domingo, 16 de julho de 2017

CNN diz que brasileiros são o povo mais “cool”. Foi um elogio?

Passista em desfile da Mangueira: estereótipos na justificativa. Foto: Mauro Pimentel/VEJA.com

Rede de TV americana lista as catorze nacionalidades mais simpáticas do planeta

Veja

“É possível considerar uma nação inteira cool? É justo dizer que um país é mais legal que o outro?”. Começa com esses dois questionamentos um texto da rede de TV CNN, publicado nesta semana, que elenca os catorze povos-simpatia ao redor do globo. No topo: os brasileiros.

Trata-se de um texto com algumas ironias e alfinetadas a diversos países, como no trecho em que diz que todas as nações do mundo reivindicariam esse título, “exceto os canadenses, que são muito autodepreciativos para essas coisas”. Em outro ponto, ao questionar o que é ser cool, especula se russos deixam de ser legais devido às roupas de ginástica fora de moda e cortes de cabelo ao estilo de praticante de luta livre.


Feita essa ponderação, a justificativa para colocar os brasileiros no topo mescla predicados dos quais o país se orgulha com outros mais controversos. Diz o artigo:

“Sem os brasileiros, não teríamos samba e o Carnaval do Rio; não teríamos a beleza do futebol de Pelé e Ronaldo; não teríamos os minúsculos trajes de banho e corpos torneados de Copacabana; e não teríamos certos procedimentos doloridos feitos com cera (referência à chamada brazilian wax, depilação pubiana quase total). Mas a menos que esses estejam usando sua fama de sexy, tranquilos e festeiros como um disfarce para exterminar golfinhos ou invadir a Polônia, não temos outra escolha a não ser aclamar os brasileiros como o povo mais legal do planeta.”

Como em todos os países eleitos, há dois tópicos complementares: o “ícone cool” (no caso do Brasil, o cantor Seu Jorge) e o que “não é tão cool” (“a carne e o cacau brasileiros, tão gostosos”, mas responsáveis pelo desmatamento de vastas áreas da Amazônia). Abaixo, a lista completa.

Países com povos mais legais, segundo a emissora
1 – Brasil
2 – Singapura
3 – Jamaica
4 – Mongólia
5 – Estados Unidos
6 – Coreia do Sul
7 – Espanha
8 – Japão
9 – Botswana
10 – China
11- Austrália
12 – Nepal
13 – Bélgica
14 – Turquia

Título e Texto: VEJA, 15-7-2017

Sim, basta um Carnaval ou uma Copa do Mundo de Futebol, que a maioria da população esquece todos os nomes de Políticos e Ladrões, e os elegem novamente! Isto é ser Cool? Ou é ser Otário? Ou talvez Omisso, para ser menos agressivo!

As sociedades, tanto A, B ou C e D, são as mesmas que elegem os parlamentares para defender os interesses do País, ou melhor, os interesses de cada um. "Políticos" e o Povo que se dane!! É assim que pensam, e alguns, que ainda demagogos iludem os mais ingênuos, para não dizer os mais otários.

E viva o Carnaval! É... viva o Teatro do STF, STE, e outras Instituições, que o Governo diz que "funcionam"!! Aliás, quando foi o último julgamento do STF? Sim, de quem tem "Fórum Privilegiado"? Teve algum?
É... E o Brasil é Cool!
Heitor Volkart, 15-7-2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-