quinta-feira, 17 de abril de 2014

Considerações sobre AERUS/DÍVIDA

Oscar Burgel
Quem não pagou ao AERUS foi a VARIG. Isto é fato sabido. Quem nos deve, é a Varig. O governo foi omisso, conivente, etc… mas quem deixou de pagar as suas partes de contribuição para o Instituto foi ela, a Varig.
Que foi finalmente reconhecida dos desmandos governamentais que sofreu, e é credora de $$$$$$$ oriundos da Defasagem Tarifária, justos, porém, tardiamente. Prejuízo que levou a Companhia Aérea a situação falimentar. Tivéssemos este resultado em outros tempos, estaríamos voando, pagando as parcelas e, certamente, uma das maiores companhias aéreas do mundo com mais de 400 aeronaves.
Entretanto, a Lei 11.101 de Recuperação/Falência foi inúmeras vezes rasgada pelo juiz, vide histórico da “Recuperação”. Neste momento, quando a Lei nos ferra o juiz vendido quer cumprir a lei.
REFLITAMOS, “sómente existe salvação para o AERUS se salvarmos a Varig”, esta era uma afirmativa que usávamos durante a luta.
Título e Texto: Oscar Burgel, 17-04-2014

Um comentário:

  1. ERRADO!
    A VARIG NÃO PAGOU PORQUE FOI AUTORIZADA POR 21 NEGOCIAÇÕES COM A SPC.
    Se não tivesse havido essas negociações o AERUS teria falido antes do ano 2000.
    Numa das negociações foi feito o plano 2 que levou ativos do plano 1 e deixou os passivos reduzindo as contribuições da patrocinadora.Se a VARIG tivesse recebido a defasagem tarifária à época, aconteceria o que aconteceu na Transbrasil, o dinheiro desapareceu sem investimentos, e hoje os seus participantes esperam que paguemos essa conta. A defasagem tarifária não quebrou a VARIG, quem quebrou foi a lei que permitiu que as grandes companhias americanas e europeias voassem livremente para o Brasil sem acordos de reciprocidade, e ainda permitiu que as pequenas brasileiras fizessem o mesmo. Por outro lado as companhias americanas e europeias sempre tiveram subsídios, coisa que o governo brasileiro nunca fez, em Cumbica tínhamos taxas aeroportuárias mais caras que Nova Iorque, sem falar do preço do combustível 100% mais caro, e a taxa de importação de peças de reposição, sem falar da corrupção e gestão temerária de nossos dirigentes. O juiz em questão somente aproveitou-se de uma situação sem o cuidado dos curadores, e não rasgou a lei, a lei foi feita justamente para aviltar as leis trabalhistas, porque admitia ao comprador comprar somente ativos, por isso muitos funcionários não receberam suas rescisórias, que brando as regras das leis consolidadas do trabalho, sendo inconstitucional e burlando o direito adquirido. O AERUS vai viver justamente por causa da defasagem tarifária que não foi paga à época. Não consigo inocentar o tal colégio concordante e o comando da VARIG das mazela. Nõa consigo inocentar ninguém que aproveitou-se desonestamente daquela companhia. Não sou viúvo da VARIG, como os funcionários da Pannair e da Real o são, Que venha o de direito. Destruíram o sonho de Ruben Berta, que baseava-se na história de ROBERT OWEN, que fundou uma vila para seus operários, construiu escolas e casas, super mercados que vendiam a preços de custo, diminuiu as horas de trabalho, dava saúde e educação gratuitas, e naõ atingiu seus objetivos por causa da ganância dos próprios funcionários. Owen foi o primeiro patão no mundo a construir creches para as mulheres da cidade que fundou, New harmony foi um exemplo social.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-