terça-feira, 23 de abril de 2013

Risco da dívida portuguesa em mínimos de Outubro de 2010

Pedro Latoeiro  
A taxa de juro implícita das obrigações do Tesouro português a 10 anos atingiram hoje o valor mais baixo desde Outubro de 2010.

A ‘yield' associada aos títulos de dívida pública portuguesa a 10 anos, prazo de referência no mercado, descia hoje em mercado secundário para 5,797%, cotação que não era atingida desde a sessão de 27 de Outubro de 2010.
Esta evolução reveste-se de especial importância dado que Portugal está na iminência de concretizar uma emissão a 10 anos em mercado primário, uma operação que pode abrir as portas do país ao novo programa de aquisição de dívida do Banco Central Europeu (BCE), uma fonte de financiamento preciosa na era pós-‘troika'.
Os analistas do RBC Markets afirmaram na semana passada que não ficariam surpreendidos se essa emissão a 10 anos se concretizasse esta semana.
O alívio na percepção de risco dos investidores para com a dívida portuguesa acontece em quase todas as maturidades - só no prazo a três anos se regista uma subida ligeira.
Esta evolução descendente está hoje também presente nas ‘yields' italianas e espanholas. No caso de Madrid, que hoje colocou em mercado primário 3,1 mil milhões de euros em títulos de curto prazo, a taxa de juro a 10 anos segue em mínimos de Novembro de 2010. Já em Roma, a ‘yield' a 10 anos marca hoje valores inferiores a 4%, o que não acontecia há cerca de dois anos e meio.
Título e Texto: Pedro Latoeiro, Diário Económico, 23-04-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-