sábado, 28 de março de 2015

LATAM... ou LAM TAM... Uma mistura sem cara brasileira...


Valdemar Habitzreuter
Pois é, dei-me ao luxo de tirar férias das férias que a aposentadoria me proporciona. Foi Miami a escolha como destino. É uma cidade maravilhosa, banhada de águas navegáveis. Um cruzeiro pelas Bahamas foi uma tentação ao ver os enormes navios atracados no porto de Miami. E lá fomos nós, eu e minha esposa, para um cruzeiro.

Mas, viajar de férias não quer dizer que o mundo é só sorrisos. Há muita cara feia te encarando. Chega-se em certos aeroportos e percebe-se que o passageiro é considerado um mal necessário pelos funcionários das companhias aéreas e também de outros departamentos. Tem-se a sensação de estarmos diante de robôs frios, sem sentimentos, no trato com o cliente. O sorriso, a simpatia cativante que deveria transparecer no atendimento ao passageiro dá lugar a fisionomias carrancudas com ordens e exigências. É claro, nem todos se portam como tal, e nem em todos os aeroportos.

Um exemplo, no embarque em Miami, na volta para o Brasil: no check-in de Miami foi notável a falta de cordialidade das atendentes. Parece que não receberam treinamento de boa educação. Portam-se como sargentas dando ordens. Ai de você ultrapassar um quilinho a mais dos 5k de bagagem de mão que tem direito. Obrigam você a desfazer-se do excesso e alocar em outra bagagem a ser despachada. Procede-se, então, a um verdadeiro espetáculo de abre e fecha malas para distribuir o peso, e isso aos olhos de todo mundo, atrasando o check-in.

LAN e TAM compartilham o serviço de check-in em Miami. Há discrepâncias de atendimento. As atendentes da LAN são rudes, sem treinamento de um bom atendimento ao cliente. As da TAM são mais acessíveis e gentis.

Check in Miami, imagem daqui.

Faz-se necessária uma uniformização de postura para um bom atendimento.

Por ora esta mistura LAN TAM não rima bem, falta o ingrediente do genuíno profissionalismo que se exige de uma empresa aérea no atendimento de seus passageiros. Outrora tínhamos a Varig que era glorificada pelos seus usuários, mas que, infelizmente, não suportou a crise econômica da época e a sovinice de um governo que a deixou à deriva, permitindo que um patrimônio nacional de importância capital fosse à falência. 

E agora temos a LATAM, uma companhia sem cara brasileira. O Brasil, pois fica privado de uma genuína representatividade internacional no setor aéreo.

TAMos na m...ediocridade com LATAM... 
Título e Texto: Valdemar Habitzreuter, 28-3-2015

2 comentários:

  1. A aviação no Brasil era azul e amarelo ficou ROXA.

    ResponderExcluir
  2. Estou cada vez mais certo de que cada país tem a empresa aérea que merece
    Ou melhor todos tem o que merecem
    Ou melhor todos são responsáveis por sua escolhas
    Haja visto o atoleiro em que estamos
    José manuel

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-