sábado, 24 de agosto de 2013

Brutalidade policial em prisão de Luanda

Maka Angola


O Maka Angola reproduz imagens de vídeo de um episódio de violência policial contra reclusos na Comarca de Luanda. O caso aconteceu recentemente e a identidade do autor, que fez circular o vídeo através das redes sociais, permanece anónima.

No vídeo, de 5 minutos e 39 segundos, vê-se um grupo de reclusos, quase todos de calções, sentados no chão. Agentes da Polícia Nacional, guardas prisionais e membros do corpo de bombeiros retiram, à força, um homem de cada vez do grupo de reclusos e agridem-no com bastonadas e pontapés. A sessão de violência repete-se sucessivamente e os reclusos vão sendo agarrados à vez para serem agredidos.

Ouvem-se gargalhadas, apupos e palavras de incentivo por parte do grupo dos agressores. Várias vezes incitam: “Dá-lhe!”. As vítimas não oferecem resistência. Tentam proteger-se dos golpes e juntar-se aos outros reclusos. Em vários casos, o recluso é agarrado por uma perna, por um dos agentes, para o imobilizar, enquanto outros agressores o atacam.

As imagens de vídeo parecem ter sido capturadas por um elemento do grupo de agressores. É possível ver, nas imagens, um elemento da Polícia Nacional que também filma as agressões com um telemóvel.

No final do vídeo, terminada a sessão de violência policial, vêm-se vários reclusos ensanguentados. Um dos detidos aparenta ter desfalecido, enquanto outro queixa-se de ter um braço fracturado. Ouvem-se choros e gemidos e a voz de um preso que pede água.

A prática de tortura e os casos de violência policial são frequentes nas cadeias angolanas e no quotidiano. No entanto, este caso é particularmente chocante porque envolve a participação de bombeiros.

Nota-se, como agravante, o facto de nenhum agente, dos presentes, ter tentado impedir as agressões contra presos indefesos. No entanto, também é de louvar a coragem do indivíduo que filmou a barbaridade policial. Correu riscos e decidiu denunciar os abusos fazendo circular o vídeo nas redes sociais.

Aviso: O vídeo inclui imagens de grande violência, não aconselháveis a menores de idade ou pessoas sensíveis.

Maka Angola, 24-8-2013

3 comentários:

  1. Admirados? não sei porquê é mpla(partido comunista)no seu melhor,talvez já tenham saudades dos"colonianistas"Já agora porque não perguntam ao democrata Otelo e ao Mario Soares o que pensam destes amigos,pois foram eles que lhes deu angola de mão beijada.Convinha perguntar tambem á TVI,SIC,RTP,e porque não a toda a comunicação social quanto receberam do Jose Eduardo dos Santos para se calarem.Se alguem tinha duvidas que os nossos jornalistas são uma cambada de vendidos.Jose Domingos(nhula)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Vitor Crespo, porque se não fosse o SR nada se sabia,no minimo o que a SIC devia fazêr era pedir desculpa. Obg,só prova que ainda á jornalistas a serio,concelhos editoriais e de redação é que não,agora cuidado com o seu trabalho porque não o vão perdoar.Faustino Mestre

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo palavras para quê?esta ai tudo.Da tvi não é de admirar só falam mal contra brasileiros e PSD,a RTP não vão falar mal dos camaradas não é?Fernando Melo

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-