terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Deputado Rubens Bueno: “É importante registrar que em 13 de agosto do ano passado, a Presidente da República, Dilma Rousseff, comprometeu-se em efetivar um acordo para o restabelecimento dos benefícios do AERUS.”

O SR. PRESIDENTE (Inocêncio Oliveira) - Concedo a palavra ao nobre Deputado Rubens Bueno, para uma Comunicação de Liderança, pelo PPS.
S.Exa. dispõe de 3 minutos na tribuna.


O SR. RUBENS BUENO (PPS-PR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Deputado Inocêncio Oliveira, Sras. e Srs. Deputados, mais uma vez voltamos a esta tribuna para falar da angustiante e penosa situação vivida pelos ex-funcionários da VARIG e da TRANSBRASIL que hoje se encontram na condição de assistidos ou beneficiários do Fundo AERUS, sob intervenção, mas cuja responsabilidade por tal realidade no quadro atual é do Governo Federal. E isso por conta de seu recorrente comportamento de intransigência aos fatos ocorridos.

É lamentável que o Executivo, em vez de agir no sentido de reparar os danos causados pela ineficiência do Estado em fiscalizar gestões desastrosas, vilipendia a perspectiva humana, ao persistir com ações protelatórias de todo tipo para não pagar o montante de recursos devidos a esses milhares de aposentados que a Justiça já reconheceu legítimos.
Ora, Sr. Presidente, durante esses últimos 2 anos, o AERUS obteve ganho de causa em mais de uma das ações que tramitam no Judiciário, cuja soma já poderia estar servindo para minimizar o sofrimento desses aposentados que aguardam há mais de OITO anos uma reparação.

Nunca é demais lembrar que a imensa maioria dos que esperam pelo desenrolar dessas ações judiciais já tem mais de 70 anos. E o pior: centenas deles já faleceram — mais de 950 — diante da indiferença e dos maus-tratos. Em média, três por dia faleceram no ano de 2013.

É importante também, registrar que em 13 de agosto do ano passado, a Presidente da República, Dilma Rousseff, comprometeu-se publicamente em efetivar um acordo para o pleno restabelecimento dos benefícios do AERUS. A despeito desses desdobramentos, vale destacar que no mês de dezembro de 2013 a Presidente já se encontrava de posse de todos os dados necessários para se concluir o processo de negociação.

Sob quaisquer aspectos, não encontramos razão para justificar tanto desleixo e desrespeito. Por isso, agora neste início de ano, entre tantas outras, sugerimos que a questão de se buscar uma solução definitiva para os aposentados e beneficiários do AERUS seja uma das primeiras prioridades, tanto por parte do Governo Federal, hoje o principal responsável, como também deste Poder Legislativo, que inclusive já conta com a experiência da Comissão Externa criada no ano passado para analisar o assunto, da qual tenho a honra de coordenar os trabalhos.

Sr. Presidente, registro aqui, em nome deste Grupo de Trabalho, em nome dos beneficiários do AERUS, o apoio e o empenho do Presidente desta Casa, Deputado Henrique Eduardo Alves.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
Deputado Federal Rubens Bueno, PPS/PR, Plenário da Câmara Federal, terça-feira, 04-02-2014

Relacionados:

2 comentários:

  1. Se tivesse algum parente ou amigo dela prejudicados, ela ja teria dado solucao para esse problema. Isso e muita falta de amor ao proximo. Sao 7 anos. Quantos ja morreram sem ter seus direitos honrado. Falta de humanidade.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-