Leo Daniele
As maneiras vão se tornando
mais igualitárias, o mobiliário vai se tornando mais igualitário, as pessoas
vão se tornando mais igualitárias…
Mas, afinal o que quer dizer
igualitário? É um bem ou um mal? Não é alguém com simplicidade e pobreza?
Igualitarismo! Por que falar
dele em todo momento? A maioria das pessoas nem sabe exatamente do que se
trata. São igualitárias e não o sabem.
Segundo as enciclopédias, é a
teoria que sustenta a igualdade absoluta dos homens, ou a atitude daqueles que
visam estabelecer a igualdade absoluta em matéria política, social e cívica.
Mas isso é um bem ou um mal?
Santo Tomás de Aquino, Doutor máximo da Cristandade, esclarece que a
desigualdade é um bem. Analisando as respostas que ele dá, veremos que não
apenas afirma que Deus estabeleceu a desigualdade no universo para torná-lo
mais perfeito, mas que quanto maior o número de desigualdades, maior a
perfeição do universo ou de um determinado conjunto de coisas. É só pensar num
jardim, ou buquê, com apenas um tipo de flor… E noutros com as flores mais
diversas.
A desigualdade figura como um
bem em si na criação. E esse bem em si, existindo também nas obras dos homens,
é melhor do que não existir. A desigualdade em si mesma é uma perfeição.
De outro lado, temos
igualitarismo, ou seja, o cafajestismo, a vulgaridade, a vileza, a infâmia, a
indignidade, a mediocridade, a baixeza. O que nos retém entre uma coisa e
a outra? Por que hesitar? Só porque é moda?
Conclusão de Plinio Corrêa de
Oliveira: é bom que haja desigualdade, para que haja alguns a quem dar. De onde
desaparece exatamente aquilo que é o nervo da Revolução: a ideia de que o homem
que precisa é um coitado; de que todo aquele que recebe um favor é um
humilhado. Isto é falso. Está na economia da Providência que uns homens recebam
de outros.
Arrematando, se vejo uma
sociedade muito desigual, afirmo que é bela; cada homem imita a Deus em relação
a seus inferiores. A desigualdade é um elemento intrínseco de perfeição
da criação. Eis o nervo central dos problemas de nossos dias.
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