terça-feira, 15 de outubro de 2013

Frustrações e Inconformismo

Jonathas Filho
Disse Churchill, em meio à II Grande Guerra Mundial, a famosa frase “Nunca tantos deveram tanto a tão poucos de forma eloquente, para homenagear os Aviadores da RAF que, com um número reduzido de aviões e aviadores, combateram a poderosa aviação de guerra alemã nos céus da Grã-Bretanha.
A frase, grifada e sublinhada, tem por finalidade chamar a atenção daqueles que não conhecem o drama dos beneficiários do fundo de pensão AERUS, cujos Aposentados e Pensionistas deste Instituto, pertenceram à Varig e que PAGARAM, descontando altos valores de seus salários durante décadas, para ter a complementação de suas aposentadorias. 
Estes senhores e senhoras, cuja média de idade é 75 anos, foram frustrados nas suas legítimas expectativas em Abril de 2006 com a intervenção do Governo, e isso já faz sete anos e oito meses de lutas na Justiça, para que esse Direito seja restabelecido.
 
O que quero dizer é que nunca nesse país, isso de forma inversa, tantos deveram tanto a tão poucos, sendo que esses poucos, de modo digressivo, não permitiram até agora que a Justiça que reconheceu tal Direito, FOSSE CUMPRIDA, incluindo-se a decisão de Antecipação de Tutela de 13 de Julho de 2012 determinada pelo Exmo. Juiz Dr. Jamil Rosa de Jesus da 14ª Vara Federal, decisão essa embargada pelo Desembargador Moreira Alves.
Em 29.10.2012 no Castagna Maia Blog consta: “O Desembargador Carlos Moreira Alves concedeu efeito suspensivo ao agravo da União, pois, segundo seu entendimento, há risco de grave dano ou dano de difícil reparação para a União. A decisão possui apenas um parágrafo e sequer fala na decisão da SL 127 do STF. Assim, a antecipação de tutela está suspensa até o julgamento definitivo desse agravo ou decisão superior que a afaste” (sic).

O drama dos beneficiários do Aerus nesses sete anos e oito meses, acumula cerca de 900 precoces falecimentos, na sua maioria causados pela falta de mínimas condições de vida digna, de depressão, de não ter um plano de saúde que os habilitassem a serviços médicos, internações hospitalares, fisioterapias, de não poder comprar remédios, etc, etc, etc...

Em Agosto deste ano, iniciaram-se reuniões para um suposto acordo que até então não deixou de ser “suposto”, haja vista que a FALTA de informações diretas e objetivas e/ou qualquer outra atitude que consubstancie evidências de que tal acordo acontecerá, foi garantida aos participantes do Aerus.
De fato, até o dia de hoje não foram apresentadas quaisquer notas relevantes e o que consta e contam é que “tudo caminha para um bom resultado ou breve daremos mais informações ou estamos estudando os riscos” e por aí vai uma enxurrada de meros termos abstratos do tipo “só para inglês ver”. Sutilezas à parte, quando querem resolver um problema, resolvem numa rapidez de causar inveja a qualquer caudilho latino-americano do século XIX.

Nessa sombra... com a mesma vagarosidade, parece que continua tudo igual ao Quartel sem Abrantes, onde paira o “dito por não dito” e onde a mesma “lesma lerda” continua presa na cola que foi trocada pela sua gosma.
Isto tudo nos remete à indignação, frustração e profunda revolta.
Nós devemos esse infortúnio a muito poucos e atribuímos tais frustrações e sofrimentos, àqueles que obstam as nossas LEGÍTIMAS pretensões dentro do nosso reconhecido DIREITO!!
Título e Texto: Jonathas Filho, Comissário de Voo aposentado Varig-Aerus, Imortal da ABM, 15-10-2013


Relacionados:

5 comentários:

