segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Europa: Crescem os protestos contra os planos de austeridade

Para dia 29 de Setembro está convocado um dia de acção europeia, contra os planos de austeridade e em defesa do emprego. Entretanto, multiplicam-se as acções de protesto em diversos países.


Manifestação de 24 de Junho de 2010 em Paris,  foto de Cyberien – photothèque du mouvement social
Por toda a Europa, os governos prosseguem com planos de cortes de direitos, cortes nos serviços públicos, aumento da idade da reforma. É um vasto ataque contra o trabalho e os trabalhadores, que corre o risco de aprofundar a crise na Europa.
Este programa de austeridade e de corte nos direitos está a levar a um crescente aumento de protestos e lutas. As mobilizações multiplicam-se em diversos países, com acções já marcadas para este mês e para os próximos.
De destacar, em primeiro lugar, o dia de acção europeia de protesto contra a austeridade e em defesa do emprego e do crescimento: 29 de Setembro.
Para esse dia está convocada uma manifestação europeia em Bruxelas, que se prevê poder juntar mais de cem mil pessoas.

Para 29 de Setembro está ainda convocada uma greve geral em Espanha e manifestações em: Portugal, Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa, Roménia, Sérvia, Chipre e Itália. No nosso país, estão convocadas pela CGTP manifestações em Lisboa (às 15h no Marquês de Pombal) e no Porto (15h, praça dos Leões e praça da Batalha).
Para a próxima quinta feira, 23 de Setembro, está convocada nova jornada nacional de luta em França, por sete centrais sindicais (CGT, CFDT, CFTC, CFE-CGC, UNSA, FSU e Solidaires), com greves e manifestações, contra o aumento da idade de reforma. Esta luta contra o governo Sarkozy, que se prolonga há meses, já deu lugar a duas grandes jornadas nacionais de luta, a 24 de Junho e 8 de Setembro, com as maiores manifestações e paralisações dos últimos anos. Apontando as sondagens que 70% da população francesa está contra este aumento da idade das reformas, espera-se que os protestos do próximo dia 23 de Setembro possam ser ainda maiores, do que do passado dia 8, em que se mobilizaram cerca de 2,7 milhões de pessoas.
Na Roménia, os protestos também têm vindo em crescendo, com manifestações, durante a semana que findou, de trabalhadores da saúde. Para 27 de Setembro está convocada uma greve geral do sector público.
Na República Checa, os trabalhadores da saúde e da segurança social vão realizar uma greve a 15 de Outubro, se o governo persistir em querer cortar 10% nas despesas com salários. Para 21 de Setembro, está convocada uma manifestação de polícias, bombeiros e também soldados.
Tal como em Portugal, os polícias vêm protestando em diversos países, com destaque para a manifestação da Guardia Civil que juntou neste sábado em Madrid cerca de 20 mil agentes.
Na Itália, para além da manifestação convocada para o dia de acção europeia, está a ser preparada, desde já, uma jornada de luta nacional a 27 de Novembro pelos direitos do trabalho e pela saída da crise. Em preparação, igualmente, algumas greves sectoriais, nomeadamente dos trabalhadores da educação.

Esquerda.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-