sábado, 12 de junho de 2010

"Adeus, e obrigado! Nós continuamos por aqui..." Foi uma Homenagem aos aposentados, hoje é uma HOMENAGEM aos Comissários de Vôo pelo seu DIA!

(Introdução escrita em junho de 2010)
Comecei a escrever este texto num pernoite no Porto, escrevi-o como uma merecida e singela homenagem às Comissárias e Comisssários de Vôo aposentados. Na época, eu estava em plena ativa, é claro. Foi publicado no jornal do SNA – Sindicato Nacional dos Aeronautas, A Bússola. Depois, na revista da ACVAR - Associação dos Comissários da Varig, Speech.
Anos mais tarde, em 2005, já aposentado como “eles”, fiz um e-mail bonitinho, com a imagem noturna do Arco do Triunfo como papel de fundo e uma musiquinha francesa La vie en rose e mandei para os meus amigos.
Há semanas, e pela segunda vez, recebi por e-mail o meu texto… apócrifo. A remetente escrevia que o encontrou nos seus antigos e-mails, well
Pois então, como julgo que a homenagem aos aposentados permanece atual, embora eu tenha me tornado entretanto um deles, e os acontecimentos posteriores a 2006 nos liquidificaram a todos, sempre caberá fazê-la aos que se despedem da carreira. E para guardar definitivamente na rede, com o devido crédito  à autoria (pronto! menos um texto apócrifo ou, melhor, menos um texto atribuído a… Charles Chaplin), deixo-o abaixo.


Tânia Maria, a atriz Regina Duarte e Gladys Geyer

Adeus - e obrigado! Nós continuamos por aqui…
Eles têm vinte e poucos, trinta e tantos, quarenta ou cinquenta e alguns anos de idade. Vieram de quase todos os estados brasileiros e até mesmo de países amigos. Alguns têm três ou quatro anos de vôo. Outros começaram ainda ontem. Mas tambémaqueles com mais de trinta anos em rota
Muitos deles têm cursos superiores que os habilitam ao exercício das mais variadas profissões. A grande maioria fala, pelo menos, um idioma estrangeiro - e há quem domine mais de dois!
Muitos também estavam bem instalados profissionalmente, mas deixaram tudo o que faziam antes. Desistiram de concorrer a empregos melhores, interromperam estágios, cancelaram projetos, adiaram noivados, alguns talvez tenham até brigado com a família, enfim, deixaram tudo de lado para abraçarem o que consideraram uma experiência única: voar servindo.
Atenderam a milhões de viajantes, sem nem lhes saber o nome. Cansaram-se em plantões noturnos intermináveis. Cochilaram em seus incômodos lugares de descanso. Lidaram com o público e desempenharam muitas outras tarefas, registrando queixas e críticas, desaforos, inconveniências.
Organizaram galleys, carregaram e guardaram embrulhos, sacos e malas. Atenderam doentes, trabalharam com equipamentos sofisticados e, também, com peças obsoletas, ferramentas enguiçadas, improvisadas, quebradas, inadequadas. Tiveram que mostrar sempre boa vontade e um sorriso cordial.
Aturaram bêbados, desequilibrados, arrogantes e prepotentes. Atenderam a diretores, presidentes, gerentes, chefes, assistentes, "olheiros", pilotos, mecânicos de vôo, colegas mil. Vip's, Cip's, assessores, empresários, "celebridades"... E, não raro, depararam-se com os "amigos" de "alguém importante", reivindicando tratamentos especiais e complicando-lhes o trabalho até o desespero?
Venderam a volta.
Certamente alguns sofreram e outros tiveram saudades de casa. Alguns adoeceram, e houve até quem fosse embora e não mais voltou.
Ajudaram-se mutuamente nas mais diferentes tarefas. E também andaram na "maior". Estabeleceram cumplicidades esfuziantes. E, decerto, dançaram e namoraram. Organizaram jantares, "happy hours" e festinhas de aniversário. Passeios, farras e noitadas. Houve abstêmios e quem ficasse de pileque. Andaram em bando por esquinas, largos, catedrais, de noite, madrugada ou de dia, em mil lugares do mundo.
Riram solto. Contaram a vida uns aos outros. Falaram de suas terras, famílias, amigos, amores e desamores. Alegrias, vibrações, hesitações e inseguranças. Falaram de injustiças, combinaram viagens e visitas. Choraram sozinhos em quartos internacionais.
Passaram dez, vinte, trinta e poucos anos juntos, um tempo que ninguém pode tirar dessas Comissárias e Comissários de Vôo. E, ao se aposentarem, "malgré tout", brilha em seus olhos uma experiência diferente e inesquecível, a certeza de uma aprendizagem do... mundo absolutamente incrível e radiosa. As lágrimas se aproximam, com saudades... Isso é uma coisa que eles, comissárias e comissários de vôo, não trocariam por nada.
Adeus e obrigado. Nós continuamos por aqui, no ano que vem.
Jim Pereira
Rio de Janeiro, dezembro 1992

Um comentário:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-