quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Datafolha - Xiii… Lá vem histeria…

Folha de São Paulo

Reinaldo Azevedo

Em uma semana, segundo o Datafolha, a vantagem da petista Dilma Rousseff sobre os opositores caiu de 12 para 7 pontos. Na pesquisa anterior, Dilma aparecia com 51% das intenções de voto; agora, 49%. O tucano José Serra passou de 27% para 28%, e a verde Marina Silva, de 11% para 13%. Todos os números variaram dentro da margem de erro, mas é improvável que a movimentação não tenha acontecido. Em uma semana, a vantagem da petista caiu quase 40%. Será uma tendência? Vamos ver. Na pesquisa anterior Dilma tinha 57% dos votos válidos no Datafolha; agora, 54%. Num eventual segundo turno, a vantagem de Dilma também caiu 5 pontos: a petista passou de 57% para 55% das intenções de voto, e o tucano, de 35% para 38%

É claro que, na pesquisa ao menos, Dilma está numa situação confortável — uma razão a mais para estranhar os surtos de histeria do PT, que promove amanhã uma manifestação em defesa da censura à imprensa. Noto que optaram pela beligerância quando ela tinha 12 pontos a mais do que a soma dos seus adversários. A tendência é que a retórica rancorosa se exacerbe, agora que caiu para sete.

Se o que se tem aí é ou não uma tendência, não dá para saber. O fato é que a disputa está muito mais perto de um segundo turno hoje do que já esteve. Petistas estabeleceram uma meta, que chegaram a levar para o horário eleitoral: vencer no primeiro turno. Caso isso não aconteça no próximo dia 3, não deixa de ser uma derrota ditada pela arrogância.
Título e Texto: Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-