quinta-feira, 7 de maio de 2015

Deus é a plenitude vazia...

Para VSROCCHA e Ditscheiner

Valdemar Habitzreuter
Pode isso? Claro que pode e, ao mesmo tempo, não pode. Pode se deixarmos de lado a linguagem. A linguagem não dá conta do que seja este vazio de Deus e, ao mesmo tempo, uma Plenitude. A linguagem é antes um instrumento da vida prática, através da qual nos relacionamos uns com os outros para que as coisas se arranjem segundo nossas necessidades.

No vazio de Deus não há vida prática e a parafernália que precisamos para subsistir ou existir. No vazio de Deus não há existência, é-se simplesmente. No entanto, para expressar isto: ‘é-se simplesmente’, usamos da linguagem, mas ela não dá conta do que isto representa, porque não há representação alguma. No vazio não há coisa alguma e muito menos representação de algo.

Então fujamos da linguagem para penetrar no vazio de Deus. Não há o que dizer do que seja este vazio. Mas, quando se ‘é simplesmente’, ocorre a plenitude, isto é Deus... Bom, mais uma vez usei da linguagem para dizer isto. É melhor pensar isto que dizer isto. Ao longo do pensamento, o próprio pensamento cede lugar ao vazio. Aí estamos na plenitude de Deus – o eterno Vazio de toda sensibilidade.

Como diz o filósofo gênio, Wittgenstein: “daquilo que não se pode falar, deve-se calar”. É na auscultação do silêncio que a verdade se apresenta. Cale-se e escute, e te tornarás o pastor do ser.
Título e Texto: Valdemar Habitzreuter, 4-5-2015

Relacionados:

13 comentários:

  1. Bem Valdemar, eu sou ateu, e não possuo vazio interior.
    Não gosto muito de falar se deus existe ou não, simplesmente para mim, deus é um ser que cada um imagina ser a si mesmo.
    Eu não sou deus, nem sua cópia ou semelhança.
    Não tenho poderes.
    Sou falível.
    Certas palavras enchem minha vida, locupletam meus pensamentos, uma delas é "VAZIO" ou "NADA" ambas não existem, justamente com você diz que a linguagem não se dá ao conteúdo.
    O vazio e o nada são apenas palavras pra dar significado à negação.
    Nossa mentes nunca estão vazias, nem quando em sono profundo.
    Me veio à mente um livro de Nietzsche "AURORA".
    - " Nossos deveres são os direitos dos outros sobre nós."
    O direito dos outros sobre nós, pode não estar em nosso poder, isso acontece quando alguém quer algo que não nos pertence, assim com nós poderíamos querer algo que outros não possuem ou não lhes pertence.
    O sentimento do DEVER esta implícito aos que compartilham os mesmos ideais crenças e ideologias, assim como nosso comprometimento em relação ao todo.
    O tal de livre arbítrio nada mais é que o poder que os outros nos concedem ou desejam que os preserve.
    Por tudo isso ser JUSTO é uma tarefa árdua e muitas vezes impossível.
    Felicidade plena é "UTOPIA", e tanto faz ser com ou sem deus.
    A vida é um paradigma, ou paradoxo de sinônimos.
    Os homônimos sempre dominam e destroem a balança dos direitos e deveres.
    Os homônimos sempre querem o poder uns dos outros.
    Quando na vida é justamente os sinônimos que são conjugados.
    Se fazemos o bem a alguém podemos causar o mal a outrem.
    Não acredito em deuses e demônios, e aqui o paradoxo, um é o bom e o outro é o mau, mas ambos são deuses poderosos, sempre em luta pelos direitos e deveres.
    A vida sempre nos reserva servir aos dois senhores, nossas felicidades podem ser as infelicidades de outros.
    A dualidade do universo, os positivos e negativos, enchem os vazios da mente humana.
    Sejam felizes com deus, ou sejam felizes sem deus, essa é a magnitude dos sinônimos da vida.
    As injustiças que sofremos são exatamente as justiças que sorvemos.
    Boas ou más, infelizmente patrocinadas pelos que pensam iguais, quero finalizar meus tempos justamente pensando diferente.
    bom dia

