quinta-feira, 15 de julho de 2010

Em 13 de julho de 1923 é inaugurado o letreiro de Hollywood


“HollywwodLand” diziam as 13 letras em madeira e ferro no topo de Mount Lee, uma das colinas das montanhas de Santa Mónica, Los Angeles. O letreiro que viria a se tornar mundialmente famoso, ícone da paisagem de LA e sinônimo do crescimento da indústria cinematográfica ao longo do século XX, foi mandado construir por Harry Chandler, magnata e publisher do jornal Los Angeles Times, e inaugurado no dia 13 de Julho de 1923.
O letreiro, na altura equipado com quatro mil lâmpadas, anunciava a construção de um complexo residencial e previa-se que ficasse por ano e meio para ajudar a vender casas… e fazer sonhar com um novo estilo de vida.
Em 1932, a atriz Peg Entwistle suicidou-se atirando-se da letra H e as autoridades da cidade chegaram a pensar na remoção das letras brancas de nove por 15 metros.
Em 1949, as últimas quatro letras caíram por estarem degradadas e as que hoje conhecemos foram restauradas em 1978 – em vez da madeira usou-se aço e esmalte – com a ajuda de celebridades como Hugh Hefner, Gene Autry e Alice Cooper.
Em fevereiro deste ano, o letreiro voltou a estar em perigo e a Trust for Public Land anunciou que seriam necessários 9,3 milhões de euros para evitar que aqueles terrenos fossem transformados em casas de luxo. O donativo que faltava veio de Hugh Hefner, patrão da Playboy.
Fonte: jornal “Público”, 13 de Julho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-