terça-feira, 21 de setembro de 2010

Casa da Mãe Roussef (anti-scriptum)

Oswaldo Colombo Filho
O colunista do Jornal Folha de S.Paulo, Fernando de Barros e Silva, foi de um virtuosismo extraordinário. Desde o título de seu artigo (postagem anterior), e pela perfeita síntese que deu a todo caso Erenice Guerra e que envolve única e exclusivamente o cerne do Governo Lula; sendo que o presidente em sua contínua e tosca retórica aos crentes e fanáticos que lhe dão ouvidos insiste em afirmar serem calúnias desferidas contra ele; seu Governo e sua imagem de homem humilde que ascendeu ao Poder. Delírios de quem se apega desmedidamente ao Poder e ainda insiste que fundou o país em 2003. Antes dele nada existiu e nada se fez. Pródigo desvario de quem pensa que também é Pedro Alvares Cabral e sairá de Brasília apenas de caravela.

O episódio do mensalão foi um divisor de águas. De um lado a máscara caiu e assumiu-se a bandalheira do que era para ser assumido já que a sociedade não reagiu em 2006. Sarney foi o grande vitorioso naquelas eleições, e pelo visto, também o será nas próximas. Aos leigos pode parecer heterogênea a formação do atual “partidão” a eleger Dilma; mas não é. O “lulo – petismo – fisiológico” é algo que vai desde o ex- PT até o PMDB de Sarney passando por Collor, Renan, Jader, chegando até Maluf – é um grande acordão “pseudo - ” em torno do cofre forte nacional, e que em 2010 o Estado locupletará político pega-trouxasobre a nação uma “carga fiscal” extraordinária e talvez sem paradigma em nossa história, - é a despedida do Governo Lula que se elegeu criticando a alta carga da herança maldita de FHC, e que era mais baixa. Só não vê e ouve a verdade quem não quer.

Em torno desse “partidão” gravita, como cortina de fumaça, a mais ridícula e desarticulada oposição política que este país já teve; além de puxadores de votos necessários à conquista do Congresso Nacional pelos situacionistas para efetiva tomada do Poder e possível alteração da Constituição, refaz-se o elo perdido com a queda do mensalão. Também, não vê isto quem não quer. Prova disto é a promiscuidade, lascividade da Justiça eleitoral para com o horário político diante das apresentações circenses; mulheres sem moral, ao lado de outras com falsa ética que já mandaram o povo “” em momento de grande aflição relaxar e gozarquando aeroportos estavam cheios e com evidente angustia diante dos maiores acidentes aéreos que este país sofreu. Trata-se da nossa ‘Bin Laden’ e que angaria votos dos paulistas... Que vergonha sentiria Guilherme de Almeida e tantos outros.
Em pior escala estão os fanáticos, e verdadeiramente fanáticos ensandecidos, surdos à razão; à moral; ao mínimo senso de justiça – os eleitores do “lulo – petismo – fisiológico”.
É um fenômeno que muitos tentam classificar e distinguir da outra quase metade da nação. Eis aqui então mais uma versão: São normalmente chamados de - “. os ignorantesPessoalmente eu acho evasivo, e uma ofensa aos verdadeiros ignorantes sem opção a outro estágio ou ascensão social. Portanto, onde se concentram tais eleitores:- # Os analfabetos propriamente ditos; # os analfabetos funcionais (um para cada cinco brasileiros ou 20% da população). # Os ignorantes ativos a pior de todas as ‘castas’. Se dentre esta “” faunahouvesse características como pelagem, ; se houvesse distinção entre esta seria pardapredador e presa estes seriam tão apenas as “sábiashienas que comem fezes e nem sabem . Medíocres nas suas limitadas sapiências com respostas óbvias postas em suas por que riembocas ou impostas em seus micros cérebros; e vivem tais quais as amebas concernentes a instintos primários. São seres irresolutos, impensantes, jamais formadores de opinião e tão apenas absorsores do que seja lá que sobrar daqueles que forem os dominantes. Vagueiam pelo modismo e pela conveniência do meio, dispensam-se do pensamento próprio e agir em prol do próximo. Convivem bem com o abstratismo e o ‘achismo’ nada embasado na realidade ou em arrazoamento lógico e experiente. E assim seguem:- eu voto porque o rei Lula mandou; meu colega disse; o cara do boteco falou que ela é legal etc.. Por serem medíocres misturam-se a tudo e convivem em qualquer situação, estão nos escritórios, fábricas; universidades, meios culturais e igrejas.