    ResponderExcluir
  2. Obrigado VRSROCCHA pelo seu comentário inteligente e pessoal. Quero apenas dizer que respeito qualquer opinião, venha de alguém que comunga com minhas posições ou não. É na diversidade de opiniões que nos enriquecemos. Quanto ao teu posicionamento de ateu eu tenho cá minhas duvidas. Será que no interior de um ateu confesso não dormita um deus anônimo? Sua frase: .... "simplesmente para mim, deus é um ser que cada um imagina ser a si mesmo", denota isso. Mesmo a pessoa não admitindo um Deus transcendente, mas erige uma força interior como modelo de conduta para sua vida, acho que esta pessoa é teísta. Esta pessoa pode se dizer ateia em relação ao Deus cristão, ou de outra religião qualquer, porque não lhe apraz suas doutrinas ou falsidades, mas isto não configura que esta pessoa seja ateia. Diz-se que Nietzsche era ateu. Mas o que representa o 'super-homem' que ele idealizou para a humanidade? Não era este seu deus? É claro que Nietzsche abominava o deus cristão por representar o sofrimento, a miséria e a fraqueza humana. Mas no lugar dele ele erigiu um outro deus: o 'super-homem' que é dono de si e não necessitando de forças do além para ter êxito na vida. Eu tenho para mim que podemos ser ateus na palavra, mas não nas nossas atitudes... Um abraço VSROCCHA... que o teu deus 'ateu' seja a força que te conduz e que o meu Deus vazio seja minha luz...
    Valdemar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você lembrar eu lhe disse que meu deus é a mãe natureza "GAIA", justamente o que mais maltratamos e lhe negamos orações e atitudes. A mãe "Gaia" produz-se do nada, justamente do vazio, está aí a bilhões de anos, quiçá trilhões, expandindo-se e encolhendo-se, sabe-se lá como e com que poder físico químico. tanto nos dá vida, quanto nos tira. Não é cristã, judaica ou muçulmana., nem budista ou hinduísta, ela é por si só ela mesma, nem prosaica nem matemática. E com escreveu Epicuro, porque preocupar-se com a morte, ou com quem fez ou deixou de fazer a vida, enquanto ser vivo. Deixar de ser, caba sendo o fim de todas as preocupações, os outros que saibam lidar com as sobras se quiserem, se não quiserem "Gaia" necessita para a reciclagem.
      bom dia...
      Em tempo sou ateu aos ditos deuses mágicos e "onialgumacoisa" eles não podem controlar "Gaia" então felicidades aos que creem.

