terça-feira, 29 de junho de 2010

Paquistão vigiará Google e outros seis portais

Conteúdo que for considerado uma 'blasfêmia contra o Islã' será bloqueado
Em maio, paquistaneses saíram às ruas para protestar contra o Facebook após site publicar charges do profeta Maomé (AFP)
O governo paquistanês começará a vigiar sete grandes portais de internet em busca de textos anti-islâmicos. Outros 17 sites serão bloqueados pelo fato de seus conteúdos serem considerados ofensivos ao Islã.
O porta-voz da Autoridade de Telecomunicações do Paquistão, Khurram Mehran, informou que Yahoo, Google, MSN, Hotmail, YouTube, Amazon e Bing serão monitorados. A decisão do governo vem à tona depois de uma proibição temporária ao Facebook, em maio.
Muçulmanos paquistaneses fizeram um grande protesto quando o site de relacionamentos publicou charges do profeta Maomé em um concurso on-line, promovido por um usuário anônimo. O governo do país considerou os posts ofensivos e bloqueou o acesso ao Facebook e ao Youtube.
Turquia – O YouTube também foi bloqueado no país de maioria islâmica, em janeiro deste ano, junto com outros 3,7 mil sites. Entre eles estão o GeoCities e algumas páginas do Google. O Conselho de Telecomunicações da Turquia informou apenas que o bloqueio se deveu a "questões legais".  
O presidente do país, Abdullah Gul, no entanto, usou seu perfil no Twitter este mês para condenar a proibição. Gul postou:"Sei que há muitas reclamações sobre as proibições ao YouTube e Google”. Em outra mensagem, escreveu: "Com certeza, sou contra o fechamento (dos sites). Já ordenei que as instituições responsáveis cheguem a uma solução. Pedi que haja uma mudança nas regras."
O governo turco é laico, apesar da forte influência islâmica. O papel do presidente é cerimonial, já que decisões executivas cabem ao primeiro-ministro do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-