segunda-feira, 21 de junho de 2010

Copa do Mundo de Futebol: o que é isso?

Juro, há dias, de fato desde a estreia de Portugal e Brasil na Copa do Mundo de 2010, no dia 15 de Junho, que tenho em mente este título. Ao testemunhar a absoluta tranquilidade e alheamento dos meus vizinhos de freguesia no primeiro jogo da seleção de Portugal, pensei nesse título aí. Efetivamente, me parecia (e ainda me parece, mesmo depois do resultado de hoje) que o pessoal não está nem aí para a seleção de futebol. Bem ao contrário de um outro pessoal do qual fui vizinho durante 38 anos. Não sei se em Lisboa, ou em outras cidades, é a mesma coisa. Mas  por aqui  a gente pensa que o pessoal não sabe o que é a Copa do Mundo de Futebol.
Hoje, segunda-feira, 21 de julho de 2010, a seleção de Portugal jogou contra a seleção norte-coreana e ganhou de goleada (7 a 0). A imprensa, nacional e internacional, está muito mais animada com esse jogo, ou o resultado dele, do que os meus vizinhos de freguesia.
Depois do término do jogo, levei o meu amigo para passear. Ele levou a capa que lhe foi oferecida pelo mano Pierre. Contei quatro sorrisos...
Bom, também é verdade que um jogo de futebol, mesmo entre seleções nacionais, é um jogo de futebol (como poderia ser de rugby, basquete, botão...), nada mais. Não é a nacionalidade que joga, nem a pátria que perde ou ganha. É um jogo. Não sei se é esse o pensamento dos meus vizinhos de freguesia.
Do jornal "O Público":
Goleada sobre a Coreia do Norte domina imprensa internacional
21.06.2010 - 17:22  Por Lusa
A maior goleada até ao momento no Mundial 2010, imposta por Portugal à Coreia do Norte (7-0), na segunda ronda do Grupo G, tem dominado os destaques da imprensa internacional.
"Renasce Portugal", titula o diário desportivo espanhol "Marca", onde se lê que "a seleção lusa goleia sem piedade a Coreia do Norte e acaricia os oitavos-de-final", enquanto o francês "L'Equipe" escreve que "Portugal caminha sobre as águas", destacando "a dupla satisfação" pelo "grande passo" rumo à fase seguinte e "o reencontro de Ronaldo goleador".
Para a agência noticiosa espanhola EFE, Portugal "despedaçou a muralha norte-coreana" e fez reaparecer o 7-0 num Mundial, 36 anos depois de a Polónia se ter imposto ao Haiti por igual resultado no Alemanha 1974, um registo só verificado quatro vezes em fases finais da prova.
"Portugal destroçou hoje o sistema defensivo que colocou o Brasil em apuros, ao golear por 7-0 a Coreia do Norte, com uma segunda parte de grande futebol e na qual Cristiano Ronaldo terminou o pesadelo sem golos de 16 meses", lê-se na EFE.
O italiano "Gazzetta dello Sport" titula "Portugal sem limites, norte-coreanos sem defesa", ao passo que a britânica BBC sublinha também o facto de Ronaldo ter terminado os seus dois anos de espera por um golo internacional.
No brasileiro "Folha de São Paulo", lê-se que "Portugal humilha a Coreia do Norte e aplica maior goleada deste Mundial" e "O Globo" frisa que a equipa portuguesa "arrasa a Coreia do Norte, ganhando confiança e moral para enfrentar o Brasil na sexta-feira".
Outras agências noticiosas internacionais, como a Associated Press ou a France Presse, afirmam que "Portugal reanimou a sua campanha no Mundial com um dominador 7-0" e que "pulverizou a Coreia do Norte e quase assegurou a qualificação para os oitavos-de-final".
O vídeo dos gols:

Kenzo, 21 de junho de 2010. Foto: JP

3 comentários:

  1. O técnico Dunga e a Rede Globo:
    http://www.youtube.com/watch?v=mm_yn4-1QN4

    ResponderExcluir
  2. Dois classificados de fato:
    Uruguai (que jogará no dia 26 contra o segundo do grupo B) e o México (que jogará com o vencedor do grupo B).

    ResponderExcluir
  3. Bacana! Mas, agora que me "acalmei", me lembrei que a outra seleção era a da Coreia do Norte... que, aliás, já merece o título de Campeã do fair play: 3 faltas em todo o jogo!!
    Quero ver contra "outras" seleções...

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-