      Excluir
  3. Prezados amigos Habitzreuter e Roccha: Embora não goste de discutir religião pois tenho como opinião que religião não é para ser discutida e sim para ser vivida, peço vênia, para dar o meu pitaco. Fiquei entusiasmado pelo brilhante debate amistoso que vocês estão propiciando, prevalecendo um respeito mútuo, que não me contive de meter o bedelho. Eu também não acredito que possa existir alguém que seja cem por cento ateu. O próprio ateu confesso, sempre diz: -"Graças a Deus que eu sou ateu"-. Duvido que qualquer pessoa que esteja num sofrimento atroz, padecendo de dores lancinantes em cima de uma cama, numa fase já terminal, não passe a acreditar na existência de um Deus, que possa vir a lhe trazer o alívio para a apavorante agonia do momento. Gosto sempre de comentar uma historinha que não sei se é verídica, sobre a crença e a descrença na existência de Deus: Num pequeno e unido grupo de renomados cientistas, existia um que não admitia de forma alguma a existência de seres divinos, garantindo que Deus não passava de uma invenção dos homens para justificar as coisas que não sabiam e nem podiam explicar. Já um outro cientista que acreditava na existência de Deus, não aceitava ouvir que todas as coisas existentes no céu e na terra, foram criadas pela Natureza, quando, argumentava com veemência: -E quem criou a natureza? Veio do nada? Querendo provar ao amigo que tudo que existe não pode ter vindo do nada, teve a ideia de criar em miniatura o nosso incompreensível e enigmático "Sistema Solar". Assim, numa sala escura, adaptada como uma parte do universo cravejada de Estrelas, instalou o Sol e os seus nove Planetas com seus satélites, enfileirados simetricamente, todos, numa movimentação sincronizada e contínua. O Astro Sol, o único fixo e maior de todos, brilhava com luz intensa e própria, irradiando calor para todos os planetas formadores do sistema. Os nove Planetas com movimentos de rotação e translação em volta do Sol, imitava perfeitamente os nossos dias e nossas noites e as quatro Estações do ano. Enfim, tudo funcionava com perfeição, numa cópia idêntica do que acontece no céu, empolgando o cientista ateu que não se contendo indagou entusiasmado: -"Quem criou esta maravilha, uma replica perfeita do nosso Sistema Solar? O cientista crente, oportuna e maliciosamente, respondeu: -"Ninguém! isto para a minha estupefação, apareceu aí de repente"-, fazendo uma alusão irônica ao que acreditava o seu teimoso e irascível amigo.
    Almir Papalardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Almir, tem uma palavra que eu uso muito e poucos entendem:
      TELURISMO
      Somos criados ou fomos, como queira, mas hoje em dia poucos são em famílias cristãs.
      É batizado, crisma, primeira comunhão, casamento, extrema-unção, missa aos domingos ou colégio de frades como eu fui estudado.
      Quando meu filho nasceu ele foi batizado depois de muita discussão com minha esposa, pais e sogros. Eu não queria, mas cedi, com a condição de que ele só faria os tais outros sacramentos quando ele decidisse.
      O fato de dizermos "graças a deus" é telúrico.
      Nos Estados Unidos eles usam muito seguido "holly shit" or " jesus christ" quando veem algumas merdas, que nada mais é do que o nosso desculpe os termos "puta que pariu" ou "que merda".
      Eu gosto de chimarrão, mas tenho um defeito horrível não gosto de dividir.
      Eu sou gaúcho, mas não gosto daquela parafernália de vestir-me como tal.
      Eu sou gremista, mas não odeio os colorados.
      O fato de que deus está entranhado em nossas mentes é telúrico e todos vão carregar essas mazelas pela vida toda.
      Cito um exemplo:
      O homem é capaz de trocar de esposa, namorada ou equivalente, ter amantes, trocar de emprego, trocar de religião, trocar de opção sexual, trocar de sexo, usar e deixar de usar drogas lícitas e ilícitas, trocar de opções politicas, quantos que aqui debatem polidamente não foram petistas, mas indubitavelmente NÃO PODE TROCAR DE TIME DE FUTEBOL.
      Adquirem até passaporte de outras nacionalidades, por vários motivos, arrogância, facilidade de viagens ou não gostam de ser brasileiros.
      O fato é que trocar de time de futebol é um ato de covardia.
      Esquecem que o time de futebol é passado de pais para filhos como a religião, mas não é covardia trocar de religião.
      Continuo pensando que o VAZIO E O NADA não existem.
      Geralmente os doentes terminais, acabam se entregando a algum deus, por pura força telúrica, é difícil aceitar-se morrer, mas naquele estertor da vontade natural de retorno, não se pode dizer que se pragueja o nome divino, ninguém pode ouvi-lo.
      O nome de deus é tomado em vão milhares de vezes por minuto nesta terra de bilhões de habitantes.
      Novamente escrevendo de que não aceito as expressões:
      - Vá com deus e "adeus"...
      Primeiro que não tenho pressa de encontrá-lo e de ir com ele, se existe.
      E adeus com despedida dá-se aos falecidos.
      Outra coisa que não existe caro amigo é o tempo, tudo nessa natureza é cíclico e reciclável.
      O fato de se respeitar os seres humanos nunca deveria ser medido pelo tamanho nem pela idade.
      Para finalizar a réplica do sistema solar não era perfeita, estava dentro do conhecido, o sol viaja no espaço junto com a via láctea e o universo todo se movimenta. E como o oxigênio que nos dá vida e ao mesmo tempo nos mata oxidando nossas células, o sol grande vigor de toda vida humana se alimenta de planetas, em bilhões de anos engolirá Mercúrio, e não haverá mais vida na terra pois esta terá temperaturas perto de 100 graus centígrados.
      Somos recicláveis, esse é o ponto da vida.

