeado Diretor do Serviço de Bordo), Norton Osório (Gerente-Geral do Comissariado de Voo), Zimmermann (Chefe dos Comissários?), Lilian (Chefe das Comissárias) … – o Celso Monteiro também estava presente. (Seríamos da mesma Turma de Formação de Comissários).
Concluído o cursinho nas Americanas fui destacado para a loja da Rua Uruguaiana. Lá chegado me mandaram para uma espécie de sótão copiar ou preencher faturas… hummm… no quarto dia não compareci mais ao trabalho.
Tive uma sorte danada! Já imaginou se não tivesse dado certo na Varig?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-