domingo, 26 de julho de 2020

Feliz Dia dos Avós

No Brasil, o Dia dos Avós é comemorado a 26 de julho, tendo sido esta data escolhida por referência à comemoração do dia de Santa Ana e São Joaquim, que, segundo a tradição da igreja católica e evangelhos apócrifos (não reconhecidos como legítimos) seriam pais de Maria e, portanto, avós de Jesus Cristo. Embora, nos evangelhos oficiais, que compõem originalmente a Bíblia, a genealogia de Maria não seja descrita.

De notar que a celebração brasileira é tida como tendo origem em Portugal, mas esta data não é observada na esfera portuguesa.

Conta a tradição católica que, no século I a.C., Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas rezavam pedindo que Deus lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo apareceu e comunicou que Ana estava grávida. Essa criança, uma menina, teria sido batizada Maria.

Por esta tradição, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Ana teria morrido quando Maria tinha apenas três anos. Na crença cristã, Maria foi depois escolhida, no início da puberdade, para ser mãe de Jesus Cristo.

Para alguns crentes da religião cristã, São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós e avôs.

Um comentário:

  1. FELIZ DIA DOS AVÓS, A TODOS OS VOVÔS E VOVÓS BRASIL E MUNDO AFORA. QUE DEUS OS ABENÇOEM NA SUA SANTA E INFINITA MISERICÓRDIA.
    Carina Bratt.
    de Vila Velha no Espírito Santo.

    ResponderExcluir

Não aceitamos/não publicamos comentários anônimos.

Se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-