domingo, 19 de setembro de 2010

Manifestantes em Madrid pedem debate para fim das touradas

Com os corpos nus e cobertos de tinta vermelha e preta, 
os manifestantes deitaram-se no chão para representar a imagem de um touro ensanguentado
Uma centena de manifestantes exigiu este domingo na Praça de Touros de ‘Las Ventas’, em Madrid, um debate sobre a proibição das touradas no parlamento regional, esperando que seja seguido o exemplo da Catalunha, onde foram banidas em Julho.

Com os corpos nus e cobertos de tinta vermelha e preta, os manifestantes deitaram-se no chão para representar a imagem de um touro ensanguentado.

Desde Março que os activistas recolheram 51 600 assinaturas a favor da proibição e pedem agora um debate no parlamento, onde há fortes tradições tauromáquicas.

Um mínimo de 50 mil assinaturas é o necessário para um parlamento regional aceitar analisar uma iniciativa legislativa popular.

A acção em Madrid é similar ao que ocorreu na Catalunha, quando a 28 de Julho foi decidido, no parlamento regional, terminar com as touradas em 2012.

"A iniciativa legislativa popular é a melhor afirmação da democracia porque os cidadãos propõem alterações na lei e não permitir que essas posições sejam apresentadas são um acto de cobardia", afirmou Maria Esteban, presidente da associação da plataforma que convocou a manifestação.

Poucos dias depois do início da campanha de recolha de assinaturas, ocorreu uma marcha inédita, com milhares de pessoas a pedirem o final das touradas.

No entanto, a região de Madrid anunciou no início de Março a sua intenção de incluir as touradas no seu património cultural.
Correio da Manhã, 19-09-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-