# Obviamente há ainda há casta dos imorais em essência ou excrecência social. # E os toscos, obtusos que acham que política não lhes interessa e na hora do voto anulam ou em sinal de pretenso, hipotético sinal de protesto (tão desejado pela situação), votam em vadias; palhaços; e depois dizem com soberba: “tudo é farinha do mesmo saco mesmo”. Que beleza, que demonstração de cidadania. Uma visão de futuro capaz de levar este país ao primeiro mundo tal qual a Venezuela ou Bolívia já conquistaram.
Se reportássemos isso a uma análise regional, ou até por Estados, sobrepondo a cada um deles as características da ‘fauna’ que forma o lulo-petismo-fisiológico – exclamaríamos em um diálogo imaginário:
- Caso perdido.
- Este Estado aqui não tem mais jeito.
- Eles perderam a nau da história. Estão do mesmo jeito há um século.
- É peso morto não dá para navegar rumo à prosperidade. O que vamos fazer?
- Quem sabe possamos recortar do mapa. . . colocar em cima de uma caravela; e devolver para Portugal. Á noite, sem que ninguém nos veja para não nos envergonhemos, e colocamos um bilhetinho pedindo desculpas pelo estrago que “alguns bolsistas fizeram”.
- Bolsistas, como assim?
- Claro! Bolsas Família - Sarney ao Maranhão; da família Collor a Alagoas; de Jader ao Pará, e assim por diante; Jucá a Roraima; Lobão; Renan.. Afinal que famílias que você pensa que explora aquelas terras e povo e as mantem em estágio de capitanias hereditárias até hoje?
- É verdade, mas precisaríamos de toda esquadra de Cabral. . .
- É melhor chamar a de Colombo também para dar uma mão, senão vamos ter que ficar com algum...
Exatamente assim funcionou o mandato do presidente Lula da Silva. Um coronelismo instalado em Brasília onde se confundiu partido, governo e estado, e tudo isso numa miscelânea em todos os níveis, em cruzamento em todos os Poderes da República.
Hoje vejo e ouço alguns falarem que as Instituições Republicanas estão preservadas, e que não estamos em igual estágio à Venezuela ou Bolívia? Não sei se com isso deveria me sentir feliz ou preocupado, pois se não estamos, em outro sentido estão dizendo que já estamos indo ao inferno.
O mais inocente dos cidadãos acredita que o mensalão acabou? O nepotismo? A repartição de poderes? Vide o exemplo do caso “Erenice Guerra”; uma provável vítima do chamado “fogo amigo”. Dilma Rousseff não pode negar responsabilidade sobre sua fiel escudeira, todo político sabe que Erenice ficou na Casa Civil para guardar território, até Lula cedeu e se arrepende. Ele queria naquele cargo Miriam Belchior (ex- esposa de Celso Daniel - primeiro casamento). É possível que Lula e Dilma venham a público e digam que não sabiam que a bolsa família “dos Guerra’s” era tão polpuda, mas é uma tese indefensável (aos cidadãos inteligentes dotados de QI acima da ameba).
Busca-se esconder o óbvio, e que metade da população não pode, não quer, ou não se interessa em ver; porém a outra metade pode ver. Lula, ao se pronunciar após a demissão de Erenice (pois ela jamais se demitiria), e com sua verborragia natural, disse que em se tratando de cargo público “a pessoa não pode errar”.