  1. Apesar de concordar com o pensamento, gostaria de lembrar ao Jonathas que o Aerus não era EXCLUSIVO da Varig, pois a Transbrasil também era patrocinadora, entre outras empresas. Eu trabalhei em ambas as empresas e acho estranho quando algumas pessoas citam o Aerus como se fosse um Dpto. só da Varig.Quanto ao "acordo", de fato até agora não temos nenhuma garantia de que esse governo realmente esteja se esforçando nesse caminho mas opinião e bunda, todos tem a sua e eu tenho a minha.Nos últimos 7 e poucos anos nunca estivemos tão próximos de chegar a um desfecho favorável aos aposentados do Aerus,( aeronautas e aeroviários) porém ontem tivemos desagradáveis informações partindo do Henrique Lessa, parece que ex representante de imprensa do SNA , nos dando conta que a atual diretoria do SNA estaria "boicotando" as pessoas que tentam viabilizar um acordo com a UNIÃO(????).Pelo visto, essa atual diretoria do SNA que mantinha a bunda na cadeira, agora quer colocar a bunda de fora para pegar um bronzeado.Onde estavam essas pessoas que compõem a atual diretoria durante os diversas manifestações dos aposentados do Aerus pelos aeroportos e avenidas das grandes cidades deste país?? Onde estavam durante os confinamentos na sede do Aerus e no salão Verde do Congresso??Onde estavam quando 4 aposentados fizeram greve de fome no SDU??? Quem foi mobilizar os Senadores Paim,Alvaro Dias e a incansável Ana Amélia???E o Castanha Maia, que luta há mais de 7 anos em nossa defesa??Ora, se não querem ajudar, muito fazem se não atrapalhar!!!Porque, quererem destituir o escrit.Castanha Maia e nomear uma advogada esposa de um dos atuais diretores do SNA?? OLHO GRANDE NO DINHEIRO???? QUE MERDA É ESSA???? O "inimigo" está no Palacio do Planalto e não entre nós. A palavra com os imortais da ABM.........

    ResponderExcluir
  2. Pessoal:

    Fomos todos surpreendidos no BBPJ de ontem 14/10/2013 com as palavras de Henrique Lessa.

    O SNA reincidiu o contrato que mantinha com ele em junho de 2013. Este contrato continha cláusula de multa rescisória. O SNA tentou negociar um menor valor o que não foi aceito e em decorrência estão resolvendo isso judicialmente.

    Este é um problema pessoal e nada justifica misturar isso com AERUS.

    A nova Diretoria do Sindicato manteve Graziella com a atribuição exclusiva de tratar do assunto AERUS.

    O contrato com o escritório Castagna Maia está em vigor e as mensalidades previstas estão sendo pagas pelo SNA.

    Eu fui indicado para a Diretoria de Assuntos Previdenciários para dar continuidade aos trabalhos do AERUS junto com Graziella. Tenho ido diariamente ao Sindicato e não houve qualquer alteração com relação a estes fatos. Portanto, não se pode dar crédito as palavras do Henrique de que o SNA não apóia ou não quer apoiar os aposentados.

    As palavras de ontem soaram como uma vingança desnecessária e sem fundamento. Triste assistir uma pessoa que vinha nos ajudando mudar essa posição em um momento crucial para todos nós.

    Peço a todos que não se aflijam nosso trabalho continua. Não tirem o foco do nosso objetivo que é a solução do problema AERUS.

    O domínio do BBPJ é do Henrique e ele pode realmente tirar do ar quando quiser como fez com as palavras proferidas por ele ontem. Se isso acontecer iremos buscar uma outra forma de mantê-los atualizados.

    Abraços

    Zoroastro

    ResponderExcluir
  3. Acredito no Zoroastro, até porque ele é um dos que estiveram presentes nos confinamentos, portanto retiro o que comentei a respeito da atual diretoria do SNA.Minhas desculpas e que VÁ A MERDA, ENTÃO, O HENRIQUE LESSA!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Alberto- Parece haver gente interessada, em "aparecer" , falando coisas pouco apropriadas para a nossa causa, creio que é uma questão de união e não desunião, há muitos falatórios, que desanimam mais que animam, diante dos fatos,passamos a imagem de que somos mais desunidos do unidos, surgem até questões pessoas, que nada tem haver com a causa que estamos defendendo, acho que é hora de parar com as "picuinhas", e botar a cabeça para pensar, como pessoas inteligentes, deixando de lado a mediocridade, para quem se alimenta dela.

    ResponderExcluir
  5. O Sr. Roberto Mari, apesar de concordar com o pensamento do Sr. Jonathas,lembrou que o Aerus não era EXCLUSIVO da Varig, pois a Transbrasil também era patrocinadora, entre outras empresas.
    Em 10 de Fevereiro de 2009 a SECRETARIA DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR, através das PORTARIAS 2737 e 2738 também decretou a Liquidação Extrajudicial dos Planos I e II - Patrocinadora SATA, e em ata continuo do AERUS reduziu 30% dos Benefícios dos Aposentados e Pensionistas. Também na mesma época foram decretadas as Liquidações Extrajudiciais da RIO SUL, NORDESTE e VARIG LOG, portanto, todos estamos no mesmo barco separados por Patrocinadoras e também ficamos na expectativa de duas Ações, excluindo a Defasagem Tarifaria.

    Nelson Schuler
    Aeroviário durante 36 anos (VARIG/SATA)

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-