quinta-feira, 17 de junho de 2010

Não estou entendendo: Europa deve definir sanções mais duras ao Irã?


Europa deve definir sanções ao Irã nuclear mais duras que as da ONU.

Medidas, ainda não definidas, têm a oposição da Rússia. Setores de gás e petróleo do país persa devem ser afetados.

Os líderes da União Europeia (UE) decidiram nesta quinta-feira (17) impor sanções mais severas ao Irã por seu programa nuclear que as acordadas pela ONU, atacando os setores de gás e petróleo do país, o que enfureceu a Rússia.

Reunidos em uma conferência em Bruxelas, os 27 estabeleceram uma lista de setores que serão punidos pela falta de cooperação de Teerã sobre seu programa nuclear. As grandes potências suspeitam de que o programa nuclear iraniano esconde objetivos militares, apesar de a República Islâmica desmentir estas acusações.

"Novas sanções eram inevitáveis", estimou o presidente do Conselho da União Europeia, Herman Van Rompuy.



A UE quer proibir, em particular, novos investimentos estrangeiros e a transferência de tecnologia, equipamentos e serviços no setor energético, principalmente a vinculada às técnicas de refino de petróleo e liquefação do gás.
Trata-se de um ponto crucial para o Irã, rico em matérias-primas, mas escasso na capacidade de refino.
No âmbito comercial, as medidas se centrarão nos produtos que podem ser desviados para fins militares, além de serem estabelecidas restrições suplementares em matéria de seguros comerciais.
Além disso, em sintonia com o defendido pela ONU, os europeus propõem sancionar a companhia iraniana de transporte marítimo IRISL e ampliar as proibições de vistos e o congelamento de bens aos membros dos Guardiões da Revolução.
Também cita o tranporte aéreo e, no campo financeiro, o congelamento de bens de novos bancos iranianos e as restrições bancárias e de seguros.
Os ministros europeus de Relações Exteriores detalharão no dia 26 de julho estas medidas, ainda sujeitas a mudanças.
As medidas europeias e americanas têm por objetivo acompanhar as da resolução adotada na última semana pelo Conselho de Segurança da ONU.
Mas Moscou criticou, nesta quinta-feira, a escolha da UE e dos EUA de ir além do estabelecido pela ONU. O vice-ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Riabkov, declarou estar "decepcionado" com estas medidas unilaterais.
Fonte: G1, 17/06/2010 17h22

Não estou entendendo nada! Mas o Guia Mundial não tinha ido...

É... como escreveu uma vez um famoso advogado: é a barbárie! Europeia, claro!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-