O presidente tem toda razão, isto é inquestionável, Erenice não tinha o direito de fazer uso de seu alto cargo e se beneficiar através de atos ilícitos em prejuízo dos cofres públicos. Também não tinha o direito e assim prevaricou, quando em exercício da função pública ajudou seus parentes, tal qual o palhaço Tiririca diz que fará se eleito com sua família e o TSE nada faz, e se isso não for falta de decoro, mudemos o nome TUDO aquilo que ocorre na vida pública nacional, desde campanha política até a “zona da Casa Civil”. Sugestão para combinar com o ‘cumpanheiro’ Sarkozy – “la sai fare général ”; ou libéré général .
A Sra. Erenice jamais deveria abusar do seu cargo, e ali no próprio andar onde funciona o Gabinete da Presidência e ter utilizado os computadores para acessar e elaborar o “dossiê” sobre o ex- Presidente Fernando Henrique Cardoso e sua esposa Sra. Ruth Cardoso. É indignante, deveria pelo menos ter usado o computador de sua casa; porém isso comprova; mais uma vez e que desde o tempo de José Dirceu e que Lula não sabia de nada, e que provavelmente “continua a não saber” – tudo continua a acontecer na “Casa Civil”; e ao lado do seu gabinete; e a imprensa continua sendo caluniadora. Não é fantástico? Então por que Erenice foi demitida?
Inventou-se agora, e a mando da presidência, uma Comissão Interna da Casa Civil para investigar a própria Casa Civil (?). É um ato próprio “casa da mãe Joana”. Pode até ser próprio da crença democrática e republicana de imbecis sem arrazoamento moral algum e que creem que este é um homem que possa se rotular de ser o mais ético e moral da história desse país, e que aceitem ainda como digna representante a “mãe Rousseff” dos beócios brasileiros, mas não da totalidade dos cidadãos brasileiros; posto que aqui também seja meu chão; aqui criei minha família e tive uma mãe descente e como outra qualquer nasceu analfabeta e por esforço próprio falece dona de uma cultura invejável e criou dois filhos honestos que para isso provam em atos e não se embebedam para falar em público.
Entendo que a justiça é o caminho e não o objetivo e eu não posso trilhar este caminho a guiza de quem comandou assaltos e sequestros e disto ainda se orgulhar, não faz parte das minhas aspirações e do meu ‘eu’. Não tenho a percepção, se artística ou comunista for, de Chico Buarque de Holanda que “política é assim mesmo, às vezes é necessário por a mão na m...” (roubar – mensalão), pois sei que honestidade não tem meia dose. Não vivo pela conveniência dos canalhas; mas sim pelo registro de passagem engrandecedor dos vitoriosos em espírito nesta vida. Nada maior do que esta grandeza de valor - a do dever cumprido, para com os seus, para com o próximo, e para com Deus acima de tudo. Durmo tranquilo.
O presidente tem razão não se pode errar, persistir é pior ainda. Errou também quem indicou e manteve a Sra. Erenice em seu cargo, e que venha a público dar explicações claras sobre sua participação, pois os recursos roubados eram meus e de milhões de pessoas que são honestas e para isto concorreram e não para estarem à mercê de qualquer gatuno. A Sra. Dilma Rousseff, senão prevaricou; pecou por gravíssima incompetência, não pode “lavar as mãos”. Como poderá dirigir uma nação se nem vê o que ocorre dez metros adiante. Errou mais uma vez o chefe da nação que teve mais um Ministro da Casa Civil envolvido em fragoroso escândalo de corrupção incorrido ali, também a poucos metros de sua sala o que nos leva a crer que o covil tem lugar certo e não indeterminado. Por muito menos do que isto Richard Nixon, o presidente da nação mais poderosa e rica do mundo veio a público e renunciou e aqui nada ocorre. Nos falta Justiça.
Dizem que as Instituições estão preservadas. Onde? No Brasil? E mais uma piada?
A rigor nem as vejo. O Congresso está em recesso, e a Justiça - “” diria a lei ora a leiVargas; e nestes tempos difíceis correspondem rigorosamente a uma parte do nosso hino “deitado(s ) em berço esplêndido”.
Oswaldo Colombo Filho, Movimento BRASIL Dignidade, 21-09-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-