quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Como se mente nesse país da mentira!


Otacílio Guimarães
Um apagão deixou às escuras ontem à tarde todo o nordeste brasileiro por cerca de quatro horas. O ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, apressou-se a explicar que a pane foi causada por um incêndio numa fazenda no Piauí, sua terra natal, que afetou duas linhas de transmissão. A mentira e o cinismo se misturam nesta explicação.  
Primeiro, as linhas de transmissão de energia elétrica são, ou devem ser, protegidas cem metros de cado lado de sua passagem, significando isto que incêndios em volta não devem atingi-las. São corredores onde o mato não deve crescer e permacener sempre limpos. Se o incêndio na fazenda do Piaui provocou o problema isto significa que estas linhas de transmissão não estão sendo cuidadas como deviam.

Mas a mentira se torna evidente quando se sabe que o nordeste brasileiro é abastecido de energia pelo sistema Chesf, localizado na Bahia, presisamente em Paulo Afonso, e um incêncio numa fazenda no Piaui jamais afetaria este complexo. Se o ministro estivesse falando a verdade, o problema teria ficado restrito à região abastecida pela hidroelétrica de Boa Esperança, jamais todo o nordeste brasileiro.  
A verdade que o ministro e sua chefe não querem admitir é que o sistema energético brasileiro está à beira de um colapso por falta de investimentos e competência na gerência do país. Aliás, o Brasil todo está à beira de um colapso e o povo está sambando e torcendo pelo time do seu coração.
É mesmo um país de merda esse Brasil!
Título e Texto: Otacílio Guimarães, 29-8-2013

Relacionado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-