terça-feira, 30 de abril de 2013

O que vale Abril?

Alberto Gonçalves
É curioso como tanta gente lamenta os "ataques" a uma coisa tão vaga e tão pouco mensurável quanto os "valores de Abril". O Governo não respeita os "valores de Abril". O "neoliberalismo" (?) não respeita os "valores de Abril". O prof. Cavaco não respeita os "valores de Abril". A "direita" não respeita os "valores de Abril". Etc.


Não digo que não seja verdade. Digo que convinha esclarecer primeiro de que valores falamos. Os "valores de Abril" são os que derrubaram a ditadura salazarista ou os que queriam impor uma ditadura comunista em seu lugar? Os "valores de Abril" são as tentativas de evangelização ideológica que ocorreram no PREC ou a liberdade que permitiu às populações escorraçarem os evangélicos? Os "valores de Abril" são os esforços para atribuir o poder a uma seita de iluminados ou a crença numa democracia representativa? Os "valores de Abril" são a recusa da austeridade ou a rejeição do endividamento? Os "valores de Abril" são bazófia lírica ou a visão necessária para construir um país responsável e independente? Os "valores de Abril" são, em suma, aquilo que os seus paladinos gostariam que tivesse acontecido a Portugal ou aquilo que de facto aconteceu? O resultado não é famoso, mas suspeito que poderia ser ainda pior.
Título e Texto: Alberto Gonçalves, Diário de Notícias

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-