domingo, 20 de junho de 2010

As obras essenciais de Saramago

Levantado do Chão (1980)

É considerado um dos romances fundamentais de Saramago. A epopeia dos trabalhadores alentejanos, a elucidação da reforma agrária, a narrativa dos casos, conhecidos ou não, que fizeram do Alentejo um mar seco de carências, privações, torturas, sangue e uma impossibilidade de viver?, escreveu Alzira Seixo.


Memorial do Convento (1982)

Certamente o mais celebrado, estudado e discutido dos seus romances, diz Carlos Reis. Um romance histórico inovador no contexto da literatura mundial?, escreveu José Luís Peixoto. A ópera Blimunda com música do italiano Azio Corghi tem por base este romance.





O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984)

Cada vez mais o meu romance preferido, do conjunto da obra saramaguiana?, diz Carlos Reis. Um labirinto construído sobre outro labirinto, a forma brilhante, brilhante como a ficção se aproxima de um tempo real, escreveu José Luís Peixoto. Um romance onde elabora conjecturas fecundas para a compreensão de uma época ou de uma figura?, afirma Alzira Seixo.

História do Cerco de Lisboa (1989)

Um dos enredos mais bem imaginados da literatura portuguesa?, escreveu José Luís Peixoto no JL?.

O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991)

O livro contém uma história que todos conhecemos. E contém cenas e afirmações que há alguns anos atrás teriam lançado o autor na fogueira, sem direito a sepulcro. O escritor toma para si liberdades que são a substância da criação, e comporta-se, na invenção do seu mundo, como Deus. Este é o evangelho segundo Saramago...? escreveu Clara Ferreira Alves. O romance foi cortado da lista dos concorrentes ao Prémio Literário Europeu, pelo então subsecretário de Estado da Cultura, Sousa Lara.

Ensaio sobre A Cegueira (1995)

Quase em ritmo e registo de ficção científica, mantém, na escrita de Saramago e na sua aventura romanesca, uma dimensão rara e singular na actual literatura portuguesa: a constante demanda de um laço que prenda o romance à arte de questionar e que, daí, exija o lugar de uma ética mais profunda que a própria arte de pensar. Como se o romance fosse, e nunca tivesse deixado de ser, uma interrogação sobre o mundo como ele é e como ele devia ser, escreveu Francisco José Viegas. Ensaio sobre a Cegueira, de alguma forma representou o início de uma nova fase na obra de Saramago. E, decerto não por acaso, foi depois dele que se passou a falar ainda mais da grande possibilidade de, com inteira justiça, lhe ser atribuído o Nobel, escreveu no JL José Carlos de Vasconcelos. Foi adaptado ao cinema por Fernando Meirelles.

As Intermitências da Morte (2005)

São livros como este que nos tocam fundo, nos desarmam e nos deixam sem resposta. Apenas sabemos que na morte e no seu compromisso para com a humanidade reside o medo atávico do desconhecido, do vazio, algures numa hora e num lugar dentro de nós, escreveu Luísa Mellid-Franco.

Poesía Completa (2005)

Uma edição bilingue saída em Espanha essencial na sua obra para José Manuel Mendes, da Associação Portuguesa de Escritores. Quem a ler perceberá porquê, diz.

A Viagem do Elefante (2008)

"A "maldição Nobel" já muitas vezes tem bloqueado criativamente os premiados, impedindo que voltem a escrever obras relevantes. Saramago ganhou o Nobel há dez anos, e há dez anos que não escrevia um grande livro. Dos quatro romances publicados desde 1998, três eram medianos e um, A Caverna, francamente pavoroso. A maldição é agora quebrada com A Viagem do Elefante, um belo romance de Saramago que, aliás, não se parece com nenhum outro romance de Saramago. Na verdade, trata-se de um texto leve, quase jubiloso e de leitura francamente agradável (o que não é o adjectivo saramaguiano mais evidente)", escreveu o crítico literário Pedro Mexia. 

Caim (2009)

"Este livro agarra-nos, digo-o porque o li, sacode-nos, faz-nos pensar: aposto que quando o terminardes, quando fizerdes o gesto de o fechar sobre os joelhos, olhareis o infinito, ou cada qual o seu próprio interior, soltareis um uff que vos sairá da alma, e então uma boa reflexão pessoal começará, a que mais tarde se seguirão conversas, discussões, posicionamentos", escreveu Pilar del Río no site da Fundação Saramago na altura em que foi lançado o romance. Caim "desafia-nos a reflectir sobre as outras versões das histórias que nos contam", diz a professora universitária Ana Paula Arnaut.
Jornal "O Público", sábado, 19 de junho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-