quinta-feira, 28 de maio de 2015

Manifestantes apresentam pedido de impeachment de Dilma

Presidente da Câmara, Eduardo Cunha, se comprometeu a fazer análise técnica da solicitação do Movimento Brasil Livre (MBL)

Eduardo Cunha (sentado na ponta) com integrantes do MBL e deputados de oposição. Foto: Facebook/Reprodução
Fernando Diniz
Manifestantes do Movimento Brasil Livre (MBL) protocolaram na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (27), um pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Deputados da oposição disseram que o grupo recebeu a garantia do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de uma análise técnica.

“O presidente deixou claro que vai ter de se debruçar sobre o pedido de impeachment, pedir para a assessoria técnica da Casa, além de pareceres de fora da Casa para se decidir favorável ou contrário”, disse o líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP).

Os pedidos de impeachment podem ser apresentados por qualquer cidadão brasileiro. Cabe ao presidente da Câmara decidir se o processo é arquivado ou não.

Afagado por líderes da oposição, o MBL apresentou o pedido, sustentado em pareceres de juristas como Ives Gandra e Modesto Carvalhosa, depois de uma marcha de São Paulo até Brasília. O texto tem 3 mil páginas e recebeu 2 milhões de assinaturas, segundo os organizadores. Um dos fundamentos jurídicos é a “pedalada fiscal” do governo Dilma Rousseff, que consiste no atraso do repasse de dinheiro do Tesouro Nacional aos bancos públicos.

“Eduardo Cunha se comprometeu a analisar tecnicamente e não engavetar automaticamente, como fez com os outros. Agora continuamos com uma pressão no Congresso para que seja colocado em pauta”, disse Kim Kataguiri, um dos líderes do movimento.


Título, Imagem e Texto: Fernando Diniz, Terra, 27-5-2015

Saiba mais:

Um comentário:

  1. Diferença colossal:
    Até onde eu sei, nenhuma estação de TV noticiou a chegada da Marcha a Brasília... imprensa escrita também ignorou...

    Se fosse em Portugal, qualquer marcha, marchão ou marchinha – contra este maldito governo fascista e neoliberal – teria o acompanhamento DIÁRIO da imprensa. Na escrita, manchetes de meia página, no mínimo; na falada, abertura dos telejornais, das 6h, das 8h, das 13h, das 20h e das 24h, TODOS os dias.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-