sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Dá-lhe, Merkel!

Coligação de Merkel supera toda a oposição nas sondagens pela primeira vez em quatro anos

Rita Dias Baltazar

A coligação liderada pela Chanceler alemã Angela Merkel segue à frente nas sondagens, para as eleições de 22 de Setembro, na Alemanha, e supera as intenções de voto reunidas pela oposição, refere a agência Reuters.

De acordo com esta sondagem, a coligação de centro direita – formada pela União Democrata Cristã de Merkel e pelos liberais democratas do FDP – poderá conseguir a maioria parlamentar, sem o apoio de outros partidos. Esta é a primeira sondagem, em quatro anos, que aponta para este cenário de maioiria para a coligação liderada por Merkel.
O partido de Merkel reúne 42% das intenções de voto, na sondagem do “Infratest-dimap”, o mesmo valor que na última semana. A coligação ganhou, porém, vantagem pela subida de um ponto percentual do FDP. Juntos os dois partidos conseguem os 47% dos votos necessários para garantir a maioria em Setembro.

Também as sondagens anteriores colocavam à coligação CDU/FDP à frente, nesta corrida eleitoral.
Neste cenário, os partidos de esquerda, na oposição, reúnem 46% das intenções de voto, o valor mais baixo, desde Novembro de 2009.
Para assegurar a governabilidade do parlamento alemão, Bundestag, basta que a o partido ou coligação partidária, em questão, supere a oposição, sem que seja necessário que conquistem 50% dos votos, explica a agência britânica.

Os Sociais democratas (SPD) e os Verdes, que já governaram em coligação, no final da década de 90 do século XX, subiram um ponto percentual cada, na última sondagem, reunindo 13% e 7% das intenções de voto, respectivamente. Já em 2013, os dois partidos admitiram a hipótese de coligação. Contudo, a confirmarem-se os valores indicados nas últimas sondagens, os dois partidos não conseguiriam, em conjunto, uma maioria no Bundestag.

Apesar dos dados revelados nesta projecção, muitos analistas continuam a antecipar uma coligação alargada ao SPD, como o desfecho mais provável para as eleições de Setembro. Merkel poderá assim somar uma terceira vitória consecutiva.
Título, Imagem e Texto: Rita Dias Baltazar, Jornal de Negócios, 02-8-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-