terça-feira, 14 de outubro de 2025

Brasil sai na frente, mas sofre apagão e perde pela primeira vez para o Japão

Seleção faz 2 a 0 no primeiro tempo com gols de Paulo Henrique e Martinelli, mas sofre virada em 25 minutos na etapa final

O Dia

A seleção brasileira decepcionou no último amistoso na Ásia. Após abrir 2 a 0 no primeiro tempo, o Brasil abusou dos erros e cedeu a virada para o Japão por 3 a 2, nesta terça-feira (14), em Tóquio. Paulo Henrique [foto] e Gabriel Martinelli marcaram os gols brasileiros, enquanto Minamino, Nakamura e Ueda fizeram para os donos da casa. 

Foto: Yuichi Yamazaqui/AFP

Foi a primeira vitória do Japão sobre o Brasil na história. Após a sequência de amistosos na Ásia, a seleção brasileira volta a campo em novembro. A CBF tem um acordo para enfrentar Senegal, em Londres, na Inglaterra, e a Tunísia, em Paris, na França. A confirmação deve ocorrer nos próximos dias, após o fim da data Fifa de outubro.

Paulo Henrique marca, Brasil larga na frente e faz 2 a 0

Com muitas mudanças, o Brasil demorou a se encontrar em campo. Nos primeiros minutos, o Japão chegou com mais perigo pelo lado direito com Ueda, mas não criou nenhuma chance clara — apesar de uma jogada que Minamino não conseguiu completar na pequena área.

Depois de um início com dificuldades, o Brasil conseguiu se encontrar. A marcação encaixou na frente e gerou problemas para os japoneses. Após boa jogada com Bruno Guimarães, aos 25 minutos, Lucas Paquetá serviu Paulo Henrique, do Vasco, que invadiu a área e abriu o placar.

Pouco depois, aos 31 minutos, Lucas Paquetá voltou a brilhar como garçom. O camisa 11 deu belo passe de "cavadinha" e encontrou Gabriel Martinelli, que invadiu a área e bateu cruzado para ampliar a vantagem da seleção brasileira em Tóquio.

Brasil sofre virada em 25 minutos e perde pela primeira vez para o Japão

Na etapa final, a seleção brasileira teve uma atuação irreconhecível. Logo aos seis minutos, Fabrício Bruno falhou na saída de bola e entregou a bola no pé de Minamino, que descontou. Pouco depois, o zagueiro do Cruzeiro desviou um chute de Nakamura contra a própria meta, aos 16, que igualou o placar.

Após o início ruim, o Brasil deu sinais de reação com gol anulado de Matheus Cunha. Mas foi ponto fora da curva. Quatro minutos depois, aos 25, o Japão aproveitou, mais uma vez, o apagão da seleção brasileira, e virou. Após cruzamento de Ito, Ueda desviou sozinho na pequena área e fez 3 a 2 para os japoneses.

Depois de sofrer a virada, Carlo Ancelotti colocou Estêvão e Richarlison como uma última cartada na busca pelo empate. Mas não surtiu efeito. O Brasil não conseguiu construir nenhuma jogada e foi pouco efetivo com a bola no pé, e acabou perdendo para o Japão pela primeira vez na história.

Japão 3 x 2 Brasil

Amistoso Internacional
Data: 14/10/2025
Local: Ajinomoto, em Tóquio, Japão

Japão: Suzuki; Taniguchi, Watanabe e Junnosuke Suzuki; Sano, Minamino (Tanaka), Kamada (Ogawa), Doan (Mochizuki) e Kubo (Ito); Ueda (Machino) e Nakamura (Soma). Técnico: Hajume Moriyasu

Brasil: Hugo Souza; Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Lucas Beraldo e Carlos Augusto (Caio Henrique); Casemiro, Bruno Guimarães (Joelinton) e Lucas Paquetá (Richarlison); Vini Jr (Rodrygo), Luiz Henrique (Estêvão) e Gabriel Martinelli (Matheus Cunha). Técnico: Carlo Ancelotti

Árbitro: Jong Hyeok Kim (KOR)

Assistentes: Kyunyong Park (KOR) e Jongpil Jang (KOR)

Gols: Paulo Henrique, aos 25' do 1ºT (0-1); Gabriel Martinelli, aos 31' do 1ºT (0-2); Minamino, aos 6' do 2ºT (1-2); Nakamura, aos 16' do 2ºT (2-2); Ueda, aos 25' do 2ºT (3-2)
Cartões amarelos: Doan (JAP); Estêvão (BRA)

Título e Texto: Redação, O Dia, 14-10-2025, 10h08 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-