O Diretório Nacional do PT entrou com uma Ação Direita de Inconstitucionalidade contra a lei que obriga o eleitor a apresentar, além do título, um documento oficial com foto. Segundo o partido, isso pode concorrer para aumentar as abstenções.
Huuummm…
A lei foi aprovada há mais de um ano. E um dos homens que batalharam vivamente por ela foi o líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP). Sem medo de ser feliz, ele afirma: “Na época, achamos que estaríamos promovendo uma melhoria na segurança do processo eleitoral, impressão que, depois, se mostrou errada. Eu faço a minha autocrítica por isso”.
![]() |
Dep. Cândido Vaccarezza, líder do Governo Lula, foto: Celso Junior/AE |
Sei.
E o que terá levado o petista a mudar tão radicalmente de idéia? Por que a impressão se mostrou um “erro”? Vai ver o PT considera que a exigência possa não ser do seu interesse nos chamados rincões do Brasil. A decisão está nas mãos da ministra Ellen Gracie.
Por Reinaldo Azevedo
Muito bem dito, Reinaldo. Pessoas organizadas e cultas apresentarão os dois documentos sem problemas, porque os têm e comparecerão. Mesmo que a obrigação seja uma exigência burra - minha opinião. Mas essas pessoas não representam a maioria dos eleitores do PT. E agora o partido se deu conta disso. Mantida a exigência, metade dos votos estarão perdidos, pois, nesses rincões, são comprovados com qualquer documento. Que geralmente esse eleitor perdeu o título. Ou o Registro Geral. Ou ambos.
ResponderExcluir