segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Próstata: medo e vergonha afastam os diagnósticos precoces.

Carla Marina Mendes, Destak, 13-09-2010

Porque são ainda muitos os mitos, porque o medo é uma constante, porque a vergonha impede a detecção atempada, a  Semana Europeia das Doenças da Próstata, que arranca hoje, quer informar, esclarecer e salvar vidas.

O cancro da próstata é dos que mais mata, mas pode ser tratado se detectado a tempo.

É ainda um tabu e é na vergonha que se refugiam muitos homens. Falar sobre a próstata ou sobre os problemas a ela associados não é fácil e é por isso que os próximos dias lhes são dedicados.
Na Semana Europeia das Doenças da Próstata, o importante é falar. Até porque o silêncio e os constrangimentos só servem mesmo para engordar as estatísticas de um dos tumores malignos mais frequentes nos homens e a segunda causa de mortalidade no masculino. «Continua a haver muito receio e mitos, que fazem com que os homens não consultem um médico», confirma ao Destak Tomé Lopes, presidente da Associação Portuguesa de Urologia (APU). «A próstata está situada na área genital e ao lado da vergonha há o medo de que os exames possam perturbar a actividade sexual, o que não acontece, de que sejam dolorosos e dos tratamentos,que possam ser muito agressivos, o que também não é totalmente correcto», acrescenta o especialista.

Para os que esperam pelos sintomas para procurar ajuda, fica o esclarecimento: na maior parte dos casos, a doença é assintomática nos primeiros tempos. O que significa que, quando é diagnosticada, pode e costuma ser tarde. Por isso, prevenção étambém aqui palavra de ordem, com a necessidade de vigilância frequente.  E o que é que isto significa? O médico explica. «A partir dos 50 anos, todos os homens devem consultar o médico uma vez por ano, que lhes fará dois exames: uma análise ao sangue, o chamado PSA, e a palpação da próstata.
Semana para conhecer mais
Durante toda a semana os portugueses vão poder aceder a mais informação. A iniciativa, este ano apadrinhada pelo actor Nicolau Breyner, conta com uma tenda presente em praças públicas de quatro cidades:
Lisboa (13 e 14 de Setembro), Faro (15), Coimbra(16) e Porto (17). Nela, médicos e enfermeiros vão esclarecer sobre os problemas que podem afectar a próstata e como os levar de vencida.
Nicolau Breyner, foto: Ricardo Jorge Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-