quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ainda há muitos nazis escondidos

> Nos últimos anos aumentou a procura dos criminosos de Hitler
> Alemanha é dos países onde mais inquéritos se abrem ultimamente

Mural dos Nomes no Museu Yad Vashem, em Jerusalém, com rostos das vítimas dos nazis
Ana Carolina Sequeira
A Segunda Guerra Mundial está cada vez mais longe, mas o número de investigações sobre criminosos de guerra nazis aumentou no ano passado. É esta a conclusão de um relatório do Centro Simon Wiesenthal (SWC), uma organização de direitos humanos.
De 2009 a 2010, o número de investigações realizadas em todo o Mundo aumentou pela segunda vez consecutiva, e chegou às 852. Em igual período de 2008-09 tinham sido feitas  706 e em 2007-08, 608.
Efraim Zuroff, director da delegação do SWC em Jerusalém e também autor do 9.º Relatório Anual da organização afirmou à BBC que “há agora uma maior sensibilidade sobre os crimes do Holocausto e mais conhecimento sobre o assunto”.
Curiosamente, a Alemanha tem vindo a destacar-se em relação aos demais países com o maior aumento de investigações. De 27 em 2008-09 para 177 em 2009-10. Zuroff explica o sucedido: “O país alterou a sua política de acusação permitindo que mais suspeitos – principalmente aqueles que não eram dirigentes e os de origem não-alemã – sejam  processados”.
Desde 2001, foram feitas 78 acusações contra criminosos de guerra nazis em todo o mundo, a maioria nos EUA. No ano passado, cinco foram condenados. O relatório apresenta ainda uma lista dos 10 nazis mais procurados.
Imagem, legenda e texto: Ana Carolina Sequeira, jornal Metro, 14-01-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-