      Excluir
    2. É meu prezado amigo VSRoccha, analisei profundamente a sua resposta, muito bem redigida, educada, com conceitos perseverantes, predicado que admiro nas pessoas que defendem tenazmente as suas convicções. Não quero dizer entretanto, que desaprovo as pessoas que com humildade também mudam algumas de suas opiniões, porque, como você mesmo diz, o ser humano é mutável e reciclável, renovando seus pensamentos acompanhando sempre a evolução dos tempos. Vamos então viver o resto da vida que nos resta, e esperarmos o que ela nos reservará no final. Um forte abraço.
      Almir Papalardo.

      Excluir
  4. Olá, meus amigos VSCROCCHA e Almir, mais lenha para discussão:
    A teoria da evolução prescinde de Deus. A evolução explicaria tudo. Por exemplo, a inteligência humana é fruto da evolução; ela surgiu por acaso para servir de instrumento para sobrevivência de um ser chamado homem/mulher. Até então os animais tinham o instinto para lutar pela vida. A inteligência que irrompeu numa certa espécie de animal fez com que a luta pela vida para este animal se tornasse mais fácil.
    Mas, por que este ser intelectual vive irrequieto e preocupado com a vida? Sua inteligência trouxe muitas preocupações, pois viu-se de repente às voltas com a angústia e o medo, pois está desconcertado pelo que a vida lhe pode reservar: tragédias, doenças, velhice, morte...
    Este homem, então, fomenta estratégias para sobreviver, proteger-se dos perigos da vida e, ao mesmo tempo, aspira pela imortalidade e diz: eu quero ser imortal. Mas como se dá isso se estou condenado a morrer? Usa sua inteligência então para algo do tipo de criar um ente poderoso fora da esfera do mundo para transferir a este ente toda responsabilidade de protege-lo neste mundo e dar-lhe uma vida eterna após a morte. Este ente todo poderoso é objeto de adoração, veneração e súplicas para uma vida feliz. Foi assim que as religiões nasceram. São religiões cheias de leis, dogmas e doutrinas opressoras. Com elas quer-se a eliminação da angústia da incerteza da vida, pois a inteligência tornou-se um elemento especulativo e fator de preocupação quanto ao seu destino - quer enfrentar os medos e aflições de seu mundo interior. A religião é obra, pois da inteligência humana; o ser humano cria o fenômeno da religião que seria sua salvaguarda perante os fenômenos incognoscíveis da vida que lhe incutem temor e perigo; concretiza representações imaginativas de seres superiores que se tornam uma necessidade vital e um instrumento para enfrentar as angústias de sua alma. Concebe então uma religião com dogmas e regras convencionais fixas no culto aos deuses que ele projeta. É uma religião de conveniência que tem sua utilidade para garantir ao ser humano a proteção desses deuses, na lida com o mundo.
    Este é um raciocínio dos evolucionistas ateus. Estariam eles certos? Eu pessoalmente não estou de acordo. A evolução só tem lugar porque por baixo flui um élan vital cuja origem é inexplicável e que a inteligência humana – um produto da evolução - não está à altura de apreender. Precisamos de uma outra faculdade, acima da inteligência, que nos faculte penetrar no mistério da vida e sua evolução.... Neste sentido um Deus é admissível.
    Valdemar

    ResponderExcluir
  5. Complementando o acima exposto:
    Estas religiões fundadas pela inteligência humana são inadequadas para satisfazer o ser humano. Mas, há homens/mulheres que se colocam fora dessas religiões e praticam uma espécie de religião onde não há leis e dogmas. Há neles um sentimento de libertação, libertação das amarras e dificuldades da vida através de um conhecimento que se situa acima do conhecimento intelectual. Este conhecimento os insere numa realidade que os faz felizes tanto nas alegrias como nas adversidades. Eles possuem o conhecimento intuitivo de que há uma força cósmica que tudo rege. E surge daí uma religião dinâmica. A característica desse conhecimento intuitivo é experimentar o movimento dinâmico do universo que está em constante transformação criando incessantemente. A mãe Gaia se beneficia com esta força cósmica enfeitando-se cada vez mais de beleza onde o ser humano poderia viver em paz e alegria se não usasse negligentemente sua inteligência para agredi-la e mutila-la. Para estas pessoas, possuidoras deste conhecimento intuitivo, esta força ou elan vital que perpassa o universo é sagrado e deve ser respeitado e contribuir com seu dinamismo de transformação e criação. Este respeito significa praticar uma religião dinâmica em que se experimenta o sagrado como um deus em movimento criador. O ser humano intuitivo ultrapassa então a inteligência fabuladora e fabricadora de religiões para relacionar-se com um deus sem sentido, e estabelece doravante um contato e uma união imediatos com um deus cósmico de pura dinamicidade criadora. O homem já não mais pratica uma religião dogmática cheia de ilusões, mas pratica agora uma religião de transformação em que o ser humano apreende o sentido de ser do universo e da vida. É uma religião dinâmica que concebe um deus cavalgando com a história do universo impondo seu fluxo criador, inserindo o ser humano nessa história e privando-o da angústia da vida. O homem/mulher que praticar essa religião vive otimista e cheio de esperanças, já que é perpassado por uma força divina – o élan vital.
    Valdemar

