sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Água: mineral ou natural?

Um dia destes, em reunião familiar, alguém mencionou o bom costume dos restaurantes nova-iorquinos em servir aos clientes, de ofício, jarros de água gelada.

Verdade! Lembrei, com certa saudade, desse hábito. Efetivamente, na maioria dos restaurantes norte-americanos, o waiter ou a waitress servem, enquanto você se acomoda à mesa, um jarro ou um grande copo de vidro espesso com água e cubos de gelo. Não lhe perguntam nada. Ao cliente só resta pronunciar (os que o fazem) “thank you!

Atenção: a água é da torneira, ou, no limite, água em galões (quase 4l) vendidos em todos os supermercados, que eles chamam de “Pure Water”, água filtrada, podes crer.

Em Portugal, embora o consumo corrente, das famílias, seja de água da torneira, nos restaurantes a água que é servida, a pedido, é sempre água engarrafada. E cobrada, claro.

Na França, quando você diz que para acompanhar a comida você vai beber água, perguntam-lhe: “minérale” ou “plate” (da torneira)?

No Rio de Janeiro, a opção é água (mineral) com ou sem gás. Não passa na cabeça de ninguém beber água da torneira, num restaurante. Que, muito provavelmente, se filtro de água tiver, será para uso dos seus funcionários.

Posso afirmar, sem medo de errar, que todas as famílias fluminenses têm um filtro em suas cozinhas. O que não falta, no mercado, são modelos de filtros, desde os de barro até os mais sofisticados, com mumunhas desnecessárias.




E para concluir esta pequenina viagem por várias culturas, acabo de me lembrar que em Buenos Aires, serviam com o cafezinho (a bica) um copinho de água com gás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-