domingo, 25 de maio de 2025

TAP cancela voo no Galeão após negar embarque de cão de serviço com ordem judicial

Voo da TAP no Aeroporto do Galeão é cancelado após empresa negar embarque de cão de serviço, mesmo com ordem judicial. Polícia Federal autuou gerente por desobediência

Diário do Rio

Um voo da companhia aérea TAP Air Portugal, que partiria do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, foi cancelado neste sábado (24) após a empresa se recusar a embarcar um cão de serviço, mesmo diante de uma decisão judicial que autorizava o transporte do animal na cabine.

O cão, chamado Tedy [foto], tem como destino a cidade de Lisboa, onde vive uma criança de 12 anos com diagnóstico de espectro autista. Segundo a família, a ausência do animal estaria afetando o estado emocional da menina. “Só precisamos que eles deixem a gente embarcar. Preciso levar o Tedy até a minha irmã. Ela está mal, estressada. O cão já perdeu 5 quilos distante dela”, relatou Hayanne, responsável pelo transporte do animal.

A recusa da TAP em cumprir a ordem judicial resultou na autuação de um gerente da companhia aérea pela Polícia Federal, por desobediência à decisão judicial.

A TAP argumentou que o cão não poderia viajar na cabine e propôs que fosse transportado no porão da aeronave, opção recusada pela passageira. O voo, previsto para as 15h40, acabou sendo cancelado, e um segundo voo, agendado para as 20h25, também sofreu atraso. O embarque só começou por volta de 23h45, segundo relataram passageiros.

A emissora TV Globo confirmou a decolagem do segundo voo, mas ainda sem horário preciso. A passageira, no entanto, não embarcou, pois a companhia manteve a proibição quanto ao embarque de Tedy. Além disso, o Certificado Veterinário Internacional (CVI) do cão expirou neste domingo (25), o que inviabiliza uma nova tentativa imediata de viagem.

“Voltamos para casa. Na segunda-feira entraremos com mais um pedido”, disse Hayanne, que agora tenta novo recurso judicial para garantir o transporte do cão.

Título e Texto: Redação, Diário do Rio, 25-5-2025 

2 comentários:

  1. A "Puliça Fedemal" perdão, a Pouluicia Fedeumal deveria, no mesmo bote, fazer valer a sua autonomia, a sua força, a sua valentia, o seu poder, a sua garra, e a sua imparcialidade, não apenas quando prende e faz um carnaval para levar para a prisão pessoas inocentes e sem ordens judiciais muito claras, ordens feitas nas coxas (ou por debaixo das colchas), apenas baseadas e vindas de corruptos e assaltantes do povo. Tudo me leva a crer que existem duas policias. A Federal que para nada serve e a Fedeumal, que cuida somente das ordens daqueles "deuses de meia pataca”, ou "os Intocáveis," criaturas que fazem do brazzzzil um país sem leis e sem direção. Lembrando, sempre, que vivemos num "Estrado Demoniacrático de Dirrrrrrreito". E por ser assim, a dentadura, digo a ditadura impera, até num simples despachar de um cachorro para Lisboa, em face de uma criança com necessidades especiais. Sem mencionar, mas já o fazendo, que a ordem do juiz não serviu nem para os agentes limparem a bunda.
    Aparecido Raimundo de Souza, de São Paulo, Capital

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-