    ResponderExcluir
  6. Valdemar, Ivan e Almir,
    Já que puseram lenha na fogueira, vamos avivar o fogo.
    Se não há leis vivemos no caos, se não houver dogmas, não haverá religião.
    Exatamente como escrito acima ficar felizes mesmo nas adversidades, porque sempre existirão realidades piores que as nossas.
    Nosso maior problema é a tal de inteligência, porque alguém com inteligência superior criaria o universo?
    Tento explicar, mas não sei se conseguirei, que entendam meu raciocínio.
    O homem inteligente sabe que onde não há oxigênio, não há fogo.
    O fogo não existe sem oxigênio.
    Exceto! Que a explosão dos átomos não precisa de oxigênio.
    Assim o é no centro da terra, e no sol ou nas estrelas.
    Porém o homem não consegue reproduzir uma reação atômica sem utilizar o oxigênio.
    Então para nós normais inteligentes não existe FOGO sem oxigênio.
    Se querem chamar a natureza e o universo de deus cósmico, eu até aceito.
    Porém ele não é inteligente, é penas matemático e lógico.
    Inteligência burra e nefasta foi criar reações atômicas com o auxílio do oxigênio.
    As estrelas alimentam-se de seus planetas precisam de átomos para destruírem e continuarem acesas, isso é lógico, é cíclico até que quando ficam sem combustível atômico encolhem de tal maneira que viram buracos negros com uma força gravitacional incrível e surpreendente, recolhendo tudo para dentro de si até expandir-se novamente.
    Levaria horas para explicar, mas há um meio rápido.
    Para escapar da gravidade da terra precisamos atingir cerca de 40000 km por hora, porém se a terra fosse uma estrela de grande magnitude e seu núcleo começasse a encolher até 10 milímetros, impossível tentar acreditar nisso, mas é lógico e real, a velocidade para escapar dessa força gravitacional seria superior a velocidade da luz, algo inatingível.
    Então meus amigos, decidi fazer parte desse universo maravilhoso, sabendo que que ele se encolhe e se expande, quando encolhe mata tudo ao seu redor e quando se expande cria tudo de volta com se motocontínuo fosse e assim o é.
    Nosso sol é uma estrela pequena que nunca atingira esse estágio, mas ele será no tempo alimento de um imenso buraco negro.
    As estrelas tem o hidrogênio como combustível que é transformado em Hélio, este é transformado em carbono e oxigênio, que são transformados em magnésio e neônio, que são transformados em silício e enxofre, que finalmente são transformados no átomo mais estável de todos o FERRO e aí inicia-se a expansão. Como escreveu Karl Sagan:
    -- Somos filhos das estrelas.
    Essa é a minha filosofia, não sei se certa, não sei se errada, mas curtam as suas.

