terça-feira, 2 de abril de 2013

Multiculturalismo: A música oficial da capital europeia da cultura em 2013 (!?)

Marselha e Košice são as capitais europeias da cultura em 2013. Košice é uma cidade da Eslováquia. Marselha, que não conheço, é uma cidade francesa, quer dizer, eu pensava que fosse uma cidade francesa. Tinha na imaginação e na nostalgia, pelo tempo que residi num país de expressão francesa, por afinidades pessoais e por gosto cultural, outros ritmos… diferentes, bien différents, deste que os franceses de Marselha escolheram como música oficial da cidade francesa:


A menina que canta, Flavia Coelho, brasileira, escreveu no seu youtube:

cherie !! keske tu veux que je fasse? mon Papa viens d'un village profond du Ceara, ma mère du Maranhao.. je suis fille de nordestino, nascida no rio, criada no Brasil, citoyenne du monde!!!! Bisous” (SIC)

Notas:
1ª) Nada tenho contra o ritmo, pelo contrário! Os meus próximos, e os  nem tanto assim, sabem quanto  gosto de ritmos e sons africanos, afro-cubanos…;

2ª) Vocês, leitores brasileiros, gostariam de ouvir como música oficial de um evento internacional ou da Copa de 2014, dos quais vocês têm tanto orgulho (e que tanto custou ao ex-presidente ‘conquistar’ para o Brasil), uma música com um som “multicultural” parecido com este?


3ª) Quanto aos portugueses, tenho severas e tristes dúvidas… Penso que aceitariam qualquer som, como os franceses aceitaram, bastava uma primeira capa no Público e uma chamada na SIC, de Pinto Balsemão (gosto de frisar o nome do proprietário, fundador do PSD – acho que foi – e proprietário de um império midiático e feroz oponente à privatização da Estação Pública)

Um comentário:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-