segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O embalo das sextas palacianas

José Manuel
As nossas sextas-feiras continuam iguais!
Todas as nossas esperanças que começam na segunda, se esvaem nas sextas, como um rio que corre inexoravelmente  para o mar e se  perdendo nas ondas das calamidades que nos assolam.
No planalto de Nabucodonosor, ao contrário, os palácios criam vida, emergem de uma letargia laboral, para a farra dos aviões rumo ao prazer dos resorts nordestinos, ao litoral carioca das mansões angrenses, e ao friozinho de lareira e romanée-conti degustados com pompa e circunstância no sul europeizado-maravilha.

Todas estas sextas-feiras são lubrificadas previamente com o óleo extraído do nosso trabalho sobretaxado, das nossas pensões defasadas, dos hospitais decadentes e das escolas em penúria.
Mas a farra do fim de semana é naturalmente como dito por Maquiavel - os fins que justificam os meios, em que o autor se permitia dizer que os governantes devem estar acima de qualquer princípio moral ou ético, para alcançar os seus objetivos domingueiros. Voilá!

Os jardins suspensos da Babilónia, como imaginados por Martin Heemskerck.
Se antes nos defrontávamos com os palácios babilônico-jurídico-jardinssuspensianos, que além de não julgarem, demoravam 24 sextas-feiras para dar um parecer, agora estamos caminhando para outros palácios mais modernos, mais Niemayerianos, que já começam a nos impingir três sextas-feiras, sem o menor pudor.

Quantas sextas-feiras mais teremos que aguentar sem que a revolta tome conta de nossas almas?
Quantas calamidades mais advirão de outras sextas-feiras sem solução?
Quantos de nós permaneceremos vivos, após tantas sextas-feiras, áridas, sem respostas?
Quantos mais fins de semana ficaremos em casa presos do não ter o quê, assistindo de camarote  aos devaneios palacianos e às chicanas togadas?
Título e Texto: José Manuel, ex-tripulante Varig, 67 anos, 26-8-2013

2 comentários:

  1. Prezado José Manuel!
    Corroboro plenamente suas citações quanto àqueles "ilustres" cidadãos que provocam NOSSA total descrença na JUSTIÇA BRASILEIRA
    Acompanho seus passos em total solidariedade.
    Sinto apenas vontade de "gritar aos quatro ventos" a seguinte frase,direcionada, ESPECIALMENTE, ao Excelentíssimo e Meretrícimo Ministro Joaquim Barbosa: VOSSA ECXELENCIA CORROBORA, ATRAVÉS DA IMPACIÊNCIA, NEGLIGÊNCIA, IMPRUDÊNCIA E PREPOTÊNCIA, SUA TOTAL INCOMPETÊNCIA!!!!

    Amilton Correa (aposentado Varig/Aerus)

    ResponderExcluir
  2. Prezado Amigo Zé Manuel... Pela admiração que tenho por sua pessoa, me permito fazer um comentário no seu "post"... Tenho para mim que você é hoje quem mais tem direito de se manifestar sobre o momento atual pelo qual passamos... Precisamos mostrar as falcatruas autorizadas pelo governo que envolveram o AERUS, prejudicando todos os seus participantes... Precisamos mostrar que as patrocinadoras, sejamos justos, têm suas parcelas de culpa... Pois assim como há corruptos existem os corruptores... Armaram contra nós. Uma sociedade que iria envelhecer, e que não iria reclamar... Idosos, que sem força, sem fé, sem apoio, iriam calar e nada protestar, nada agitar, que não iriam denunciar o que esta nação faz com os seus cidadãos, estavam enganados... Você mostrou que não seria assim... Idosos que nada fariam para mostrar ao país o que se leva quando se acredita nos órgãos públicos... Estes mesmos setores governamentais que foram criados para a defesa do cidadão... Que são pagos por estes mesmos cidadãos, que um dia acreditaram que teriam "justiça", que teriam "proteção", que teriam reconhecimento, pois o país ressurgia de um período obscuro e caminhava para a "glória"...Quando se fala em "glória" quer se dizer uma sociedade mais "justa", onde os desmandos deixariam de existir... Uma nação protetora de seus cidadãos, mesmo sendo mais velhos, e que, uma vez acreditaram e investiram suas economias, na que achavam ser a sua "pátria", para ter sua dignadade garantida na velhice... Não podemos chamar de "pátria"a um país que abandona o seus injustiçados idosos... Que tem uma justiça protelatória, que tem leis especiais, que tem recursos que protegem a "união", impedindo o cidadão comum de ter os seus direitos reconhecidos... Repriso uma vez mais, a lei neste país não é igual para todos... Nosso direitos não estão sendo respeitados, há muito tempo... Estão nos levando à exaustão, provocando nossa morte... Meu amigo... Temos que aproveitar qualquer oportunidade, seja ela "acordo", "acôrdo", como queiram, qualquer situação que nos beneficíe, que nos tire desta angústia, que nos faça justiça... Devemos lembrar que o lado de lá (governo) é super protegido (também acho absurda esta super proteção), mas é assim... Se ganharmos na justiça, é bem provável que sim, (defasagem tarifária), irão levar para precatório... Devemos nos aliar a todos, para proseguir nossa luta, para obter o que buscamos, toda ajuda é bem-vinda… Na "guerra", os aliados se unem com uma finalidade comum, não importa se: Se amam ou se odeiam, o que importa é a causa, é obter o que se busca... Isto é prioritário, principalmente no nosso caso… Esta é amigo, a minha opinião...
    Obrigado mais uma vez...
    Joka Klein.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-