    ResponderExcluir
  7. Caramba!! Foi só ficar algumas horas sem abrir o blog que agora ao abri-lo, fico surpreso pelo grande número de Comentários provocados por esta matéria. É por isso que falei e cada vez me convenço mais, que religião não é para ser discutida e sim para ser vivida. Parabenizo os amigos pelo vasto conhecimento do assunto. Confesso todavia que me sinto limitado para discutir religião/espiritualidade/teosofia/geografia cósmica. Agora acredito que, na verdade, os homens por mais estudos que possuam, nada sabem dos mistérios Divinos. Deus é o Princípio e o Responsável pela criação de tudo que possamos imaginar. Há entre o céu e a terra grandes mistérios em que nossa vã filosofia possa acreditar. Vemos constantemente teses e teorias serem modificadas, a cada nova descoberta, a cada novo conhecimento, a cada nova prova, como se fosse uma voz a nos alertar: "Vocês, seus tolos, só sabem mesmo o be-a-bá". Os homens, gabolas e vaidosos como são, se Deus permitisse que eles de tudo conhecessem, estaria criando perigosos adversários, porque, quanto mais conhecimento tiverem, se julgam também um Deus Todo Poderoso. Lembram-se do impulso vaidoso e convencido de um cosmonauta russo, que após dar uma volta ao redor da Lua, bradou com tom irônico e desafiador do seu foguete para os terráqueos: -"Estamos aqui no céu e não vemos Jesus Cristo"-. Cito também o exemplo da galinha, que para não destoar a vaidade reinante aqui da terra, cacareja insistentemente, como estivesse chamando a atenção de todos para a grande proeza que acabou de fazer, ou seja, botar um simples ovo. Reportemo-nos aos "Velho" e "Novo" Testamentos, que quase ninguém gosta de ler, porque não sabem ler as entre-linhas, nem interpretar cada parábola exemplificadora, considerando tudo um grande absurdo e que jamais poderia ter acontecido. As Escrituras Sagradas foram inscritas há mais de 2.000 anos por homens com poucos conhecimentos técnicos, mas ninguém ousa contestá-los. Lemos coisas que parecem desconexas como: "Grandes pássaros de ferro jogarão ovos de fogo sobre a cabeça do povo". Impossível acreditar nesta ameaça, não? No entanto o alerta era sobre as futuras guerras que existiriam entre países, onde os aviões bombardeiros, lançariam suas bombas destruidoras sobre alvos determinados. Agora faz sentido! Outra: "A voz de Deus será enviada a todos pelos telhados das casas". Dá para compreender agora que a voz de Deus (programas religiosos) entram em nossos lares através do rádio e da televisão, consumando assim a estranha profecia. Sabe-se também que já foram reunidos as maiores cabeças pensantes do mundo, os maiores gênios e homens de grande visão para tentarem formar um outro "Os Dez Mandamentos", que superasse o antigo escrito por Moysés. Não conseguiram, achando que " Os Dez Mandamentos" da Sagrada Escritura, é perfeito, completo, impossível de ser superado.
    Um abraço a todos.
    Almir Papalardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inicio um breve resumo sobre Moisés.
      Atribui-se a ele o terceiro livro da bíblia chamado de " levíticos" ou o conjunto de leis que seriam respeitadas pelo povo judaico.
      Dentre essas leis estão os 10 mandamentos, que eu afirmo que são 5 criminais, 4 religiosos tratados como crime, e um sobre ética e moral da família. Alguns deles modificados conforme as religiões modernas segundo suas óticas. Moisés é filho de um sobrinho casado com sua tia.
      Muitas das leis do livro Levíticos foram copiadas do código de Hamurabi e outras 5 constam nos 10 mandamentos. Hamurabi já previa punições a quem desonrasse pais e mães. A bíblia no velho testamento é a história de uma tribo do povo e da religião judaica.
      Pela genealogia dá até para se prever que Adão e Eva viveram lá pelos 4700 antes de cristo.
      De Adão a Jesus são 99 gerações ou 98 para outra religiões, ou 100 para algumas.
      A prova de que existiam outras tribos na época de Adão é o banimento de Caim para outra tribo na qual casou e constituiu família e fundou o vilarejo de Enoque, são fatos da bíblia incontestáveis, para quem a leu.
      Sem querer ofender, na bíblia não há menção sobre "pássaros de ferro".
      Assim como não achei na bíblia que a voz de deus será enviada a todos pelos telhados, gostaria que me indicasse o capítulo.
      Hamurabi por seu código teria punido Caim com a morte.
      Lendo a bíblia vemos que deus entrega a Moisés 2 tablas de 10 mandamentos 2 vezes.
      As primeiras duas foram quebradas, e as segundas foram guardadas na arca da aliança e diziam.

