segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Trabalhadores da UE: não à austeridade! 29 de setembro

Capa do jornal Destak, 27-09-2010.


É em nome de uma crise que não passa que os sindicatos lusos organizam acções de luta na quarta-feira.
‘Não à austeridade’. As palavras, que juntas formam uma das frases mais ouvidas nos últimos tempos, ou não estivéssemos a atravessar uma crise que teima em não querer passar, prometem ecoar um pouco por toda a União Europeia (UE) na próxima quarta-feira, dia em que a Europa se junta numa jornada de luta à qual o nosso país não será alheio: por cá, a CGTP promete greves sectoriais e concentrações na capital e no Porto. O motivo: «o País continua a degradar-se económica e socialmente.»
Organizado pela Confederação Europeia de Sindicatos, o protesto vai levar a Bruxelas delegações de todos os países – UGT e CGTP incluídas –, no dia em que os ministros das finanças europeus se juntam na mesma cidade belga. Mas a luta vai sentir-se um pouco por toda a UE. Em Espanha, a greve geral, já marcada, vai mostrar o desagrado dos espanhóis perante a reforma do mercado de trabalho preparada pelo Governo. A Alemanha junta-se ao grupo, lutando contra o aumento da idade da reforma, dos 65 para os 67 anos, assim como a Itália. Em Roma, esperam-se milhares que pedem medidas contra a crise.

Bruxelas à espera de cem mil pessoas
A Confederação Europeia de Sindicatos espera cem mil manifestantes em Bruxelas. No final do evento estão previstos encontros de responsáveis da confederação e o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, bem como o primeiro-ministro belga.
Destak, 27-09-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-