      Mandamento
      1 não pactuarás com os amorreus, os cananeus, os heteus, os perizeus, os heveus ou os jebuseus.
      2 não adorarás a nenhum outro deus;
      3 não farás para ti deuses de fundição
      4 guardarás a festa dos pães ázimos: sete dias comerás pães ázimos, no mês de abibe
      5 todo o primogénito é de Deus - e não aparecerás diante de Deus com as mãos vazias
      6 seis dias trabalharás, mas ao sétimo dia descansarás
      7 guardarás a festa das semanas, que é a festa das primícias da ceifa do trigo, e a festa da colheita no fim do ano
      8 não sacrificarás o sangue do meu sacrifício com pão levedado, nem o sacrifício da festa da páscoa ficará da noite para a manhã
      9 os primeiras frutos da terra trarás à casa do Senhor teu Deus.
      10 não cozerás o cabrito no leite de sua mãe.
      Elas foram reverenciadas pelos judeus durante séculos e são escritas no Exodo capítulo 34
      Agora caro amigo ninguém sabe o que estavam escritos nas primeiras duas tablas, apenas sabe-se que era um outro decálogo, se é o que reverenciamos com as leis copiadas do código de Hamurabi ou não, eu não sei. E não encontro as respostas.
      O fato de se honrar pai e mãe eu acho justíssimo desde que os mesmos sejam honrados.
      O que escrevi acima não considere como contestação ou ofensa, são fatos históricos.
      boa tarde...

      Excluir
    2. Prezado amigo Roccha: Com a referência a "Pássaros de Aço"... se não estou enganado, tomei conhecimento no livro "O Cataclismo Final na Perspectiva Holosótica". cujo texto transcrevo abaixo:

      João, o Evangelista, disse: “Quando os pássaros de aço desovarem os ovos de fogo; quando os homens dominarem os ares e cruzarem o fundo dos mares; quando os mortos ressuscitarem; quando descer fogo dos céus e os homens dos campos não puderem chegar às cidades e os das cidades não puderem fugir para os campos; quando estranhos aparelhos forem vistos no céu e coisas extravagantes forem vistas na Terra…”

      Quanto ao seu outro questionamento, afirmo que assisti uma palestra longa de um padre, "As vozes de Deus entrarão pelos telhados", não havendo motivo algum para eu desacreditar da narrativa. Ele citou o Livro Sagrado mas não lembro-me em qual livro podemos encontrar essa afirmação. Quando tiver um tempinho, vou procurar, lembrando que existem dezenas de livros religiosos, o que torna difícil a sua localização.
      Um abraço.
      Almir Papalardo.

      Excluir
    3. Grato, mas não se preocupe muito na procura.
      Li o livro em questão, mas não há na bíblia nada escrito sobre pássaros de ferro ou aço, narrado por João.
      No mesmo livro há uma frase do apóstolo Paulo que cabe muito no cotidiano nosso:
      Não descreia nas profecias, apenas acredite no que há de BOM nelas.
      “Não desprezeis as profecias, discerni tudo e ficai com o que é bom”.
      Então eu fico esperando todos os dias o LADO BOM das coisas, não porque acredito na religião, acredito piamente nessa filosofia.
      E quanto as dezenas de livros religiosos, eu diria dezenas de milhares, cada um filosofa dentro de sua realidade.
      Não podemos fingir que nossas mentes são violáveis, que é possível fazer-se lavagem cerebral e qualquer ente vivo.
      Até hoje guardo na memória o ato de contrição de minha primeira comunhão, foram 365 dias recitando-o no colégio La Salle de Canoas, RS.
      Até Goebbels usou essa vantagem midiática.
      Aliás tinha um tal de irmão Moisés que só liberava da aula depois que todo mundo recitasse o tal ato de contrição, e havia a catequese de sábados e domingos.
      Nunca tive curso de inglês, nem francês, mas falo e leio com muita facilidade, escrevo somente em inglês. Arranho o espanhol e italiano, se me dedicasse seria fluente nas 4. Nossa mente é um paraíso, o verdadeiro éden inexplorado, muito fácil de ser enganado e conduzido.
      Então o ateu aqui, prefere ficar com o apóstolo Paulo:
      Discernamos tudo e ficamos com os lados bons do todo.
      bom dia

      Excluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-